mai 03

Nos últimos dias do mês de Abril (25 e 26), realizou-se no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – importante evento cultural e científico, tendo por finalidade principal avaliar o trabalho desenvolvido por bolsistas e professores. Este foi o I Encontro de Subprojetos do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – que abordou um tema atualizado: “Que professores temos, que professores queremos”? O PIBID e as perspectivas atuais para a formação e valorização do Professor”.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – é uma iniciativa da CAPES e do MEC para diminuir a evasão dos cursos de Licenciatura e garantir melhor formação de professores por ações diretas na qualidade e experiências vividas pelos bolsistas durante o processo de formação. Hoje são aproximadamente 60 bolsistas que desenvolvem projetos em várias escolas da cidade.

Essa iniciativa foi logo abraçada pela UNESP que conta com dois grandes projetos institucionais e dezenas de subprojetos, sendo sete deles desenvolvidos na FCT/UNESP/PP, nos cursos de Licenciaturas em Educação Física (1 subprojeto), Física (1 subprojeto), Matemática (1 subprojeto), Pedagogia (3 subprojetos) e Química (1 subprojeto).

Em 2011 e 2012, aconteceram encontros gerais dos grupos PIBID da UNESP. Mas esta é a primeira vez que o encontro local se realiza na FCT e em outros Campus da UNESP. A ideia desse evento foi promover a troca de experiências, levantar as dificuldades e soluções de problemas enfrentados pelos subprojetos nas escolas, ou seja: conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos grupos.

Uma grande reflexão também foi feita sobre a qualidade da educação básica brasileira e o formato dos estágios obrigatórios nos cursos de Licenciatura e sugestões foram levantadas para melhora-lo. Foi avaliado que a mudança do formato é fundamental para favorecer uma maior inserção do aluno de licenciatura com as atividades desenvolvidas na escola o que o aproximará mais da realidade que ele irá enfrentar quando estiver formado.

Esta reflexão contou com a participação na forma de palestra e debate de renomados pesquisadores da área de Educação: a Profa. Dra. Leny Rodrigues Martins Teixeira (Professora aposentada da FCT e atual Professora da UCDB-MS) e do Prof. Dr. Eduardo Terrazan (Professor da UFSM-RS). Aproximadamente 90 inscritos entre alunos dos cursos de Licenciatura, alunos de Pós-Graduação, Professores supervisores das escolas atendidas pelo projeto e Professores coordenadores.

Este I Encontro de Subprojetos do PIBID foi considerado um grande sucesso pelos participantes e organizadores que propuseram novas edições com frequência semestral. É mais uma vez a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – refletindo sobre a educação brasileira e visando contribuir para o desenvolvimento do país com o apoio a formação qualificada de professores Educação Básica.

Clique para ampliar!
O Grupo se reúne pela 1ª vez para a Abertura do I Encontro de Subprojetos do PIBID, em 25/Abril, no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente/SP.

Clique para ampliar!
Concluído o evento em 26/Abril, seus principais participantes se reúnem novamente para uma foto histórica. Foram 90 alunos dos cursos de Licenciatura e Pos-graduação, Professores Supervisores e Coordenadores.