ago 17

O aluno do Programa de Pós-graduação em Geografia, Tiago Egidio Avanço Cubas fez sua defesa de dissertação de Mestrado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – na última 5ª feira (16 de Agosto de 2012), no Anfiteatro VI. Para o desenvolvimento da pesquisa, ele usufruiu bolsa concedida pelo CNPq e foi orientado pelo Prof.Dr.Clifford Andrew Welchi, do Departamento de História, da Universidade Federal de São Paulo.

O tema defendido por Tiago versou sobre “São Paulo agrário: as representações da disputa territorial entre camponeses e ruralistas de 1988 a 2009. Participaram da Comissão Examinadora – além do Orientador – o Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente e a Profª.Drª Leonilde Servolo de Medeiros, do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Perante a Banca Examinadora, o Mestrando Tiago Egidio Avanço Cubas, destacou a luta pela terra e na terra, como parte fundamental da estratégia camponesa de resistência, (re)produção e (re)criação dos seus territórios. É ele quem explica: “A luta é história constituída de conflitos permanentes. Os conflitos são expressões de conflitualidade inerente nas contradições da estrutura fundiária brasileira.

A conflitualidade é representada no discurso da mídia, na sua promoção do agronegócio brasileira e cobertura esteriotipada da luta pela terra. Para desconstruir a construção dessa dialética complexa, na vida física e representativa, o Estado de São Paulo, dada a presença da sede dos grandes veículos da mídia nacional: O Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo, se torna um território interessante para análise.

O presente trabalho analisa a dinâmica histórico-geográfica da luta entre ruralistas e camponeses no estado, de 1988 a 2009. É nossa proposta demonstrar como a luta pelo poder e pelo poder dizer – o discurso, a ideologia,os signos e símbolos – fazem parte de um processo de des-re-territorialização, que deve ser apresentado criticamente também em forma de mapa. A partir disso representamos o Mapa São Paulo Agrário; como a síntese de pesquisas das disputas territoriais no estado; as dinâmicas das Relações Sociais que influem na configuração territorial deste Estado.

O aluno do Programa de Pós-graduação em Geografia, Tiago Egídio Avanço Cubas fez sua defesa de dissertação de Mestrado no Anfiteatro VI da FCT/UNESP em Pres. Prudente.

Fizeram parte da Banca Examinadora, o Orientador,Prof.Dr.Clifford Andrew Welchi (Orientador), a Profª.Drª. Leonilde Servolo de Medeiros e o Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi.

Para acompanhar a defesa de dissertação de Mestrado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente, vieram diversos colegas e amigos do Mestrando. O mapa do Estado de São Paulo identifica a área selecionada para desenvolver o tema da pesquisa.