ago 17

Na manhã de 4ª.feira (15 de Agosto de 2012) estiveram em visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan e a Profª.Drª. Marilza Vieira da Cunha Rudge. Ambos estão licenciados p/ desincompatibilização desde 30 de Junho, a fim de concorrer ao processo de escolha de Reitor e Vice-Reitor da UNESP, respectivamente em Setembro próximo. Os ilustres visitantes foram recepcionados pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da FCT/UNESP.

Logo depois dirigiram-se ao Auditório do Discente V, onde tiveram a oportunidade de falar à comunidade e toda a Congregação, abordando assuntos de maior interesse, mediante exposição de motivos e propostas para a próxima gestão de 2013 a 2016. Também abriram espaço para esclarecer dúvidas, responder às indagações e manifestar pontos de vista sobre os mais diferentes problemas.

Nesse contato direto com docentes, alunos de graduação e pós-graduação, servidores, representantes da imprensa e demais interessados, tanto o Prof. Durigan como a Profª. Marilza ressaltaram a importância da Unesp, uma “Universidade que deve ser vista como um ambiente sadio de trabalho e de convivência coletiva, pautada pelo pensamento crítico na busca de agilidade para os processos decisórios, com ações articuladas entre as Unidades e a Reitoria, na busca da máxima descentralização administrativa”.

Num encontro como este, houve várias manifestações em relação à proposta de gestão “Excelência Institucional”, que Durigan e Marilza consideraram como forma de fortalecimento da democracia dentro da Universidade. “Sendo manifestações organizadas, pacíficas e propositivas são fatores importantes para a construção de uma Universidade forte, consolidada e democrática que busca a excelência institucional” – acentuou o Prof.Durigan.

Os discentes reclamaram do Restaurante Universitário que ainda não está em operação (depende de licitação dos equipamentos) e da Moradia Estudantil; e os docentes por sua vez, solicitaram mais espaço para a pós-graduação.

Quanto à responsabilidade ambiental: o futuro da UNESP deve, necessariamente considerar o crescimento sustentável. A Universidade deve construir junto à sociedade que a sustenta, uma imagem exemplar de Instituição ambientalmente responsável. Para isso, deve ter atitude de quem protege o ambiente e trabalha para a sustentabilidade, dentro e fora de seus muros. Tal atitude também deve ser exigida de seus parceiros diretos e indiretos, e de seus fornecedores. A Universidade deve se colocar como exemplo.

Na proposta de gestão, outro fator essencial para a busca da excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão: é o investimento que deve ser feito em Tecnologia da Informação e da Comunicação, especialmente pela característica multicâmpus da Unesp. A Tecnologia da Informaçaão (TI) deve ser vista como uma ferramenta que estabelece rotinas e procedimentos para facilitar o trabalho das pessoas, como forma eficiente de gestão da informação e de apoio às decisões, instrumento de integração de toda a Unesp.

Antes de encerrar o encontro no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, os integrantes da mesa: Prof.Nivaldo, Prof.Durigan, Profª.Marilza e Celso (na coordenação) fizeram um agradecimento a todos os participantes. Pela presença, pela interação e pelo interesse demonstrado em trabalhar pelo desenvolvimento físico, científico e cultural em prol da comunidade.

E lembraram: “Tudo que fazemos na Faculdade é voltado à área acadêmica. Queremos também criar um processo que beneficie os alunos, logo após seu ingresso na Universidade. Estamos aí para servir; e as perspectivas são as melhores possíveis”.

O Prof.Dr.Julio Cezar Durigan e a Profª.Drª. Marilza Vieira da Cunha Rudge, chegaram logo cedo ao Campus da Unesp em Presidente Prudente.

Recepcionados pelo Diretor, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, os visitantes foram homenageados com um “Café Matinal”, juntamente com acompanhantes.

No Auditório do Discente V, realizou-se importante encontro que envolveu membros da Congregação, da Comunidade e demais interessados.

Estudantes de graduação e pós-graduação também participaram desta reunião, manifestando opiniões e interpelando os integrantes da mesa sobre vários assuntos.

Tanto a Profª. Marilza, como os Profs. Durigan e Nivaldo, juntamente com o Coordenador, ficaram satisfeitos com a abordagem e propostas apresentadas.