out 07

Na primeira semana do mês de Outubro/2013 na FCT/UNESP foram defendidas publicamente duas dissertações de Mestrado em Educação e Geografia, respectivamente. No Anfiteatro VI, a partir das 08h30 do dia 02 de Outubro, a candidata Gabriela Reginato de Souza se apresentou perante a Banca Examinadora para sua defesa de Dissertação/Programa de Pós-Graduação em Educação.

O Orientador da Mestranda Gabriela Reginato de Souza, foi o Prof.Dr.Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi, do Departamento de Educação da FCT/UNESP. Outros membros: Profª.Drª.Helena Faria de Barros, da UNOESTE e Prof.Dr.Paulo César de Almeida Raboni, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente/SP.

À mesma hora (08h30) no Anfiteatro I, o candidato do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Vinicius Carmelo se apresentou para a defesa de sua Dissertação de Mestrado. O Orientador foi o Prof.Dr.João Sant anna Neto, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. Componentes da Banca: Além do Orientador, os Professores Doutores: Edilson Ferreira Flores e Ivan Rodrigues de Almeida. O primeiro, na condição de representante da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; e o segundo, integrante do Departamento de Estatística da FCT/UNESP.

Para o desenvolvimento das pesquisas, os dois alunos usufruíram de bolsas concedidas pela CAPES. Temas abordados: “Horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPCs): espaços de formação contínua e de produção de saberes docentes?” por Gabriela R.de Souza e “Análise de variabilidade das chuvas e sua relação com a produtividade da soja na vertente paranaense da Bacia do Paranapanema”, por Vinicius Carmello.

As defesas públicas

Sobre a formação contínua de Professores em serviço, a Mestranda Gabriela defende a importância de que aconteça nas escolas a partir da reflexão sobre os problemas cotidianos da instituição, considerando os saberes docentes. “Entendemos que a hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) tem grande potencial para promover esta formação. Assim, objetivo geral de nossa investigação foi analisar se as HTPC têm sido concebidas e realizadas nas escolas públicas de maneia a contribuir para a formação continua dos professores e para reflexão sobre os saberes docentes de forma a atender aos desafios da escola pública brasileira”.

Realizamos nossa investigação em duas escolas da rede municipal de ensino de Presidente Prudente, por meio de uma abordagem qualitativa e de caráter etnográfico, que empregou como procedimentos metodológicos a identificação das palavras que revelam as concepções de professoras e gestoras sobre as HTPC. E ainda: aplicação de questionários sobre esses espaços-tempos de formação e a realização de observações das HTPC das escolas para aprofundar os dados obtidos.

O Mestrando Vinicius, avaliou em sua pesquisa a incidência de chuvas e sua relação com a produtividade da soja em 132 localidades situadas na vertente sul paranaense da bacia do rio Paranapanema nos anos de 1999 a 2010. Foram utilizados dados coletados em 89 postos de Meteorologia (Pluviométricos) da Agência Nacional de Águas/ANA. Dados agrícolas de 11 safras, coletados junto à Secretaria de Abastecimento do Estado do Paraná/SEAB, tratados c/uso da Estatística Convencional e com Softwares estatísticos, apropriados. Os resultados foram apresentados em mapas e gráficos favoráveis, para melhor compreensão e análise.

“Alguns resultados foram expressivos no que diz respeito à relação chuva anual acumulada – razão da produtividade. Outros se relacionam com o acúmulo decendial das chuvas com períodos importantes no desenvolvimento fenológico da cultura. Verificou-se que os anos 2002/03, 2006/07,2007/08 e 2009/10 apresentaram bons resultados, sendo considerados os anos mais chuvosos. Os anos agrícolas de 1999/2000, 2003/04 e 2008/09 foram considerados secos e extremamente secos, apresentando também dados que mostram uma diminuição na produtividade da soja. O ano agrícola 2003/04 apresentou queda da produtividade, assim como um período de déficit hídrico no mês de janeiro de 2004” – concluiu Vinícius Carmello.

Gabriela Reginato de Souza defendeu sua dissertação de Mestrado/Programa:Educação, tendo como Orientador o Prof.Dr.Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

Vinicius Carmello fez sua dissertação de Mestrado em Educação na FCT/UNESP tendo como Orientador, o Prof.Dr.João Lima Sant Anna Neto, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.

O Mestrando Vinicius, ao se apresentar e durante todo o período de defesa pública de Mestrado (Programa:Geografia), foi prestigiado e apoiado pelos amigos e colegas que compareceram ao Anfiteatro I da FCT/UNESP.