out 05

O XXV Congresso de Iniciação Científica/2013 da UNESP, realizado no Câmpus de Presidente Prudente – simultaneamente com o I Fórum Internacional de Iniciação Científica -CIC- nos dois primeiros dias do mês de Outubro obteve êxito total. A Abertura foi feita pelo Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Prof.Dr.Marcelo Messias (dia 01/Outº) e a 1ª palestra proferida pelo Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP.

Antecipando-se ao coffee break, houve uma intervenção cultural com Tamires/Danças. Em seguida, as atividades foram reabertas para novas apresentações, sendo inscritos 296 trabalhos, dos quais, 54 já selecionados – Posters e orais – em exposição no Boulevard “Messias Meneguette Junior”, anexo ao Auditório do Discente V. Após breve pausa para o almoço, palestra: “O currículo Lattes como ferramenta de trabalho do pesquisador”, tema desenvolvido no período da tarde pelo palestrante (convidado), Prof.Dr. Marcos Barros de Souza.

Antes do fechamento do1º dia, palestras abordando aspectos relevantes da pesquisa na Universidade Pública pela Profª.Drª. Ercy Mara Cipulo Ramos (Área Biológicas); Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes e Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes (Áreas Humanas) e Prof.Dr.Maurício Gallo (Área Exatas – Visualização de funções e superfícies usando Software Livres). Na sequência,coffee break e intervenção cultural com Ercy e Raquel/MPB; Posters e orais.

Na manhã seguinte, palestra a partir das 08hs da manhã: “Métodos de busca e pesquisa em bases de dados científicas” e “A ciência, o homem e a saúde”, com o Prof.Dr.Marco Antonio Piteri e Prof.Dr.Francisco Belmiro D’Arce, respectivamente. Repetiu-se o coffee break e intervenção cultural confiada ao Grupo Mucambo; Posters e orais, com nova pausa para o almoço.

O período da tarde do dia 02/Outº foi reservado para a palestra:”Competência informacional: uso dos recursos informacionais disponíveis na Rede de Bibliotecas da Unesp”, com Micheli Antonia Oshima e Márcia Donegá Ferreira Leandro. Mais um coffee break e intervenção cultural com Carol e Diego (canto Pop).

Na etapa final do evento “Convívio da vida acadêmica”, uma mesa redonda destinada à troca de experiências. O relato de alunos pós-graduandos da FCT nas áreas de Exatas:Wesley Bruno S.Machini e SamaraMarrye Aguiar Alexandre; Área Biológicas: Mariane Penachini da Costa, Jaqueline Bexiga e Eder Pereira dos Santos (Área de Humanas: sobre suas experiências como IC e sobre sua escolha na carreira acadêmica.

A última intervenção cultural no encerramento do XXV Congresso de Iniciação Científica da FCT/UNESP – 1ª fase – contou com a presença e participação do Ator Tony Aparecido Moreira, que apresentou um monólogo denominado ”Melhor escolha”. Trata-se de um Stand Up – Reflexão sobre a vida: da infância à formação na Faculdade.

Avaliação dos trabalhos

Para a realização de um evento categorizado – como é o caso do XXV Congresso de Iniciação Científica – constituído por palestras, minicursos, grupos de pesquisas/trabalho, houve participação das Profªs.Drªs. Patrícia Monteiro Seraphim, Aparecida Tamae Otsuka, Sandra Regina Albuquerque, Marília Coelho;quinze alunos de Graduação e dezesseis alunos de Pós-Graduação. Fernanda B.Soares (Mestrado em Geografia) foi uma das responsáveis pela avaliação dos trabalhos em número de 296 – com 54 classificados – para a 2ª fase a ser realizada em Barra Bonita/SP, no Hotel Estância,de 10 a 12 de Novembro de 2013.

Ao ser questionada sobre a avaliação de 169 trabalhos expostos – Biológicas e Agrárias – Exatas e Humanas – disse Fernanda:

São cinco itens:

1º)- Metodologia;

2º)- Objetividade;

3º)- Qualidade de apresentação e exposição;

4º)- Domínio de conteúdo;

5º)- Inovação.

Especialmente para Patrícia, perguntamos: O que foi mostrado neste evento da FCT/UNESP correspondeu à expectativa? Resposta: Sim! Com certeza houve trabalhos de ótima qualidade; tanto que, para selecionarmos 54 trabalhos apenas para a 2ª fase, como determinado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, foi bem complicado.

Este ano – disse Patrícia – a UNESP celebrará os 25 anos do Congresso de Iniciação Científica, consolidando com isso, as discussões e avaliações dos trabalhos desenvolvidos na Universidade. Nesse contexto, pretende não somente intensificar as discussões acadêmicas, mas também inserir uma nova dimensão internacional e intercultural à formação de seus estudantes, preceitos indissociáveis num processo de internacionalização da Universidade e universalização da formação de recursos humanos, introduzindo o I Fórum de Internacionalização da Iniciação Científica da UNESP, a ser realizado concomitante ao Congresso.

Listagem de classificação

-> Biológicas: Indicados para a 2ª fase: Taíse Mendes Biral, Mônica de Aguiar Abreu, Mariele de Andrade Silva, Amanda Sirio Cabrera, Ricardo Ribeiro Agostinete, Jéssica Patrícia Crisóstomo,Bruna Thamyres Ciccoti Saraiva, Ana Paula Soares dos Santos, Alan José Barbosa Magalhães, Guilherme Trindade Batistão e Nilton José dos Santos.

-> Exatas: André Lucas Costa, Luan Costa Ciavdar Ruiz, Lucas Vinicius de Lima Citolino, Evanise Rodrigues Castro, Guilherme Gomes Pessoa, Mayara Cobacho Ortega, Caio Henrique Crisóstomo Mendonça, Raphaela Leli Cardoso Fernandez, Renato Franco Rodrigues, Amanda Arenales, Vander Luis de Souza Freitas, Thaísa Aline B.Correia, Rafael Silva Santos, Hugo Leonaro França, Mayara Furtado Matos e Talita Souza Rodrigues.

-> Humanas e Agrárias: André Felipe, Thiago de Moraes dos Passos, Ellen Tamires Pedriali Colnago, Diogo Laércio Gonçalves, Sidney Cássio Todescato Leal, Diógenes Rabello, Eduardo Pereira Matheus, Washington Paulo Gomes, Gabriel Loschiavo Cerdeira, Jéssica de Souza Baldassarini, Vinícius Moura Godoy, Vitor Martins de Aguiar, Martha Jussara Oliveira da Fonseca, Bruno Celso Gobette Rodrigues,Melina Lopes da Silva, Nayra Alberici Pinto, Daniele Barros de Oliveira, Pedro Henrique Bonfim de Castro, Denner Dias Barros, Susana Angelim Furlan, Caroline Piffer de Andrade, Bruna Dienifer Souza Sampaio, Izabel Carvalho da Silva Vieira, Larissa Teixeira Masson, Mayara Fara Miralha, Wellington Tibúrcio dos Santos e Tais Marcela F.Modesto de Araujo.

Premiações

No encerramento do evento realizado no Auditório da FCT/UNESP foram divulgadas as classificações e premiações, conforme segue. Aos primeiros colocados de cada área do Conhecimento, a premiação incluirá um dos seguintes itens:
1º) – Pagamento de inscrição e estadia para divulgação de um trabalho no Congresso Nacional ou Internacional da área, ou
2º) – Pagamento de um curso relevante para o desenvolvimento acadêmico-científico ao aluno, ou
3º) – Pagamento de inscrição na Sociedade Científica na qual o aluno/trabalho esteja diretamente relacionado.

Os alunos classificados em 2º e 3º lugares de cada Área do Conhecimento, receberão como Prêmio: Pagamento de inscrição e estadia para divulgação de um trabalho num Congresso Nacional da área. Será conferido Certificado de Honra ao Mérito, do 1º ao 10º colocado de cada Área do Conhecimento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Presidindo a abertura do evento, o Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Marcelo Messias. A 1ª palestra foi proferida pelo Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Após a cerimônia de abertura e a 1ª palestra, uma intervenção cultural representada por um Show no Auditório do Discente V da FCT/UNESP, apresentado por Tamires Danças.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Exposição de trabalhos produzidos especialmente pelos alunos da FCT/UNESP para o XXV Congresso de Iniciação Científica, chamou a atenção de todos pela seleção e pelo conteúdo de cada tema em foco.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As palestras também tiveram destaque especial durante a realização do evento, em sua 1ª fase. Cada trabalho passou por uma avaliação geral. Fernanda B.Soares (Mestrado em Geografia) citou 5 itens.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final do Congresso de Iniciação Científica, aproximadamente 300 participantes tiveram a oportunidade de conhecer as experiências vividas nos dias atuais através de testemunhos de egressos da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
“Convívio na vida acadêmica” – foi esse o título atribuído à Mesa redonda realizada no encerramento do XXV Congresso de Iniciação Científica – 1ª fase – com 5 convidados para falar de suas experiências e esclarecer dúvidas da platéia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como é rotina em qualquer evento, a Coordenadora Patrícia Monteiro Seraphim fez um relato detalhado do que representou o Congresso atual (CIC), a classificação e os preparativos para a 2ª fase em Barra Bonita/SP, de 10 a 12 de Novembro de 2013.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao contrário de muitos eventos universitários, o XXV Congresso de Iniciação Científica chegou à etapa final com a “casa cheia” e muito interesse pelos temas debatidos durante a Mesa redonda.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E para descontrair e exercitar os músculos, um pouco de alongamento e outros exercícios físicos no “convívio à vida acadêmica”, que todos aderiram satisfatoriamente na troca de experiências com graduandos e pós-graduandos

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E o Show continua!.. Agora com um monólogo, cuja apresentação foi confiada ao ator Tony Aparecido Moreira, também aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A palavra final ficou com a Profª.Drª. Patrícia Monteiro Seraphin, que agradeceu a todos pela participação e apoio à mais esta realização e pleno êxito do XXV Congresso de Iniciação Científica/2013.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.