ago 13

Tendo como Orientadora a Profª.Drª.Margarete Cristiane de Costa Amorim – do Deptº de Geografia da FCT/UNESP – o candidato Pacelli Henrique Martins Teodoro (Programa de Geografia), fez sua defesa pública de Tese de Doutorado na manhã de 10 de Agosto de 2012. O Doutorando se apresentou perante a Comissão Examinadora, instalada no Anfiteatro VI a partir das 09h00. O tema escolhido foi: A Sustentabilidade Urbana de Maringá: da Teoria à Prática.

Foram integrantes da Comissão Examinadora (além da Orientadora), os seguintes membros: Prof.Dr.João Lima Sant’Anna Neto e o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, ambos, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente; Profª.Drª.Karin Schwabe Meneguetti, do Deptº de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá e Profª.Drª.Heloisa Soares Moura Costa, do Deptº de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Inicialmente o candidato fez um relato minucioso da situação que envolve o noroeste paranaense – com ênfase especial sobre Maringá – onde a sustentabilidade é assimilada a diversas e distintas perspectivas no espaço urbano. Porém, somente como um artifício discursivo, cuja premissa é o adjetivo sustentável apoiar-se na teoria sistêmica, a qual o torna um sistema mecanicista, coerente e generalizado, na prática. Logo, a presente tese procurou entender primeiro o processo do desenvolvimento sustentável, por via da complexidade de suas contextualizações temporal e espacial, global e local, as quais o caracterizaram como o novo modo de regulação do capitalismo neoliberal, para sua acumulação flexível, inserida nesse contexto.

A cidade de Maringá é também produzida por projetos desenvolvimentistas que visam torná-la mais competitiva nos mercados multiescalares, para a atração de capitais. Desse modo, pela relação centro-periferia, devido à divisão social do trabalho, a segregação sócio-espacial acompanha a apropriação seletiva dos recursos naturais, na produção do espaço urbano de Maringá. A capacidade de extração e deterioração dos mesmos tende a ser superior à de sua reposição, pela sobreposição do curto tempo histórico sobre o longo tempo físico.

Por isso, relata Pacelli Henrique Martins Teodoro em sua defesa de tese de Doutorado/Programa de Geografia da FCT/UNESP: “Em resultado, verificou-se que a cidade de Maringá é produzida pela conservação de dois diferentes espaços: o do plano piloto e seu tecido contínuo de expansão, onde predominam classes de maiores rendas, infraestruturas e serviços; elevada produção e consumo de recursos. E ainda: os parcelados posteriores, onde concentram classes de menores rendas, deficiências de estruturas e processos; os riscos industriais de poluição (solo, água e ar) e de desmatamento da vegetação”.

TEODORO, Pacelli H.M. finaliza: “Ao invés de sua tradicional visão sistêmica, a sustentabilidade precisa ser considerada a partir de suas complexidades teórica e prática entre os debates ambientais, sociais e econômicos, em caráter dinâmico, contraditório e específico”.

Para o desenvolvimento de sua defesa de Tese de Doutorado/Programa de Geografia, o candidato Pacelli Henrique Martins Teodoro compareceu ao Anfiteatro VI da FCT/UNESP.

A Orientadora foi a Profª.Drª. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorin, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente.

A Comissão Examinadora acompanha com toda a atenção o relato do candidato em sua defesa pública de Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia.