jun 16

A Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente sediou na última 4ª. feira (dia 16/Junho), o I Fórum de Extensão Universitária da UNESP, na área de Humanidades, aberto oficialmente pela Pró-Reitora de Extensão Universitária, Profª Dra. Maria Amélia Máximo de Araujo. “O evento foi muito proveitoso e os projetos apresentados mostraram como é significativo para a sociedade o trabalho de extensão realizado pela Universidade. Valeu a pena. Vamos realizar mais dois, nas áreas de Exatas e Biológicas, porque considero que é de grande valia a realização desses Fóruns” – disse a Pró-Reitora.

Os participantes foram acolhidos no Campus Universitário de Pres.Prudente pelo vice-diretor, Prof. Dr. Marcelo Messias, juntamente com integrantes do corpo docente da FCT/UNESP. Docentes dos campus de Bauru, Franca, São Paulo e Assis (vieram mais unidades), que trouxeram importante contribuição para o Fórum de Extensão Universitária, através da apresentação de projetos – os mais diversificados – que chamaram a atenção de todos. A palavra inicial foi dada à Pró-Reitora que pronunciou importante palestra sobre a metodologia científica na confecção de projetos de extensão. Seguiu-se a apresentação dos projetos em duas fases: pela manhã e durante a tarde.

Presidente Prudente se destacou na apresentação do Projeto “O uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta para proporcionar a inclusão social, digital e educacional de pessoas com necessidades especiais”, pela Profª Dra.Elisa Tomoé Moriya Schlünzen, da FCT/UNESP. Assis, trouxe o Projeto “Usina de sonhos com realidade”, numa apresentação especial pela Profª. Dra. Heidi Mirian Bertolucci Coelho (Psicologia Clínica) da Faculdade de Ciências e Letras. Bauru apresentou o Projeto “Princípia”, cursinho pré-vestibular oferecido a jovens carentes, com a Coordenação de Maria do Carmo Palhaci, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.

A representação de Franca trouxe para o I Fórum de Extensão Universitária da UNESP, o Projeto “Auxílio-reclusão: atendimento às famílias dos presos da Comarca de Franca”. Apresentação pela Profª. Dra. Juliana Pressoto Pereira Netto, da Faculdade de História, Direito e Serviço Social.

São Paulo (Capital) se fez representar pela Profª. Dra. Anna Cláudia Agazzi – Instituto de Artes – com o Festival Unesp Rítmo e Som, juntamente com o Prof. Dr. Percival Tirapeli, que fez ampla exposição sobre o Projeto “Barroco Memória Viva”. A segunda participação de Bauru, consistiu na apresentação do Projeto “A capoeira Angola de Mestre João Pequeno” (vinculado ao Proj. Ferradura Mirim – multidisciplinar e de caráter social que envolve as três Faculdades do Campus de Bauru), pelos Profs. Drs. Rosa Maria Araujo Simões; Marizilda dos Santos Menezes e Mauro Betti, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.

Mais dois Fóruns em Setembro e Outubro

Depois da 1ª. fase com pleno sucesso em Presidente Prudente, onde o enfoque foi na área de humanidades, a Pró-Reitora Professora Maria Amélia anunciou mais duas edições temáticas do fórum de extensão: área de Biológicas, em Araraquara no mês de Setembro e de Exatas em Bauru, no mês de Outubro. Trata-se do 1º ciclo com Fóruns de Extensão separados por áreas específicas. Todos os Projetos mostrados e comentados na FCT/UNESP foram de temas variados e de excelente qualidade, comprovando o dinamismo da UNESP, Universidade estadual que desenvolve um excelente trabalho de extensão universitária em São Paulo.

Em seu pronunciamento, a Profª. Maria Amélia chamou a atenção dos participantes do Fórum de Extensão Universitária para a importância da divulgação desses trabalhos de âmbito cultural e científico. E lembrou que “na verdade as pessoas fazem projetos significativos, mas não escrevem; não se centraliza seu trabalho e por isso, não são publicados. Como conseqüência, outros eventuais interessados acabam não tendo conhecimento dos trabalhos e do que se faz na Universidade. Então, a gente tem incentivado os que realizam trabalhos a publicá-los, a fim de sair de nossos muros para alcançar outros pontos”.

A Pró-Reitora reconhece que na Extensão – apesar de ampla na Unesp – faltavam organização e objetivos bem definidos, o que já está acontecendo agora com incentivo da PROEX – Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP. “Esse incentivo tem surtido grande efeito na universidade, que desenvolve bom trabalho; e tem um importante projeto para toda a comunidade”. A Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente é a unidade da Unesp com o maior número de projetos de extensão em desenvolvimento, atualmente.

A Profª Dra. Maria Amélia foi acolhida no Campus Universitário da UNESP, Campus de Presidente Prudente.

No Anfiteatro, a Pró-Reitora da UNESP abriu oficialmente o I Fórum de Extensão Universitária e concedeu entrevista.

Nesse importante evento, participaram representações de várias unidades da UNESP, trazendo importantes trabalhos.

A Profª Maria Amélia foi prestigiada pela Diretoria, Corpo Docente e estudantes universitários. O Prof.Dr. Marcelo Messias coordenou o evento.

Escrito por Assessor de Imprensa

Escreva um Comentário

Você deve estar logado para escrever um comentário.