Na 2ª quinzena do mês de Abril, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – registrou defesas públicas de três dissertações de Mestrado nas áreas de Geografia, Matemática Aplicada e Computacional e Educação.
A primeira ocorreu no dia 24, a partir das 14hs no Anfiteatro II e foi defendida pelo candidato Alex Marighetti. No mesmo dia – e à mesma hora – o candidato Reginaldo Merejolli fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado no Anfiteatro VI. Finalmente no dia 30/Abril (a partir das 14hs), Rodrigo Lima Nunes apresentou-se perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro II, a fim de defender sua dissertação de Mestrado. Para desenvolver os trabalhos, ele usufruiu benefícios decorrentes de bolsa concedida pela FAPESP.
O 1º Mestrando que se apresentou à Banca Examinadora teve como Orientador, o Prof.Dr. Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. O 2º foi orientado pela Profª.Drª.Gilcilene Sanchez de Paulo, tendo Co-Orientador, o Prof.Dr.José Roberto Nogueira. O 3º e último candidato se apresentou no Anfiteatro II, tendo como Orientador o Prof.Dr.Irineu Alipandro Viotto Filho, do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP.
Os temas escolhidos para as três defesas públicas versaram sobre: Polos Tecnológicos e Indústria de Alta Tecnologia: O caso de São Carlos – SP; Desenvolvimento de um método numérico para simular escoamentos viscoelásticos axissimétricos com superfícies livres: Modelo PTT e Atividade do jogo e desenvolvimento infantil: implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola.
Para a formação das três Comissões Examinadoras que atuaram nesse período – além dos Coordenadores já citados – participação dos seguintes membros: Prof.Dr.Everaldo Santos Mellazzo (Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente) da FCT/UNESP; Prof.Dr.Clerisnaldo Rodrigues de Carvalho (Cordenadoria de Cursos) de Ourinhos; Prof.Dr.Messias Meneguette Jr. (Deptº de Matemática, Estatística e Computação) da FCT/UNESP; Prof.Dr.Murilo Francisco Tomá (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) do ICMC/USP; Profª.Drª. Sueli Terezinha F.Martins (Deptº de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria) da Faculdade de Medicina de Botucatu e Prof.Dr.Paulo César de Almeida Raboni (Deptº de Educação) da FCT/UNESP.
Polos tecnológicos e indústria de alta tecnologia
O candidato Alex Mariguetti, do Programa de Pós-graduação em Geografia enfrenta a Comissão Examinadora para defender sua dissertação de Mestrado, tendo como Orientador o Prof.Dr.Eliseu Saverio Sposito da FCT/UNESP.
A defesa pública de dissertação de Mestrado realizou-se no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia, tendo além do Orientador, a atuação dos Profs.Drs.:Everaldo Santos Melazzo e Clerisnaldo Rodrigues de Carvalho.
O caso São Carlos – Foi o tema desenvolvido na defesa de dissertação de Mestrado por Alex Mariguetti, que disse: O município (São Carlos) constitui-se hoje num dos principais pólos industriais e tecnológicos do Estado de São Paulo. O titulo se deve aos grandes investimentos públicos e/ou privados assegurando sua posição de destaque no setor de informática, eletroeletrônicos, etc. O fácil acesso à cidade por auto-estrada, os altos índices de desenvolvimento tecnológico da região e a desconcentração industrial do Estado, caracterizadas pelos processos de globalização e migração, conferem ao setor industrial destaque no município, em sua região administrativa e, conseqüentemente no Estado de São Paulo.
Desenvolvimento de um método numérico
No mesmo dia e na mesma hora (24/Abril-14hs) no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente , Reginaldo Merijolli fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Matemática Aplicada e Computacional.
Reginaldo Merejolli escolheu o tema: Desenvolvimento de um método numérico para simular escoamentos viscoelásticos axissimétricos com superfícies livres: Modelo PTT, que ele assim define: “O método numérico descrito nesse trabalho foi implementado na plataforma de alto desempenho denominada FREEFLOW-AXI e verificado comparando-se os resultados numéricos obtidos da simulação do escoamento totalmente desenvolvido em um tubo com a resolução analítica deste problema. Foram obtidos alguns resultados numéricos para escoamentos axissimétricos com superfícies livres utilizando um fluido PTT, tais como, o impacto de uma gota esférica de fluído viscoelástico numa superfície líquida (Splashing Drop) e o problema do inchamento do extrudado (Dieswell). Nestas simulações, o foco principal foi estudar numericamente os efeitos dos parâmetros do modelo PTT e… nestes escoamentos”.
No último dia do mês (30/Abril), o aluno do Programa de Pós-graduação em Educação, Rodrigo Lima Nunes defendeu sua dissertação de Mestrado no Anfiteatro II, tendo como Orientador o Prof.Dr.Irineu Viotto Filho.
– O trabalho desenvolvido pelo Mestrando durou menos de uma hora. E depois de um breve intervalo, foi divulgado publicamente o resultado: o sorriso do candidato diz tudo! Depois, vieram os cumprimentos.
Implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola: Este foi o trabalho elaborado pelo Mestrando Rodrigo Lima Nunes em sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Pó-graduação em Educação, assim definido: “A pesquisa aconteceu numa escola pública municipal do Ensino Fundamental I da cidade de Presidente Prudente… Inicialmente foram registrados os comportamentos e falas dos sujeitos em atividades gerais na escola, tanto em sala de aula, como nos intervalos e momentos de entrada e saída da escola…
Apoiamo-nos portanto, na Teoria Histórico-Cultural e no Materialismo Histórico Dialético para a realização dessa pesquisa , tendo como particularidade de análise e as relações sociais mantidas durante a realização do jogo dentro da escola e o papel do professor enquanto mediador dessa atividade. Obtivemos como resultados que realmente se fazem presentes na ação e manifestação das crianças durante a realização do jogo, aspectos alienados e alienantes, sendo que tal fato contribui para a construção de consciências fragmentadas e estas manifestações reproduzem, muitas vezes, relações de dominação, individualismo, preconceitos, violência, etc”.
Ao finalizar, Rodrigo Lima Nunes afirma: “Contudo, a partir de uma prática educativa e critica do professor na escola, podem ser construídas possibilidades diferenciadas de desenvolvimento humano e numa direção humanizadora, tendo em vista a construção de consciências (dos alunos), que caminhem na direção da superação da alienação impregnada à sociedade capitalista e que se reproduz na escola”.