ago 11

Tendo como Orientador o Prof.Dr.Paulo César de Almeida Raboni, do Departamento de Educação da FCT/UNESP, a aluna Janaina Farias de Ornellas, do Programa de graduação em Educação, apresentou-se perante a Comissão Examinadora na manhã de 09 de Agosto/2012 para sua defesa de dissertação de Mestrado. Juntamente com o Orientador, fazendo parte da Banca o Prof. Dr. Roberto Nardi, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Bauru e a Profª.Drª. Adjane da Costa Tourinho e Silva, do Colégio de Aplicação Universidade Federal de Sergipe.

A defesa pública foi desenvolvida no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – e versou sobre: Atividade prática experimental investigativa e interação verbal: Dimensões para repensar a formação inicial de professores de Química da UNESP (FCT). Resumidamente foram apresentados os resultados de uma pesquisa, tendo como referência a instrumentação para o Ensino de Química II da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP/FCT, levado a termo como licenciandos de Química.

O estudo – segundo Janaina – buscou realizar duas esferas: a interação verbal e a atividade prática, com a formação inicial de professores, na tentativa de proporcionar nas aulas, momentos nos quais pudessem ter contato com metodologia e recursos didáticos diversificados. Para alcançar nossos objetivos – diz ela – utilizamos como fontes de dados (dentre todas as atividades desenvolvidas nas aulas), a aula na qual foi conduzida uma atividade experimental do tipo investigativa aberta, a fim de que expressassem suas percepções, ideias e conhecimentos de forma que pudessem refletir sobre o ensino.

“Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos a partir de diários de sala, de gravações em áudio da aula, entrevistas reflexivas e questionário semiestruturado. As gravações foram transcritas e organizadas em 73 episódios, posteriormente subdivididos em duas unidades analíticas, constituídas por mapas: de episódios e de sequência discursiva” – acrescenta Janaina Farias de Ornellas.

Na etapa final desse trabalho, a Mestranda ressalta: A entrevista e os questionários foram analisados de forma qualitativa – interpretativa também – fundamentada nas concepções Bakhtin. Nossa análise permitiu revelar os indícios das dinâmicas interativas entre a professora e os alunos, bem como o fluxo de discurso, auxiliando na compreensão de aspectos importantes da prática docente no que diz respeito à forma de condução da atividade pratica pela Professora. Também permitiu verificar as ideias e impressões dos sujeitos relacionados à inserção de atividades investigativas em sala de aula, assim como suas percepções sobre o ensino de química e sobre a formação recebida na licenciatura.

A candidata Janaina de Farias Ornellas faz um relato de sua linha de pesquisa em relação ao tema: “Práticas Educativas e Formação de Professores”, como parte de sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Educação, no Anfiteatro VI da FCT/UNESP.

Em alguns momentos, ela se concentra para ouvir o que têm a dizer os integrantes da Comissão Examinadora em relação ao seu trabalho. O Orientador é o Prof.Dr.Paulo César de Almeida Raboni, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente.

A defesa de dissertação de Mestrado/Educação constituída por uma abordagem qualitativa com dados obtidos a partir de diários de sala, entrevistas gravadas e questionário, chega ao seu final. E após os cumprimentos recebidos, a foto que ficará para a história!