nov 30

Na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP foi desenvolvida na manhã do dia 23 de Novembro, mais uma defesa de Tese de Doutorado em Ciências Cartográficas. A tese foi defendida pelo candidato Rodrigo Bruno Zanin, do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas, tendo como Orientador o Prof. Dr. Aluir Porfírio Dal Poz, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

O tema escolhido foi: “Extração automática de cruzamentos simples e complexos de rodovias em imagens digitais de alta resolução”. A Comissão Examinadora foi constituída – além do Orientador já citado – dos seguintes membros: Prof.Dr.Hélio Pedrini, do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP; Prof. Dr. Álvaro Muriel Li ma Machado, da Universidade Federal do Paraná/UFPR; Prof.Dr.Aylton Pagamisse, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP e Prof. Dr. João Fernando Custodio da Silva, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP.

A Pesquisa desenvolvida pelo Doutorando foi assim resumida: “Os primeiros trabalhos relacionados á extração de rodovias em imagens digitais já contam com mais de trinta anos. No entanto, as pesquisas vinculadas à extração de rodovias e conseqüentemente, de malha viária ainda estão em plena expansão, integrando métodos das áreas de Fotogrametria Digital, Processamento Digital e Análise de Imagens. Isto é resultado da grande importância que os processos de extração da malha viária representa para inúmeras aplicações, tais como atualizações de Sistemas de Informações Geográficos (SIG’s), planejamento viário e monitoramento de frotas.

Dentre os vários desafios relacionados com as pesquisas sobre extração de malha viária, certa mente pode-se incluir a extração de cruzamentos de rodovias. Dada sua complexidade e diversidade, são poucas as informações a priori que podem ser utilizadas na criação de um modelo para sua extração. Neste contexto, o presente trabalho propõe um método para extração de cruzamentos de rodovias, classificados como simples e complexos, em imagens digitais de alta resolução.

O método proposto utiliza alguns processos tradicionais da área de Análises de Imagens, dividindo-se em três etapas seqüenciais a serem aplicadas em regiões que contenham cruzamentos de rodovias. As etapas são: pré-processamento, modelagem e filtragem topológica e o delineamento do elemento cruzamento. A avaliação experimental do método proposto foi realizada com base em cinco imagens aéreas, sendo que a maioria dos cruzamentos destas imagens foram selecionados para serem extraídos, totalizando 1443 cruzamentos”

Rodrigo Bruno Zanin concluiu seu trabalho de pesquisa enfatizando: “Os resultados mostram que o método proposto é robusto e flexível, sendo que esta robustez é evidenciada pelas taxas de erros obtidas de 7% e 8% para os critérios de completeza e correção, respectivamente. Já a flexibilidade é evidenciada pelo fato do método de extração de cruzamentos simples e complexos utilizar sempre as os mesmos parâmetros”.

Rodrigo Bruno Zanin teve como Orientador em sua tese de Doutorado em Ciências Cartográficas, o Prof. Dr. Aluir Porfírio Dal Poz, que se vê na foto ao lado dos demais membros da Banca Examinadora.

Familiares e amigos do Doutorando também se fizeram presentes à Sala de Apresentação de Projetos do Deprtº de Cartografia, especialmente para prestigiá-lo em sua defesa de tese de Doutorado.

O tema abordado pelo Doutorando foi: “Extração automática de cruzamentos simples e complexos de rodovias em imagens digitais de alta resolução”, que ele defendeu publicamente na FCT/UNESP.