mar 21

Com o objetivo de criar um espaço de debate e reflexão sobre os Programas de Assistência Técnica (ATER) à luz da nova Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), realizou-se no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus da UNESP em Presidente Prudente – um Fórum especial no dia 14 de Março. O evento aberto oficialmente às 9hs pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (Diretor da FCT) contou com a presença de Técnicos e Profissionais de várias Instituições, Docentes e convidados que participaram de todas as atividades desenvolvidas durante a programação.

O canto do Hino Nacional Brasileiro marcou a abertura desse importante evento. Na sequência houve formação da Mesa de Trabalhos, tendo como 1º orador, o Prof.Nivaldo, que presidiu o ato inaugural e fez sua saudação a todos os visitantes e convidados. Os oradores seguintes, abordaram temas os mais variados num Painel que se desenvolveu até às 12h00. De acordo com o Programa elaborado pelo Prof.Dr.Luís Antonio Barone, foi feita a apresentação da Metodologia do debate a ser cumprido no período da tarde, mediante divisão de grupos.

O Almoço foi servido aos participantes – através de Marmitex – nas dependências do Restaurante Universitário – RU – a partir das 12h00. Após o Almoço, às 13h30 os grupos começaram a se reunir novamente no Auditório da FCT/UNESP para os debates em salas de aulas do Discente VI. O coffee brake ocorreu no horário das 15h30 no Saguão do Discente V, retornando à Plenária de debate de relatos dos grupos, no Auditório da FCT/ UNESP, às 16h00. O encerramento verificou-se às 18h00.

Os trabalhos desenvolvidos

Organizadas pelo grupo de pesquisa “Célula de Acompanhamento e Informação do Pontal do Paranapanema” (FCT/Unesp) as atividades do Fórum foram divididas em dois períodos. Pela manhã realizou-se uma mesa de debates com participação de representantes das Agências de ATER (CATI, ITESP, EMBRAPA etc.). Eles tem atuação destacada no Pontal do Paranapanema, no cumprimento das metas estabelecidas pela Universidade e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

No período da tarde houve a composição de quatro grupos de trabalho para levantamento de demandas e avaliação, envolvendo os representantes dos agricultores presentes. Notadamente assentados da reforma agrária. E no final da tarde, numa plenária final, buscou-se uma síntese, com a perspectiva de elaboração de um documento contendo alguns pontos considerados importantes para o incremento da ATER no território do Pontal.

Resultados extremamente positivos

Esse evento foi organizado e coordenado pelo Prof. Dr. Luís Antonio Barone, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP. É ele quem faz uma avaliação desse trabalho desenvolvido em Presidente Prudente: “Os principais resultados desse Fórum podem ser considerados extremamente positivos. Destacou-se, pela manhã, a intervenção do Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol (pesquisador da FCT/Unesp), que apontou os principais pontos positivos e os gargalos da atual Política Nacional de ATER. Nesse sentido, a manutenção de uma postura “monológica” dos agentes de ATER, a dogmatização da agroecologia e a falta de uma maior integração interinstitucional foram citados e repercutiram nos debates da tarde.

No período vespertino, os quatro grupos de agricultores (mesclados com técnicos das agências de ATER presentes) participaram de debates apontando, da mesma maneira, os pontos positivos e negativos da assistência técnica. Mais presença dos técnicos durante as diferentes etapas produtivas, ações específicas para os jovens e atenção aos direitos e projetos produtivos das mulheres foram destaque nesse debate. Após os grupos, na plenária final, houve oportunidade de aprofundamento do debate, embora o tempo desse tenha sido escasso.

Todo o material levantado nos debates está sendo sistematizado pelo grupo de pesquisa e será disponibilizado em breve. A perspectiva de redação de um documento de referência para a ATER no Pontal será avaliada pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) do Pontal, fórum dos atores territoriais relevantes para a agricultura familiar da região, também organizadora do Fórum” – concluiu.

O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP – presidiu o ato inaugural e fez sua saudação especial a todos os presentes. Logo após, pronunciamentos dos representantes de várias Instituições participantes do evento.

No banner exposto no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Pres.Prudente – uma chamada especial para quem se dedica ao trabalho no campo, produzindo alimentos no Pontal do Paranapanema.

Palestras e opiniões abalizadas foram ouvidas com toda a atenção por parte dos que se dedicam à produção familiar, em cumprimento às normas que norteiam o bom produtor rural, através de um trabalho bem planejado e produtivo.

Gente humilde, mas trabalhadora e honrada se fez presente a esse encontro realizado em Presidente Prudente. Muitos deles fazem parte dos inúmeros Acampamentos existentes na área banhada pelos rios Paraná e Paranapanema.

Os resultados obtidos neste Fórum de Assistência Técnica e de Extensão Rural foram considerados positivos. O Prof. Antonio Nivaldo Hespanhol fez excelente abordagem do assunto, agradeceu e elogiou a atuação de todos.