mai 03

Na 2ª quinzena do mês de Abril, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – registrou defesas públicas de três dissertações de Mestrado nas áreas de Geografia, Matemática Aplicada e Computacional e Educação.

A primeira ocorreu no dia 24, a partir das 14hs no Anfiteatro II e foi defendida pelo candidato Alex Marighetti. No mesmo dia – e à mesma hora – o candidato Reginaldo Merejolli fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado no Anfiteatro VI. Finalmente no dia 30/Abril (a partir das 14hs), Rodrigo Lima Nunes apresentou-se perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro II, a fim de defender sua dissertação de Mestrado. Para desenvolver os trabalhos, ele usufruiu benefícios decorrentes de bolsa concedida pela FAPESP.

O 1º Mestrando que se apresentou à Banca Examinadora teve como Orientador, o Prof.Dr. Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. O 2º foi orientado pela Profª.Drª.Gilcilene Sanchez de Paulo, tendo Co-Orientador, o Prof.Dr.José Roberto Nogueira. O 3º e último candidato se apresentou no Anfiteatro II, tendo como Orientador o Prof.Dr.Irineu Alipandro Viotto Filho, do Departamento de Educação Física da FCT/UNESP.

Os temas escolhidos para as três defesas públicas versaram sobre: Polos Tecnológicos e Indústria de Alta Tecnologia: O caso de São Carlos – SP; Desenvolvimento de um método numérico para simular escoamentos viscoelásticos axissimétricos com superfícies livres: Modelo PTT e Atividade do jogo e desenvolvimento infantil: implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola.

Para a formação das três Comissões Examinadoras que atuaram nesse período – além dos Coordenadores já citados – participação dos seguintes membros: Prof.Dr.Everaldo Santos Mellazzo (Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente) da FCT/UNESP; Prof.Dr.Clerisnaldo Rodrigues de Carvalho (Cordenadoria de Cursos) de Ourinhos; Prof.Dr.Messias Meneguette Jr. (Deptº de Matemática, Estatística e Computação) da FCT/UNESP; Prof.Dr.Murilo Francisco Tomá (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) do ICMC/USP; Profª.Drª. Sueli Terezinha F.Martins (Deptº de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria) da Faculdade de Medicina de Botucatu e Prof.Dr.Paulo César de Almeida Raboni (Deptº de Educação) da FCT/UNESP.

Polos tecnológicos e indústria de alta tecnologia

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Alex Mariguetti, do Programa de Pós-graduação em Geografia enfrenta a Comissão Examinadora para defender sua dissertação de Mestrado, tendo como Orientador o Prof.Dr.Eliseu Saverio Sposito da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A defesa pública de dissertação de Mestrado realizou-se no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia, tendo além do Orientador, a atuação dos Profs.Drs.:Everaldo Santos Melazzo e Clerisnaldo Rodrigues de Carvalho.

O caso São Carlos – Foi o tema desenvolvido na defesa de dissertação de Mestrado por Alex Mariguetti, que disse: O município (São Carlos) constitui-se hoje num dos principais pólos industriais e tecnológicos do Estado de São Paulo. O titulo se deve aos grandes investimentos públicos e/ou privados assegurando sua posição de destaque no setor de informática, eletroeletrônicos, etc. O fácil acesso à cidade por auto-estrada, os altos índices de desenvolvimento tecnológico da região e a desconcentração industrial do Estado, caracterizadas pelos processos de globalização e migração, conferem ao setor industrial destaque no município, em sua região administrativa e, conseqüentemente no Estado de São Paulo.

Desenvolvimento de um método numérico

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No mesmo dia e na mesma hora (24/Abril-14hs) no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente , Reginaldo Merijolli fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Matemática Aplicada e Computacional.

Reginaldo Merejolli escolheu o tema:
Desenvolvimento de um método numérico para simular escoamentos viscoelásticos axissimétricos com superfícies livres: Modelo PTT, que ele assim define: “O método numérico descrito nesse trabalho foi implementado na plataforma de alto desempenho denominada FREEFLOW-AXI e verificado comparando-se os resultados numéricos obtidos da simulação do escoamento totalmente desenvolvido em um tubo com a resolução analítica deste problema. Foram obtidos alguns resultados numéricos para escoamentos axissimétricos com superfícies livres utilizando um fluido PTT, tais como, o impacto de uma gota esférica de fluído viscoelástico numa superfície líquida (Splashing Drop) e o problema do inchamento do extrudado (Dieswell). Nestas simulações, o foco principal foi estudar numericamente os efeitos dos parâmetros do modelo PTT e… nestes escoamentos”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No último dia do mês (30/Abril), o aluno do Programa de Pós-graduação em Educação, Rodrigo Lima Nunes defendeu sua dissertação de Mestrado no Anfiteatro II, tendo como Orientador o Prof.Dr.Irineu Viotto Filho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– O trabalho desenvolvido pelo Mestrando durou menos de uma hora. E depois de um breve intervalo, foi divulgado publicamente o resultado: o sorriso do candidato diz tudo! Depois, vieram os cumprimentos.

Implicações sociais para a construção da consciência da criança na escola:
Este foi o trabalho elaborado pelo Mestrando Rodrigo Lima Nunes em sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Pó-graduação em Educação, assim definido: “A pesquisa aconteceu numa escola pública municipal do Ensino Fundamental I da cidade de Presidente Prudente… Inicialmente foram registrados os comportamentos e falas dos sujeitos em atividades gerais na escola, tanto em sala de aula, como nos intervalos e momentos de entrada e saída da escola…

Apoiamo-nos portanto, na Teoria Histórico-Cultural e no Materialismo Histórico Dialético para a realização dessa pesquisa , tendo como particularidade de análise e as relações sociais mantidas durante a realização do jogo dentro da escola e o papel do professor enquanto mediador dessa atividade. Obtivemos como resultados que realmente se fazem presentes na ação e manifestação das crianças durante a realização do jogo, aspectos alienados e alienantes, sendo que tal fato contribui para a construção de consciências fragmentadas e estas manifestações reproduzem, muitas vezes, relações de dominação, individualismo, preconceitos, violência, etc”.

Ao finalizar, Rodrigo Lima Nunes afirma: “Contudo, a partir de uma prática educativa e critica do professor na escola, podem ser construídas possibilidades diferenciadas de desenvolvimento humano e numa direção humanizadora, tendo em vista a construção de consciências (dos alunos), que caminhem na direção da superação da alienação impregnada à sociedade capitalista e que se reproduz na escola”.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.