dez 01

No fechamento do mês de Novembro (dia 28), realizou-se na Sala de Apresentação de Projetos mais uma defesa pública de defesa de tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, desenvolvida pelo candidato Marcelo Leandro Holzschuh. O Orientador foi o Prof.Dr.Amilton Amorim, docente do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Campus de Presidente Prudente. Tema: Representação e Armazenamento de dados cadastrais 3D em Banco de Dados Geográficos.

A Comissão Examinadora instalada para acompanhar o desenrolar dessa nova tese de Doutorado (14hs) contou com a participação do Orientador – já citado – e dos demais integrantes: Prof.Dr.Nilton Noubhiro Imai, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP; Prof.Dr. Messias Meneguette Junior, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação; f.Dr.Jurgen W. Philips, docente da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – e Prof.Dr. Jugurta Lisboa Filho, da Universidade Federal de Viçosa – Minas Gerais.

A Tese em busca da obtenção do título de Doutor, foi assim resumida por Marcelo Leandro Holzschuh: “Existe uma preocupação global com relação às necessidades do cadastro, entre elas, o Cadastro 3D. Nessa tese são apresentadas algumas definições envolvendo o Cadastro Territorial Multifinalitário, com ênfase no armazenamento de parcelas3D , e um de seus pilares fundamentais que é o banco de dados geográficos.

O armazenamento e a recuperação de dados são etapas fundamentais para cadastro,e com a necessidade de diminuir as estruturas complexas como a sobreposição de imóveis (públicos ou privados), cabos e dutos subterrâneos, comparece a preocupação com a forma de armazenamento, tanto geométrico como de dados para auxiliar desenvolvimento do banco de dados geográficos e, e entre elas estão a Estrutura Formal de Dados 3 D, a Rede de Tetraedros, o Modelo Espacial Simplificado e a Representação por bordas (b-ReP), a qual foi utilizada neste artigo”.

Para finalizar, mais um tópico importante: “O método B-Rep é utilizado para representar a superfície de objetos sólidos. A partir desse método, desenvolveu-se uma modelagem para o Banco de Dados PostgreSQL e sua extensão espacial PostGIS, objetivando armazenar e recuperar objetos da cadastrais volumétricos. Observou-se o potencial do Modelo B-Rep na representação dos objetos envolvidos no Cadastro 3 D , o qual já e utilizado em áreas afins para dados 3D” – concluiu o Mestrando Marcelo.

A Comissão Examinadora se reúne mais uma vez para avaliação e julgamento da tese de Doutorado/Progr.de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, defendida por Marcelo Leandro Holzschuh.

Nesta defesa pública para obtenção do título de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas) atuou como Orientador, o Prof.Dr. Amilton Amorim, docente do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP.

Familiares e amigos do Doutorando, marcaram presença na Sala de Apresentação de Projetos do Deptº de Cartografia durante a defesa pública de Tese de Doutorado, a fim de prestigiá-lo.