dez 06

Neste mês de Dezembro de 2012, a primeira defesa pública de tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas, verificou-se no dia três na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia pela aluna Lígia Manccini de Oliveira Barros. A Orientadora foi a Profª.Drª.Mônica Modesta Santos Decanini, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente.

Fizeram parte da Banca Examinadora – além da Orientadora, Profª Mônica – os seguintes membros: Profª.Drª.Cláudia Robbi Sluter, docente da Universidade Federal do Paraná; Prof.Dr.Fernando Luiz de Paula Santi, docente da Universidade Estadual de Maringá; Prof.Dr.Nilton Nobuhiro Imai, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/Presidente Prudente e Prof.Dr.Paulo César Rocha, docente do Deptº. de Geografia da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – SP.

O tema desenvolvido pela Doutoranda diz respeito à “Avaliação de um sistema de múltiplas divisões coordenadas no Processo Analítico visual de dados espaço-temporais de pluviometria“. A tese foi assim resumida: “O objetivo dessa pesquisa é avaliar o uso conjunto de representações gráficas e cartográficas, dispostos em uma interface de múltiplas visões coordenadas, por meio de análises do registro de uso desse interface, preferência subjetiva, discurso e característica pessoal do participante”.

O relato prossegue: “Muito tem se explorado dentro do conceito conhecido como Visual Analytics ou seja: Processo Analítico Visual (PAV). Dentre as ferramentas que exploram esse conceito, destaca-se a utilização de múltiplas visões para um conjunto de dados, o que implica em apresentar simultaneamente os mesmos dados utilizando diferentes formas de representação. O principal desafio está na busca por métodos e representações adequadas dos dados.

A tese central é de que a realização de tarefas cognitivas para a descrição dos dados espaço- temporais de pluviometria para estudos agrometeorológicos, dependem de combinação dos tipos de representação existentes, em um sistema que adota a estratégia das múltiplas visões coordenadas. O sistema com múltiplas visões coordenadas foi desenvolvido exclusivamente para a realização dos testes, durante os quais foi registrado tanto as ações exercidas pelo participante quanto suas observações registradas em formato RTF”.

Finalizando afirma a Doutoranda Lígia Manccini de Oliveira Barros: “Os resultados obtidos indicam que o uso isolado ou em conjunto de determinados elementos da interface (gráficos ou cartográficos) dependem principalmente do tipo de tarefa cognitiva que se pretende realizar. Além disso, o uso de MVC auxilia na interpretação dos dados espaço-temporais de pluviometria”.

Na primeira parte do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas, Ligia Manccini de Oliveira Ramos faz perante a Banca Examinadora, completa exposição em defesa de sua de tese de Doutorado, na FCT/UNESP.

O tema escolhido pelo Doutoranda foi ”Avaliação de um sistema de múltiplas visões coordenadas no processo analítico visual de dados espaço-temporais de pluviometria”, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Mônica M.S.Decanini.

A Banca Examinadora contou com a presença e participação de três representantes dos Deptºs.de Cartografia e Geografia da FCT/UNESP; Universidade Federal do Paraná e Universidade Estadual de Maringá/PR.