dez 02

O mês de Novembro/2012 na FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – encerrou-se com um fato relevante: a 1ª.defesa pública de tese de Doutorado/Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT) pelo Regime de COTUTELA. A defesa foi feita pela candidata Priscila Aléssio Constantino, através de Videoconferência com duas Orientadoras: a Profª.Drª.Clarissa de Almeida Olivatti do Departamento de Física, Química e Biologia da FCT/UNESP e a Profª.Drª. Maria Luz Rodrigues Méndez, da Universidade de Valladolid/Espanha.

Pelo sistema Videoconferência sediado no Campus da Unesp em Presidente Prudente, tornou-se possível o desenvolvimento e acompanhamento da tese, que contou ainda com a presença dos seguintes integrantes da Banca Examinadora: Prof.Dr.José Fernando Fonseca, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo/USP; Profª.Drª. Marystela Ferreira, da Universidade Federal de São Carlos – Campus de Sorocaba/SP – e Prof. Dr. Henrique Santana, da Universidade Estadual de Londrina/UEL.

A tese defendida pela Doutoranda Priscila Aléssio Constantino foi intitulada: “Sensores para sistemas líquidos diluídos combinando Raman amplificado em superfície (SERS) e língua eletrônica”. O titulo é complicado, mas o tema da tese é basicamente o desenvolvimento de sensores para detectar substâncias em meio líquido. O regime de COTUTELA significa que a orientação da tese de Doutorado foi estabelecida por duas professoras, exercendo funções de Orientadoras.

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais – POSMAT – tem caráter institucional e integra as atividades de pesquisa em materiais de diversos campi da UNESP. O Programa conta atualmente com a participação de sete unidades da UNESP sediadas em Bauru, Botucatu, Ilha Solteira, Araraquara, Sorocaba e Presidente Prudente, onde são desenvolvidas atividades em pesquisas experimentais e teóricas. O público alvo são os alunos egressos, principalmente dos cursos de Ciências Exatas e Engenharias.

A Doutoranda Priscila Aléssio Constantino, em sua defesa pública de defesa de tese de Doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT), assim se manifestou: “ O trabalho do Doutorado relaciona-se ao desenvolvimento de sensores do tipo língua eletrônica, assim denominados por serem aplicados para detectar substâncias em meio líquido.

Estes sensores são formados, basicamente, por eletrodos interdigitados recobertos com filmes de materiais orgânicos distintos. Tais filmes possuem espessura de nanômetros e as moléculas organizadas de maneiras determinadas, sendo chamados então de filmes nanoestruturados. O desenvolvimento desse tipo de sensor é do interesse de várias áreas do conhecimento porque pode ser aplicado na detecção de substâncias em soluções muito diluídas, imperceptíveis aos seres humanos.

Isto possibilita o desenvolvimento de dispositivos para o diagnóstico precoce de doenças ou a detecção de substâncias tóxicas em água. Os resultados da tese mostraram uma relação importante entre o desempenho destes sensores (capacidade de detecção) e o tipo de nanoestrutura formada pelo material orgânico no filme fino, contribuindo assim para o desenvolvimento de aplicações na área da nanotecnologia” – finalizou.

Na Sala de Videoconferência da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, em Presidente Prudente, a candidata Priscila Aléssio Constantino faz sua defesa de tese de Doutorado/POSMAT pelo Regime de COTUTELA.

As imagens captadas no campus da Unesp em Pres.Prudente são convertidas e retransmitidas via Satélite para a Universidade de Valladolid/Espanha, onde se encontra uma de suas Orientadoras, a Profª.Drª.Maria Luz Rodrigues Méndez.

Uma demonstração de imagens diferentes: no vídeo com a captação do sinal levado à Espanha e com retorno ao campus da Unesp em Pres.Prudente e a outra imagem, captada “ao vivo”pela nossa câmera fotográfica.