jul 07

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), da Unesp – Campus de Presidente Prudente, promoveu no período de 04 a 07 de julho o VI Workshop de Visão Computacional (WVC 2010). Dentre os convidados, David A. Forsyth (da University of Illinois/Urbana Champaign), o brasileiro Luiz Velho (do IMPA/RJ) e German K. M. Cheung (da Google Inc, Mountain View/CA) que proferiram conferências da mais alta expressão. Desde a cerimônia de abertura até o encerramento o Auditório da FCT/Unesp recebeu grande número de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes lugares do país.

O ato de abertura oficial do WVC 2010 foi presidido pelo Prof. Dr. Marcelo Messias (Vice-Diretor, representando a Diretoria da FCT). Fizeram uso da palavra o Prof. Dr. Marco Antonio Piteri (coordenador geral do evento) e o Prof. Dr. Suetônio Meira (chefe do Departamento de Matemática, Estatística e Computação), saudando os participantes.

Vale realçar que esse importante evento científico alcança a sua sexta edição e é realizado pela primeira vez em Presidente Prudente. A primeira edição ocorreu na cidade de Piracicaba. Posteriormente, o evento passou pelas cidades de São Carlos, São José do Rio Preto, Bauru e São Paulo.

Considerando a relevância do Workshop para o fomento da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico brasileiro, houve suporte financeiro da FAPESP, CAPES, CNPq e Fundunesp. Sociedades científicas nacionais e internacionais como a SBC, SBMAC, SBRN e IEEE também apoiaram o evento.

A organização do evento contou ainda com o apoio FCT/UNESP-PP, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação (DMEC), do Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional e do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas.

O propósito principal do WVC 2010 foi o de possibilitar a integração de pesquisadores brasileiros que atuam nessa área, de modo a facilitar a apresentação, divulgação e discussão dos trabalhos desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. O assunto despertou interesse geral, por se tratar de um evento científico – devidamente institucionalizado – o que tem atraído pesquisadores de vários paises, consolidando assim um evento de referência nacional.

O primeiro conferencista (David A. Forsyth) abordou o tema “Looking at People”. Conferência sobre “Visão Gráfica” foi proferida pelo Prof. Luiz Velho, do IMPA/RJ. No encerramento, o conferencista German K. M. Cheung enfocou um assunto da atualidade e do mais alto significado: “Google Maps Street View”. Além das conferências houve ainda sessões técnicas e minicursos.

OUTROS EVENTOS IMPORTANTES

Por iniciativa do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas da FCT/UNESP foi promovido em Presidente Prudente no último dia 22 de Julho, importante palestra científico-cultural sobre Mapeamento móvel. O convidado especial para essa palestra foi o Prof. Dr. Paul Rawiel, que é titular da Universidade de Ciências Aplicadas de Stuttgart/Alemanha.

O palestrante fez uma abordagem geral do sistema de mapeamento que impera na Alemanha, com a participação da empresa Daimler que disponibiliza uma frota de veículos (com GPS), previamente preparada para a prestação de serviços aos usuários em qualquer ponto da cidade. O Prof. Rawiel fala fluentemente o Português, o que facilita a comunicação entre o palestrante e o público-alvo – especialmente os mais interessados – estudantes e professores de pós-graduação em Ciências Cartográficas.

A palestra realizou-se no Anfiteatro 2, com apresentação do Prof. Dr. Antonio Maria Tommaselli (Departamento de Cartografia),com a coordenação da Prof. Dra. Maria de Lourdes Galo (Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas da FCT/UNESP), Campus de Presidente Prudente.

O próximo evento será realizado nos dias 04, 05 e 06 de Agosto no Centro Cultural Matarazzo e será dedicado a assuntos ligados ao meio ambiente – mudanças em diferentes contextos – sob a coordenação do Prof. Messias Modesto.

Durante o mês de Julho, dois eventos significativos aconteceram na FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente – com palestrantes do exterior.

Três deles vieram de regiões diferentes do planeta: Estados Unidos, Rio de Janeiro (Brasil) e China. Foi o VI Workshop de Visão Computacional WVC-2010.

O Prof. Dr. Paul Rawiel – veio da Universidade de Ciências Aplicadas de Stuttgart/Alemanha, para falar sobre Mapeamento móvel. Com ele, a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas, Prof. Dra. Maria de Lourdes e o Prof. Dr. Tommaseli

Escrito por Assessor de Imprensa

Escreva um Comentário

Você deve estar logado para escrever um comentário.