nov 26

Reunindo representações de 8 países e as mais destacadas personalidades enviadas por Instituições brasileiras a fim de expor e debater temas os mais diversificados, realizou-se em Presidente Prudente – de 19 a 22 de Novembro – o IV Congresso Internacional de Geografia da Saúde. O evento foi coordenado pelo Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP, com abertura presidida pelo Vice-Diretor, Prof.Dr. Marcelo Messias.

A primeira conferência foi pronunciada pelo Prof.Dr.Robin Kearns (University of Auckland) da Nova Zelândia que abordou o tema:”Paisagem, identidade e bem-estar. O período da tarde foi reservado para apresentação de trabalhos. Desde o primeiro dia, o que mais chamou a atenção foi a implantação de um sistema de comunicações; que permitiu à cada participante do Congresso acompanhar o pronunciamento dos convidados através de fones de ouvidos, o que possibilitou (com tradução simultânea),o mais perfeito entendimento do idioma.

Na saudação aos participantes do IV Congresso Internacional de Geografia da Saúde, o Prof.Raul se dirigiu aos integrantes da mesa – Marcelo Messias/Vice-Diretor; Prof.Eliseu; Prof.Krafft; Maria Aparecida e Prof.Vanilton – bem como aos demais participantes e visitantes, lembrando-os que há quase 10 anos realizamos aqui, o I Simpósio Nacional de Geografia da Saúde. Durante esse intervalo – disse – nos dedicamos intensamente para nos conhecer e aproximar cada vez mais os estudos da Geografia da Saúde da América Latina

Recordou o Prof.Raul que “no começo, nesta Faculdade, nossas pesquisas tratavam da Geografia dos Serviços da Saúde. Foi estudando que nos aproximamos da Geografia Urbana. Numa perspectiva cultural era necessário estudar o Capital Social e as formas de representação e imaginário social. Foi em contato com outros Centros de Pesquisa, principalmente da Argentina (Progr.de Geografia Médica da Universidade de San Juan), assim como a parceria com o Prof.Samuel da UFU e os aprendizados com a nossa Grande Mestre Profª.Drª.Luisa Rojas (Cuba), o leque de questões se ampliou”

Prosseguindo disse o Coordenador: “Não seria possível pensar os serviços de saúde, sem compreender os problemas de saúde da população. Nosso trabalho com a equipe da Universidade Federal do Amazonas, assim como de Rio Turbio (Patagônia), mostrou a necessidade de estudar a saúde desde a mazela da população mais pobre, distante dos grandes centros. Estamos convictos que a Geografia da Saúde não é uma nova especialidade, mas um ponto de vista humanista, que busca compreender a Geografia, tendo como ponto de partida e de chegada a vida no Planeta. A vida das pessoas”.

O Prof.Dr.Raul Borges Guimarães se referiu à criação de um Laboratório de Geografia da Saúde há 5 anos que passou a ser denominado “Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde”, onde se busca principalmente o ponto de vista geográfico, relacionado à Saúde humana, tendo sido criado também o Simpósio Nacional de Geografia da Saúde que está caminhando para sua 6ª. Edição; em 2013 em São Luis do Maranhão.

Na escala continental, várias tentativas de convergência. Dentre elas, uma das mais bem sucedidas é o Congresso Internacional de Geografia da Saúde, criada por Márcia Juarez, da Universidade Autônoma do Estado do México/Toluca. O II Congresso foi realizado pelo Prof.Samuel, em Uberlândia; o III re tornou para Toluca no México; e agora, trouxemos para a Unesp de Presidente Prudente. Para estarmos aqui agora, contamos com o apoio inestimável de diversas Instituições e pessoas.

É preciso agradecer o apoio do CNPq e da CAPES, cujos recursos possibilitaram o custeio de passagens e hospedagens.Valioso também o apoio do CEREST – Regional de Pres.Prudente – que disponibilizou recursos para custeio do evento. Precisamos agradecer a nossa Faculdade – especialmente o Progr.de Pós-graduação em Geografia – assim como o pessoal da SAEPE e da Diretoria de Serviços, Comissão Cientifica e outros.

Programação desenvolvida 

Durante três dias foi cumprida no Auditório da FCT/UNESP uma extensa programação, envolvendo: palestras, conferências, debates, exposição de trabalhos e Mesa redonda. Nos debates :

 I –“Regionalização dos Serviços de Saúde – descentralização ou desconcentração” – com os Profs. Drs.: Thomas Krafft (Mastriht University) da Holanda; Paula Saldanha (Universidade de Coimbra),Portugal; e Umberto Pessoto (Instituto de Saúde),São Paulo/SP.

II – “Saúde e Ambiente: doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas”, com os Prof. Dr.Pedro Tauil (UnB – Universidade), de Brasilia/DF. Tema: “Fatores determinantes da reemergência do (da) dengue no mundo e no Brasil”. (Matéria em outra edição).

Na sequência, dia 21/Novº -

III – “Cartografia e Geotecnologias na Saúde: da lente do microscópio ao sensor do satélite”, com os Profs. Drs.: Christóvão Barcellos (FIOCRUZ); José Seguinot (Universidad de Puerto Rico) e Lígia Barrozo (USP),São Paulo/SP.

IV – “Práticas em Saúde” – com os Profs.Drs.: Antonio Cezar Leal (FCT/UNESP), de Presidente Prudente/SP; Jan Bitoun (UFPE), de Pernambuco/PE; Samuel do Carmo Lima (UFUB),de Uberlândia/MG e Maurício Moken (Escola Técnica de ENSP),São Paulo/SP.

No dia 22/Nov -

V –Tema: “Formação do Geógrafo para a Saúde”, com os Profs.Drs.Luisa Rojas (Universidad de La Habana), de Cuba; Aldo Dantas (UFRGN),Rio Grande do Norte e Joseli Maria da Silva (Universidade Estadual de Ponta Grossa),Paraná.

VI – Tema: “Agenda de Pesquisa: quais temas?” Participação dos Profs.Drs.Helena Ribeiro (Faculdade de Saúde Pública da USP), São Paulo/SP; Julio Ramires (Universidade Federal de Uberlândia), Minas Gerais/MG; José Aldemir de Oliveira (Universidade Federal do Amazonas), Amazônia/AM e Marcela V.S.Soares (Universidade Autônoma de Estado) do México.

Destaque também para as palestras: ”Inovação tecnológica em Saúde”, pelo Prof.Dr.José da Rocha Cavalheiro, da USP-Ribeirão Preto,dia 19/Novº; “Equidade e desigualdade em Saúde: Perspectivas geográficas”, pelo Prof.Dr.Paulo Nossa (Universidade do Minho), Portugal; “Epistemologia da Geografia da Saúde”, pelo Prof.Dr.Jorge A.Pickenhayin (Universidad Nacional de San Juan) Porto Rico e Conferência de encerramento, na noite de 22/Novº. Tema: “Geografia da Saúde: desafios para os próximos 20 anos” com o Prof.Dr.Carlos Castillo Salgado (University Johns Hopkins), EUA.

Simultaneamente, realizou-se no local (ao lado do Auditório da FCT/UNESP), uma exposição de livros especializados, incluindo alguns lançamentos atualizados. Com a disponibilidade de quase 1 mil e 700 exemplares foram vendidos mais de 700 volumes. A informação nos foi transmitida pelo representante da Distribuidora especializada em eventos acadêmicos (Livraria Ofício de Letras/do Grajau-Rj). Segundo o funcionário Rafael Andrade, o livro mais vendido durante os 12 dias de realização do IV Congresso Internacional de Geografia da Saúde, foi: ”Geografia, conceitos e temas”, organizado por 4 autores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O IV Congresso Internacional de Geografia da Saúde, realizou-se no Auditório da FCT/UNESP em Pres.Prudente. Abertura presidida pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Logo após a abertura e a saudação especial dirigida a todos os participantes, verificou-se a primeira Conferência pelo Prof.Dr.Robin Kearms (Univ.de Auckland), Nova Zelândia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outras Conferências se desenvolveram no decorrer da realização do evento que foi considerado um dos mais importantes do ano de 2012 na FCT/UNESP de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os assuntos abordados nas palestras,conferências, debates e mesa redonda, foram os mais diversificados, versando sobre assuntos relacionados à Geografia da Saúde.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nada menos que 8 países foram representados neste IV Congresso Internacional de Geografia da Saúde, realizado pela 1ª.vez em Presidente Prudente. Temas voltados à Saúde.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aids, Dengue, doenças infecto-contagiosas, resíduos sólidos e contaminação por negligência aos prestadores de serviços de coleta nos Lixões, foram enfoque desse Congresso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O conhecimento e a experiência trazidos a esse evento cultural e científico por pesquisadores renomados, do Brasil e do exterior foram motivo de reconhecimento por parte de seus organizadores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Neste Congresso foi possível acompanhar o processo de evolução de doenças emergentes, reemergentes ou neglicenciadas. Ex: Dengue; trazida por pneus usados, da Ásia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr. Antonio Cezar Leal teve brilhante participação neste Congresso e denunciou que catadores de Lixo se expõe a riscos de contaminação por seringas e agulhas descartáveis.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos momentos finais, um agradecimento a todos os participantes do IV Congresso Internacional de Geografia da Saúde e a premiação anunciada pelo Coordenador, Prof.Raul.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.