dez 04

Presidente Prudente sediou em Novembro (dia 23) no Aruá Hotel, o II Workshop em Ciência e Tecnologia de Materiais Orgânicos e Híbridos, promovido por professores do Departamento de Física, Química e Biologia, sendo prestigiado por grande número de participantes. Os trabalhos em sua abertura oficial foram presididos pelo Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof. Dr. Marcelo Messias com a coordenação dos Profs. Drs. Aldo Eloizo Job e Carlos José Leopoldo Constantino (Casé).

No Workshop, além de pesquisadores de diferentes Universidades – UNESP, USP, UFSCar, UFABC E UFPI – presença de Coordenadores das áreas de Física, Química e Engenharia da FAPESP. O Workshop se constitui num evento que tem por principal objetivo promover a troca de experiências entre pesquisadores de diferentes áreas, divulgando o desenvolvimento de Materiais de interesses Tecnológicos.

A FAPESP esteve representada nesse evento pelos seguintes membros: Coordenador da Área de Química, Prof.Dr.José Lima Ribeiro; Coordenador da Área de Engenharias e CA de Engenharia do CNPq, Prof.Dr. Luiz Antonio Pessan: Coordenador da Àrea de Física e Astronomia da CNPq,Prof.Dr.Osvaldo Novais de Oliveira; Coordemador de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais – POSMAT/UNESP – Prof.Dr.Paulo Noronha Lisboa Filho e Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa da FCT/UNESP, Profª.Drª.Patricia Monteiro Serafim.

A idéia do evento não e outra, senão a de reunir pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação em nível de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, que trabalham no campo de Ciências dos Materiais. A programação que começou às primeiras horas da manhã, prosseguiu durante o dia inteiro, tendo também a participação de representantes da Bruker e Netzsch do Brasil. Concluída a parte solene de abertura, foram imediatamente iniciados os trabalhos do II Workshop em Ciência e Tecnologia de Materiais Orgânicos e Híbridos.

Tendo como Chair, a Profª.Drª.Ana Maria Pires, da FCT/UNESP, assumiu os trabalhos iniciais o Prof.Dr.Paulo Noronha Lisboa Filho, da FC/UNESP de Bauru, que abordou aspectos da “Espectropia de fotoelétrons aplicada ao estudo de nanoestruturas híbridas e materiais polimétricos. O Prof.Dr. Frank Nelson Crespilho, do IQCS/USP falou sobre “Contribuição dos materiais orgânicos e híbridos no processo de transferência de carga em biomoléculas”. O Prof.Dr.Paulo B. Mirnda do IFSC/USP enfocou o tema:”Usando a ótica não-linear para estudar moléculas em interfaces”.

Em seguida, com o Prof. Dr. Silvio Rainho Teixiera (atuando como Chair), foi apresentado o Prof.Dr.Flávio Leandro de Souza da UAFBC, que abordou aspectos da “Fotossíntese artificial na presença de semicondutores: recentes progressos e futuros desafios”. O Prof.Dr.Sérgio Antonio Marques de Lima – da FCT/UNESP – destacou: “OLEDs: Arquitetura molecular para modular propriedades”. Para finalizar a 1ª fase do evento, o Prof.Dr.Eloi Feitosa – do IBILCE/UNESP – de São José do Rio Preto. Falou sobre ”Estrutura, função e aplicação de nanoestruturas de lipídios catiônicos da série brometo de dialquildimetilamônio em dispersão aquosa”.

Período da tarde

No período da tarde de 23/Novº – no Aruá Hotel em Presidente Prudente – prosseguiu o II Workshop em Ciência e Tecnologia de Materiais Orgânicos e Híbridos com outros participantes. A começar pelo Prof.Dr.Eduardo René Perez Gonzales, da FCT/UNESP – atuando como Chair. No seguimento, o Prof.Dr.Dante Luis Chinaglia, do IGCE/UNESP de Rio Claro, com abordagem do tema ”Um composto híbrido para aplicação eletroluminescente: conceitos, resultados e meta”. Logo após, o Prof.Dr.João Carlos Silos de Moraes, da FEiS/UNESP de Ilha Solteira, que falou sobre “Materiais com aplicação nas áreas de fotônica e da saúde”.

Logo depois foi realizado Painel com apresentação de trabalhos pelos estudantes em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado;, seguidos de desafios da Pòs-graduação, tendo como Mediador o Prof.Dr.Paulo Noronha Lisboa Filho, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – SP.

O II Workshop em Ciência e Tecnologia de Materiais Orgânicos e Líquidos, realizou-se no Aruá Hotel em Presidente Prudente no dia 23/Novº para promover experiências com pesquisadores de diferentes áreas.

A abertura do evento foi presidida pelo Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Marcelo Messias e a primeira palestra ministrada pelo Prof.Dr.Paulo Noronha Lisboa Filho, da FC/UNESP, de Bauru-SP.

A programação foi desenvolvida Durante o dia inteiro, com breves intervalos para o Coffee Brake e Almoço. Em seguida, os trabalhos foram retomados com a valiosa participação de importantes convidados.

Os objetivos do encontro foram alcançados com pleno êxito, reunindo pesquisadores e estudantes de graduação e Pós-graduação, em nível de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado que trabalham no campo de Ciência dos Materiais.

No encerramento, palavras de reconhecimento e agradecimento pela realização do II Workshop que recebeu Coordenadores das Áreas de Física, Química e Engenharia da FAPESP, segundo palavras do Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino.