dez 03

No período compreendido entre 20 a 23 de Novembro, realizou-se no Anfiteatro I, o I Seminário de Consciência Negra FCT/UNESP – sob organização do Coletivo Mãos Negras Juntas contra o racismo e o Preconceito e Diretório Acadêmico 3 de Maio. Desde a abertura até o encerramento, a programação foi desenvolvida com a participação de convidados, tendo atividades culturais como referência para a Noite Afro-brasileira (Cia. Pés no Chão) e Oficina de Turbante – introdução à dança afro, maculelê e percussão básica, bem como Oficina de jogos lúdicos afro-brasileiros , além de inúmeras palestras.

Na noite de abertura do Seminário, foi constituída a Mesa I para a palestra que versou sobre “O Negro na sociedade brasileira“ – avanços e atuais impasses com os palestrantes: Ivonete Aparecida Alves (Coordenadora do Proj.Mocambo Nzinga Afro-Brasil) e Danilo Alberto (Sociólogo da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Na noite seguinte (21/Novº) – Mesa II com Café Filosófico: Ações afirmativas intensificando o debate sobre Cotas Sociais e Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras”. Palestrante: Prof.Dr.Sebastião de Sousa Lemes, da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP – e Coordenador do Núcleo Negro da Unesp para extensão e pesquisa (NUPE).

A Mesa III foi programada para a noite de 22/Novº (Sexta feira), a partir das 19h15 no Anfiteatro VII- Fundacte. Palestrante: Flávia Mateus Rios – Doutoranda pela Universidade de São Paulo – USP. Tema abordado: Mulheres negras pedem a fala:“Discutindo gênero e etnia, construindo identidade, negando a negação”. No encerramento do evento, dia 23/Novº – Cultura negra politizada (das 15h30 às 18h00) no Diretório Acadêmico/DA. Finalizando na Praça da Geografia, às 20hs – Movimento Hip Hop e Educação, dialogando com a Lei nº 10.639/03. Equipe Robsonsoul-Mc, Pedagogo e Militante.

Ivonete Aparecida Alves (Coordenadora do Proj.Mocambo Nzinga Afro-Brasil) foi a 1ª palestrante do Seminário/Mesa I que versou sobre: “O Negro na sociedade brasileira” – avanços e atuais impasses com os palestrantes.

Outros palestrantes que vieram especialmente para participar do I Seminário de Consciência Negra da FCT/UNESP. Danilo Alberto é Sociólogo da UFSCar/São Carlos.

O Diretório Acadêmico 3 de Maio e o Coletivo Mãos Negras Juntas contra o racismo e o preconceito, deram amplo apoio à realização desse importante evento.

No encerramento do I Seminário de Consciência Negra da FCT/UNESP – Mesa II – presença do Prof.Dr.Sebastião de Sousa Lemes/ FCL/UNESP-Araraquara; Coordenador do Núcleo Negro da Unesp para extensão e pesquisa (NUPE).