out 04

Ele teve sua origem na zona rural; mas veio para a cidade há 15 anos. Mora com a família em Presidente Bernardes e desde 2007 presta serviços à UNESP. É Servidor concursado, 1º classificado de uma lista de inscritos que foi imediatamente convocado para assumir o cargo disputado por centenas de candidatos. Ele presta serviços no setor de Parques e Jardins da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente. Ao concluir sua jornada de trabalho de 2ª a 6ª feira – após as 17h00 – estuda e atua como Estagiário.

Aprovado no Vestibular em 2009, ingressou na FATEC no ano de 2010 onde cursa “Tecnologia em Agronegócio” já no 6º e último termo. Trata-se de Cláudio Aparecido da Silva, 45 anos, casado e pai de dois filhos. Ele nos contou que foi covidado por três colegas de turma: Karina Silva Rocha, Alessandro Ferreira de Souza e Terezinha Aranha Souza, a desenvolver a elaboração de um Projeto. Como referência: Horta Terapêutica no Sistema “Mandala” a ser implantada junto ao Ambulatório Regional de Saúde Mental de Presidente Prudente.

Para a execução do Projeto estão integrados os Professores: Juliana Casarotti Ferreira (Orientadora) e Julio Cezar Marques Soares (Suporte Técnico). Nesse trabalho existe uma parceria firmada entre a FATEC e Rotary Clube, através do Dr. Adilson; e a denominação “Mandala” que se relaciona com formato circular – foi atribuída a Bill Mollison, da Austrália. A área livre destinada a esse novo projeto é representada por 1.700 m2, existindo nas imediações, diversas árvores frutíferas.

Cláudio – com sua experiência no campo – e seus companheiros do curso superior de Tecnologia (Gestão e Agronegócios) dedicaram 240 horas de seu tempo para elaborar o Projeto; que para ser implementado depende única e exclusivamente de recursos financeiros. Não só para a implantação, mas também para a manutenção da Horta projetada em terreno do Ambulatório de Saúde Mental (ao lado do Senac e Museu Histórico Municipal).Toda a produção de hortaliças será destinada aos pacientes do Ambulatório, o que representará também uma atividade benéfica a todos eles

Contato com a terra

A Direção do Ambulatório de Saúde Mental – Regional de Presidente Prudente – revela que é muito importante para o paciente, estar em contato com a terra. Com isso, é possível alcançar uma série de benefícios importantes no período de tratamento. Para desenvolver as atividades da horta, o Ambulatório contará com os pacientes orientados por uma Enfermeira de nível técnico. E antes mesmo da implantação, já se percebe que há muitos pacientes interessados em participar da realização do Projeto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cláudio Aparecido da Silva é um excelente Servidor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, que presta serviços na área de Parques e Jardins do campus da Unesp em Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esta é a área destinada a implantação de uma Horta planejada do Sistema “Mandala” no Ambulatório de Saúde Mental, com a cooperação de quatro Estagiários da FATEC.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.