nov 23

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu na noite de 21 de Novº no Anfiteatro II (após às 19hs), mais uma dissertação de Mestrado. Presença do aluno Evandro Filie Alampi, tendo como Orientador o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP.

Ao lado do Orientador já citado, fizeram parte da Banca Examinadora: a Profª.Drª. Maria Mônica Arro yo, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo/USP e o Prof.Dr. Eliseu Savério Sposito, docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente.

Tema escolhido para a defesa de dissertação: ”Padrões de produção e consumo de energia e a dinâmica territorial da indústria no Estado de São Paulo: 1980 – 2009”, que o Mestrando demonstrou em sua exposição verbal perante a Banca Examinadora e todos os que estavam presentes durante sua defesa de dissertação de Mestrado.

Em seguida, o Orientador e os demais componentes da Banca Examinadora assumiram suas cadeiras, a fim de ouvir e questionar o candidato ao Mestrado, Evandro Filie Alampi. De forma resumida, a dissertação foi assim elaborada: “A dimensão espacial tem ganhado relevância na agenda das discussões sobre as transformações econômicas da produção industrial nos últimos anos.

Desconcentração de unidades produtivas e centralização do comando e controle como processos em curso e suas resultantes espaciais exigem abordagens e investigações que partem do concreto em direção à elaboração de interpretações mais compreensíveis sobre tais realidades. No bojo de tais processos, um dos mais notáveis é a emergência e consolidação de mudanças estruturais nas relações entre indústria e energia em sua tradução espacial, relações estas que podem ser analisadas sob diferentes pontos de vista.

Esta dissertação – além de analisar as questões correlatas à dinâmica industrial – sobretudo no Estado de São Paulo-Brasil, procura enfatizar a importância de voltar os olhares para a elaboração de uma Nova Geografia da Energia, uma corrente geográfica que vêm sendo pouco abordada desde sua origem e que pode dar suporte e estudos de Geografia Econômica e Industrial. Tendo tais questões em vista, esta dissertação alinha argumentos para tal discussão, que apenas se inicia”- conclui o Mestrando Evandro.

O candidato ao Mestrado na FCT/UNESP, Evandro Filie Alampi chega ao Anfiteatro II onde vai fazer sua defesa pública de Pós-graduação/Dissertação do Programa de Geografia.

Geralmente as sessões de defesa pública (Mestrado ou Doutorado), recebem inúmeros visitantes entre amigos, colegas e familiares dos candidatos inscritos para enfrentar as Bancas Examinadoras.

Evandro sente a emoção de enfrentar sua Banca Examinadora, constituída pelo Orientador, Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, Profª.Drª. Maria Mônica Arroyo e Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito.