out 05

No período de 26 a 29 de Setembro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – sediou a XIV Semana da Estatística e Workshop de Análise Estatística em dados médicos. A somatória de trabalhos desenvolvidos durante o evento resultou em saldo positivo, segundo seus organizadores. Desde a abertura pelo Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite (representando o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol) com palestras e homenagens ao Prof.Dr.Jorge Alberto Achcar até o encerramento, o evento reuniu os mais destacados alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação, bem como professores e convidados. Pela diversidade de assuntos debatidos, foi considerado pelos participantes como um dos mais significativos.

É bom lembrar que Estatístico é a profissão do futuro! Para quem cursou ou está cursando Estatística é importante saber: “A Estatística é um conjunto de técnicas e métodos que vai ajudar o Estatístico em todas as etapas de uma pesquisa: na amostragem, na organização dos dados, na geração de tabelas e análises comparativas, na interpretação dos resultados, de forma que todas as afirmações possam ser feitas dentro de um limite de segurança estabelecido”. Esta é a explicação dada pelo Conselho Regional de Estatística-3ª região – SP/PR/MT/MS. O evento foi coordenado pela Profª.Drª. Aparecida Donizete Pires de Souza, da FCT/UNESP.

Na XIV Semana da Estatística foi cumprida extensa programação, tendo a participação direta de renomados especialistas. Entre eles, o Prof.Dr.Jorge Alberto Achcar (o grande homenageado); os Profs.Drs.: Josmar Mazuchelli (UEL/PR); Roseli Leandro (ESALQ/USP); Carlos Aparecido dos Santos (UEM/PR); Edson Z.Martnez (FMRP/USP); Josemar Rodrigues (ex-aluno da FCT/UNESP); Paulo Justiniano Ribeiro Jr.(UFPR); Sergio Minoru Oikawa (FCT/UNESP); Luzia Trinca (IBB/UNESP); Nilton Noburu Imai (FCT/UNESP); Sandra Cristina de Oliveira (UNESP/TUPÃ) e Profs.MSc: Walter Hugo Bonatti, Marcos Henrique de Carvalho (Doutorando UNICAMP) e Elizabeth M.Hashimoto (Doutoranda/ESALQ/USP).

O evento contou com palestras, minicursos, workshop, sessão temática, conferências e Mesa redonda no encerramento, dia 29 de Setembro/2012 – das 10h30 às 12h30 – no Auditório da FCT/UNESP, com 116 inscritos. Tema: Pós-graduação e carreira acadêmica. Participação da Doutoranda em Estatística pela ESALQ/USP, Elizabeth Mie Hashimoto; Prof.Dr.Fábio Nogueira Demarqui, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Doutorando pela UNICAMP, MSc Marcos Henrique Carvalho; Profª.Drª Vilma Mayumi Tachibana pela Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP- Presidente Prudente e Profª.Drª. Sandra Cristina de Oliveira, representando a UNESP de Tupã/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na abertura da XIV Semana da Estatística e Workshop de Análise Estatística em Dados Médicos, presença e participação da Coordenadora Profª.Drª. Aparecida D.P.de Souza e da representante da Diretoria da FCT/UNESP, Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os trabalhos iniciais tiveram a participação de alunos do curso de graduação e pós-graduação em Estatística, sendo conduzidos pela Profª. Drª. Vilma Mayumi Tachibana, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final, uma mesa redonda para encerramento do evento dia 29 de Setembro/2012 no Auditório da Unesp. Participação de Mestres e Doutores, especialmente convidados pelos organizadores do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A área de Estatística está permanentemente em evolução, e aqui, alunos e demais participantes tiveram a oportunidade de debater o que existe de mais atual em termos de pesquisa e desenvolvimento na área de Estatística.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mesa redonda que marcou o encerramento da XIV Semana da Estatística na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente foi bastante concorrida e serviu como referência para outros eventos.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.