dez 03

Instalada no sub-solo da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – está nos seus últimos dias, uma Exposição inédita: “Palavrório Mário de Andrade”. A mostra nada mais é do que uma homenagem que se presta ao consagrado escritor brasileiro, nos seus 120 anos de existência. Nesse período de exposição, foi montada uma mesa de trabalhos com todas as características da época de maior evidência de Mário de Andrade, com sua máquina de escrever e alguns originais de seus livros de maior repercussão. O “Palavrório” – espaço de leitura destinado a essa atividade, tem o objetivo de atrair leitores e dar visibilidade às valiosas obras disponíveis na Biblioteca da FCT.

Com o título “Brasileiros, chegou a hora de realizar o Brasil” (sentença do escritor paulistano que define sua obra), a mostra, que ficará aberta ao público até meados de dezembro apresenta com maior destaque, sua biografia, fotos, citações, vídeos, correspondências e alguns de seus livros que fazem parte do acervo de nossa biblioteca. A Exposição foi aberta no dia 04 de Novembro e recebeu centenas de visitantes. Mas ainda há tempo para se programar uma nova visita, mediante contato com as Servidoras da Biblioteca da Unesp pelo telefone: (18) 3229-5362.

Mais alguns detalhes importantes sobre o escritor: Mário de Andrade (São Paulo, 09 de outubro de 1893) ícone da literatura brasileira, é também romancista, etnógrafo, fotógrafo, crítico de arte, musicólogo, autor do marco modernista Paulicéia Desvairada, cuja capa é aludida no painel de abertura da exposição. Considerado o “papa do modernismo”, as pesquisas do autor guiam-se sempre pela busca de aspectos definidores da identidade nacional e pela valorização das manifestações artísticas e culturais do Brasil.

Mais Bibliotecas para Pres.Prudente

O Prof.Dr.Evandro Fiorin, docente do Departamento de Planejamento, urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP complementa esta matéria com importantes informações: “Mais Bibliotecas para Presidente Prudente com 14 projetos + sustentáveis para os bairros da cidade”. Esta exposição – diz o Prof.Fiorin – apresenta uma experiência didático-pedagógica realizada no curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/Unesp, Câmpus de Presidente Prudente, no 1º semestre de 2013, a partir da proposta de Reestruturação Curricular, realizada em 2010 e implantada em 2011.

A experiência foi proposta para os alunos do 3º ano e envolveu as disciplinas de Projeto de Urbanismo I e Projeto de Arquitetura III. O objetivo era a elaboração de um projeto de equipamento público – uma biblioteca – em bairro periférico de Presidente Prudente, considerando o princípio da sustentabilidade.

Partimos do entendimento de que a sustentabilidade não deveria ser trabalhada apenas na materialidade da obra ou nos dispositivos técnicos para ventilação e iluminação naturais – imprescindíveis para uma boa arquitetura – mas, sobretudo, na cidade. Assim, os docentes levaram os alunos a refletirem sobre o papel da arquitetura para a elevação da qualidade de vida urbana e para a construção de uma cidade mais equânime.

Deste modo – conclui o Prof.Dr.Evandro Fiorin – o projeto da biblioteca não se limitou apenas ao edifício, mas na requalificação dos bairros em questão.

A Exposição comemorativa aos 120 anos do escritor Mário de Andrade, está sendo realizada no sub-solo da Biblioteca da FCT/UNESP e vai até meados de Dezembro. A máquina de escrever que ele utilizou para a elaboração de suas obras é aqui lembrada.

Ícone da literatura brasileira, Mário de Andrade nasceu em São Paulo (Capital) no dia 09 de Outubro de 1893 e se destacou como romancista, fotógrafo, etnógrafo, crítico de arte, musicólogo e autor do marco modernista: Pauliceia Desvairada. Ele é considerado o “Papa do modernismo”.

Aqui, um grupo de intelectuais e artistas reunido no Rio de Janeiro em 1939 durante um jantar oferecido a Portinari. Presença de Mário de Andrade, Raquel de Queiroz, Manuel Bandeira e outros. Do outro lado, duas charges retratando a figura do escritor paulistano.

“Na Rua Aurora eu nascí, na aurora da minha vida. E numa aurora eu cresci”. Nome completo: Mário Raul de Morais Andrade. Em 1909 forma-se bacharel em Ciências e Letras. Em 1917 diploma-se em Piano pelo Conservatório Municipal e inicia sua carreira de crítico de arte.

Decorridos 120 anos – desde seu nascimento em São Paulo – Mário de Andrade é sempre lembrado e consagrado pela sua dedicação à literatura e às artes. Para recordar, o melhor é conhecer suas obras literárias que podem ser lidas e revividas todos os dias na Biblioteca da FCT.