mai 03

No dia 24 de Abril, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – deu início ao I Ciclo de Palestras organizado pelo CELLIJ – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil – promovendo diálogos com a literatura infanto-juvenil, através da atuação de destacados palestrantes convidados.

A palestra inicial denominada “Contos infantis tradicionais” foi ministrada pelo Prof. Fernando Teixeira Luiz e atraiu um público aproximado de 200 inscritos. Durante sua apresentação, o Professor Fernando discutiu as novas roupagens que vem ganhando os contos de fadas tradicionais, a partir de releituras de diversos meios de comunicação. Dentre os quais, a propaganda e o cinema.

O tema da palestra mereceu comentário especial da Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza no final da apresentação do palestrante no Auditório/Discente V, elogiando a atuação do Prof.Fernando Teixeira Luiz. Um dos pontos de enfoque da palestra ressaltou a importância do diálogo sobre as temáticas que envolvem a literatura infantil e desafiam os nossos sentimentos e o modo de se relacionar com a vida. Outros temas já estão programados e darão ênfase especial à Literatura de Cordel, Estratégias da Leitura para o texto literário, Imagens que contam historias, e outras.

Durante o mês de Maio, o I Ciclo de Palestras terá sua continuidade, sendo determinado para isso, o dia 20 (uma segunda-feira), no horário das 19 às 22hs. Maria Amélia de Castro Cotta será a palestrante convidada. Ela falará sobre “Personagens femininas e a maternidade nos contos de Grimm”. O Ciclo de Palestras estará acontecendo todos os meses, sendo que as inscrições podem ser feitas envolvendo todas as atividades. Ou apenas, palestras específicas.

Novas palestras

Para os próximos meses, os palestrantes abordarão temas como: Leitura, um direito da criança (Renata Junqueira de Souza); A criança na literatura infantil (Berta Lúcia Tagliari Feba); Estratégias de leitura para o texto literário (Renata Junqueira de Souza); Imagens que contam histórias (Kátia Maria Roberto de Oliveira Kodama); A natureza na literatura infantil e juvenil (Paulo César de Almeida Raboni); Poesias que tratam dos bichos (Maria de Lourdes Zizi Trevisan Perez) e Percursos na formação da criança leitora (Renata Junqueira de Souza e equipe CELLIJ).

Para participar do Ciclo de Palestras, Professores da Rede Municipal e Estadual pagam o valor de R$10,00 por palestra. Estudantes de diversas modalidades do ensino superior pagam R$5,00. Os interessados em assistir todas as palestras, pagando antecipadamente, ganham um desconto. Sendo Professor: R$70,00 e Estudantes R$35,00. Outras informações podem ser obtidas no CELLIJ, pelo Telefone: (18) 3229-5836. No final do Ciclo serão expedidos Certificados pelo CELLIJ/UNESP.

Na Abertura do I Ciclo de Palestras no dia 24/Abril, a Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza agradeceu a atuação do palestrante, Prof. Fernando Teixeira Luiz e anunciou a continuidade desse Projeto – com outros convidados – todos os meses no Auditório da FCT/UNESP.