mar 25

Para comemorar o Dia Mundial da Água – em 22 de Março – a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – sediou o XV Encontro Regional de Educadores em defesa da água, tendo como palco o Auditório Discente V, das 13h30 às 17h00. A Abertura foi feita pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, em nome da Diretoria da Unidade, com inúmeros participantes, especialmente convidados. O Coordenador foi o Dr.Paulo Augusto Romera e Silva, do DAEE/CTH, realizador do evento juntamente com a Unesp/Presidente Prudente e Câmara Técnica de Educação Ambiental/ CT-EA.

Formada a mesa, começou a apresentação dos Projetos financiados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos, tendo se pronunciado o Coordenador de Recursos Hídricos de São Paulo, Walter Tesch, assim como o Presidente e Vice-Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, Srs.Ênio Magro e José Alberto Mangas Catarino. Enfoque especial para problemas ambientais, tendo-se em vista a importância do Dia Mundial da Água, instituído pela ONU, objetivando superar os desafios resultantes da conservação da água e seu gerenciamento sustentável.

2013 foi declarado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Cooperação pela água, considerando sua importância para a sobrevivência humana. É o preciso líquido que abre caminhos para os objetivos do desenvolvimento sustentável, defendidos por toda a comunidade; e que trata a água como elemento vital e crucial para a erradicação da pobreza e melhoria das condições humanas.

As fontes de água potável no Planeta são limitadas. Sem ela ninguém viverá, mas suas fontes de produção estão diminuindo. A pressão sobre os recursos hídricos aumenta, com maior consumo nos meios rurais e urbanos. Com a poluição e maior consumo na indústria e na agricultura, devido às elevadas temperaturas e falta de chuva, a água começa a escassear e os mananciais correm o risco de baixar cada vez mais seu nível de produção.

Projetos apresentados

No XV Encontro Regional de Educadores em Defesa da Água, foram apresentados e posteriormente debatidos, os seguintes projetos: “Rios Vivos” – por Renato Ribeiro de Araujo; “Campanha de Educação Ambiental na bacia do rio Santo Anastácio” – por Pedro Sérgio Moura Filho – da Fundação Uniesp Solidária. Maria das Graças de Souza, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE) abordou “Nossa bacia d’água”, encerrando a 1ª parte da programação do Encontro de Educadores.

Desde os momentos iniciais até o encerramento do evento no Auditório da FCT/UNESP, atuação destacada do Prof.Dr.Antonio César Leal, do Departamento de Geografia. No período da tarde (após às 15h00) desenvolveu-se uma mesa de trabalhos, com dois painéis, debates e palestras atualizadas e da mais alta importância. Foi um final de bons resultados, com sorteio de brindes (camisetas) para alguns participantes. Os trabalhos foram acompanhados de perto por mais de 200 participantes, em sua maioria, oriundos do Pontal do Paranapanema.

No Painel 01: “A Rio+20 e o Ano internacional da cooperação pela água. Palestrante: Msc Walter Tesch, da Coordenadoria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. No Painel 02 –“A participação dos Educadores no Sistema Nacional/Estadual de Recursos Hídricos e a cooperação pela água” pelo Dr. Paulo Augusto Romera e Silva, do DAEE/CTH.

O XV Encontro Regional de Educadores em defesa da Água, cumpriu a resolução da ONU no Ano Internacional da Cooperação pela Água.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, seguindo-se vários oradores que integravam a mesa nos trabalhos iniciais de 22/Março.

Dr.Paulo Augusto Romera e Silva, do DAEE/CTH coordenou os trabalhos ref.ao XV Encontro Regional de Educadores em Defesa da Água, na FCT/UNESP.

Maria das Graças de Souza, do Inst.de Pesquisas Ecológicas (IPE) foi a palestrante que abordou o tema: “Nossa bacia D’Água”, com atenção especial.

Em busca de desafios que cercam a questão da água e dos mananciais superficiais, o CBH-PP já se mobiliza. Ao lado do Prof.Marcelo, o Pres.do Comitê PP.

O Prof.Dr.Antonio Cesar Leal, da FCT/UNESP expõe seu ponto de vista sobre o momentoso assunto do Ano Internacional da cooperação pela água.

O Coordenador de Recursos Hídricos de São Paulo, Walter Tesch diz que 80% das decisões são tomadas a nível municipal ou regional. “Vamos fazer da água,um instrumento de Paz”!