mai 07

Em Julho de 2012, o curso de Engenharia Cartográfica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp estará comemorando seus 35 anos de implantação na cidade de Presidente Prudente. A Pós-Graduação em Ciências Cartográficas vai comemorar 15 anos. A 1ª. Turma de Formandos é de 1982, sendo constituída por 33 ex-alunos (pioneiros). Para isso começa a ser elaborada programação especial, ressaltando que nesse espaço de tempo passaram pela Instituição mais de 600 formandos, dentre os quais profissionais renomados, ocupando importantes funções nas instituições e empresas especializadas, no Brasil e no Exterior.

As comemorações festivas coincidem com a última classificação dada pelo “Guia do Estudante” em 2011 aos melhores cursos superiores mantidos no país, e que há vários anos atribui à Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP a escolha de “Curso Estrelado”, a cotação máxima para sua identificação. Até hoje é o único curso existente no Estado de São Paulo, um dos poucos do Brasil – atualmente com 218 alunos – e referência internacional, como um dos melhores cursos do mundo.

Oficialmente, o Curso de Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP teve inicio em Agosto de 1977 no Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais/IPEA (instituição sucessora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente). A Associação Cartográfica Internacional – ACI – reconhecida por todos os paises do mundo define Cartografia como sendo o Conjunto de estudos e operações científicas, artisticas e técnicas que tendo por base os estudos das observações obtidas por métodos e processos diretos, indiretos ou subsidiários de levantamento ou da exploração de uma documentação existente, destinam-se à elaboração e preparação de mapas e outras formas de expressão, assim como sua utilização.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Campus Universitário da FCT/UNESP é comum a presença de alunos desenvolvendo trabalhos em equipe, sob orientação de professores de graduação ou Pós-Graduação em Ciências Cartográficas.

A iniciativa referente à formação de Engenheiros Especialistas em trabalhos cartográficos – revestida evidentemente de roupagens inerentes à cada época – remonta em nosso país a 1.875, quando foram realizadas as primeiras tentativas na Escola Politécnica do Rio de Janeiro. A formação de Engenheiros Cartógrafos no Brasil obedece a orientação da ACI sobretudo no que tange aos cursos de graduação, observando três aspectos fundamentais: Coleta de dados; Processamento e interpretação de dados e Visualização e reprodução das informações. Os cursos de graduação e Pós-Graduação em Ciências Cartográficas na FCT/UNESP contam com um corpo docente de alta qualificação.

Alunos pioneiros (Formanos de 1982)
Os pioneiros tiveram atuação marcante e prestaram excelente serviço à formação acadêmica, revelando valores exponenciais para a causa científica e cultural do país. A listagem geral de Professores e Alunos egressos segue em ordem cronológica. Alunos de 1977 que ingressaram no Curso de Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP e colaram grau em 1982: Adalto Tadaqui Kanashiro; Ademiro Palmério Custódio; Antonio Carlos Fernandes da Fonseca; Arlete Aparecida Correia Meneguette; Cibeli Regina Ferreira; Darci Pereia de Oliveira; Daubérson Monteiro da Silva; Eduardo Martins de Oliveira; Eliana Batista Nogueira; Eliana Maria Kalil Melo; Fernando Bastos Martinho Jr; Hermes Alves Lira Jr; João Francisco Galera Monico; José Enoé Laperuta; José Milton Arana; José Tadeu Garcia Tommaselli; Júlio Kyoshi Hasegawa; Luiz Takeo Hara; Luiza Marilac Guazzi; Manoel Fernando Carrara; Marcos de Galles; Margarete Takahashi; Maria Lúcia Ribeiro de Matos; Mauro Maurício Vasquez Beltrão; Mariza Lucia dos Santos; Mauro Issami Ishikawa; Mônica Modesta Santos Decanini; Nestor Brandão Jr.; Otávio Yassuo Itame; Regina Célia dos Santos; Roberto Lazzarini e Waldir Borges de Oliveira.

Docentes da 1ª.Turma (1977/1982)
Luiz Fernandes Galante; Raul Spera; Tereza Higashi;Antonio de Assis Carvalho; João Carlos Grigoli; Mario Artoni; Cleide Cavichiolli; Carmen Diana Rodrigues Daré; Manoel Carlos Toledo Franco de Godoy; Beatriz Maria Soares Pontes; Wilson Luiz Prette; Hideo Sudo; Paulo Ishimino; Nandamudi Jagan Moharra Rao; Tertuliano Miguel Arêa Leão; Mauro JoséTiziano;Ana Maria Corrêa Arêa Leão; José Roberto Mauro; Osvaldo Ari Abib; Marília Barros de Aguiar; Carlos Alberto Penatti; Carlos Alberto Penatti; Messias Meneguette Jr.; Miguel Velido Rodon; Eduardo Agai Sakimay; Helena Harumi O. Sakamoto; Jair Carlos Romano; José Arnaldo Teixeira Bonilha; Helenice Biazi; Mario Matozo Campello; José Hajj; Neuranides Martins Zana; Benjamim Teodoro de Rezende; Vera Ferreira de Almeida;José Moura Notari; Neuranides Martins C.Zana; Mauro Cesar Moura Lopes Kieling; Octavio Montesanti; Ismara Borges S.Figueiredo; Hélio Minoru Watanabe; Sérgo Ribeiro Vicente; João Carlos Rela; Eurosvaldo de Oliveira Ferraz; Ademir Goulart Figueiredo; Maria Malheiros Bazan; Gilberto José Garcia e Maria de Lourdes F.Garcia.;

Nos dias 25, 26 e 27 de Julho deste ano será realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o 3º Simpósio Brasileiro de Geomática/SBG. Trata-se de mais um importante evento em comemoração aos 35 anos do curso de Engenharia Cartográfica, que espera receber representações do Brasil e do Exterior. O Prof.Dr.João Carlos Chaves é o atual Chefe do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP. A Profª.Drª. Maria de Lourdes B.Trindade Galo é a Coordenadora do curso de Pós-Graduação e o Prof.Dr.José Milton Arana, é o Coordenador do curso de Graduação. É ele quem esclarece: “As atividades teórico-práticas são desenvolvidas no decorrer das disciplinas. Algumas delas são realizadas em campo; outras executadas na Central de Laboratórios do Departamento de Cartografia”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Milton Arana é o Coordenador do Curso de Graduação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. O chefe do Departamento de Cartografia é o Prof.Dr.João Carlos Chaves.

A Engenharia Cartográfica é a área da Engenharia que se ocupa da aquisição, processamento, representação e análise da geo-informação nas formas analógica e digital. Assim, o Engenheiro Cartógrafo é um especialista em planejamento, organização, especificação, projeto, orientação, direção e fiscalização das diversas modalidades de levantamentos, do processamento e interpretação dos dados coletados, bem como da representação e reprodução de documentos cartográficos. Nesse sentido, o Curso de Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP visa formar profissionais conscientes e aptos a desempenharem suas atividades com qualidade, nas funções de:

Planejamento – Definição dos dados a serem coletados e dos recursos e métodos necessários para se atingir os objetivos do mapeamento;
Coleta de Dados – Levantamentos geodésicos (posicionamento preciso da região a ser mapeada), topográficos (detalhamento e apoio de campo), batimétricos (determinação do relevo submerso), fotogramétricos (utilização de fotos terrestres, aéreas e espaciais) e por sensoriamento remoto (emprego de dados e imagens obtidas através de sensores);
Processamento e Interpretação de Dados – Realização de cálculos matemáticos, modelagem numérica, restituição analógica e digital, classificação de dados multiespectrais; interpretação de fotos e imagens; modelagem de dados geográficos;
Representação e Reprodução Cartográfica – Representar nas formas visuais/analógicas ou digitais as informações geográficas, com base nos dados coletados;
Análise de Informação – Integrar equipes interdisciplinares em processos de análise ambiental; apoio ao processo de tomada de decisão em planejamento urbano e rural; gerenciamento dos recursos, bens e serviços de forma racional, eficiente e transparente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O curso de Engenharia Cartográfica comemora em 2012 seus 35 anos de implantação. Da mesma forma o curso de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas vai comemorar 15 anos.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas (PPGCC) tem como meta a formação de Mestres e Doutores com alta capacidade de ensino e pesquisa na área de Ciências Cartográficas e correlatas, assim como formar Pesquisadores para atuar em empresas públicas e privadas. Assim, o profissional formado em Engenharia Cartográfica pela FCT/UNESP deverá ter uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com capacidade de absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Um giro pela história
Para conhecer a trajetória desenvolvida pelo curso de Engenharia Cartográfica na FCT/UNESP no decorrer dos anos é preciso retroceder às décadas 60 e 70, onde vamos descobrir seus precursores: Prof.Dr.Marcos Alegre e Prof.Dr. Alvanir Figueiredo. Marcos Alegre veio para Presidente Prudente no dia 05 de Agosto de 1963. Ele foi detentor do título de 1º Doutorado na área de Geocartografia no Brasil, que o recomendava para assumir as aulas de Cartografia e Topografia no antigo IPEA, hoje Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Sua contratação foi feita em São Paulo pelo Prof.Dr. José Fernando Martins Bonilha, que sucedeu o 1º Diretor da ex-FAFI, Joaquim Alfredo da Fonseca. Na época, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras era a única escola de nível superior na região.

Procedente do Rio de Janeiro, aqui se fixou a partir de 1964 o Prof.Dr.José Ferrari Leite, assim como os Profs:.Alvanir Figueiredo, Myrtes da Fonseca Pinto, Max H.Boudin, Augusto Litholdo, Celso Volpe, Augusto Titarelli, Fernando Salgado e outros. As funções de Diretor eram desempenhadas pelo Prof. Hygino Aliandro, que foi substituído pelo Interventor designado pelo Governo do Estado, Dr.Sylvio Fernando Paes de Barros (Juiz de Direito). Na época, a Faculdade mantinha os cursos de Pedagogia, Geografia, Ciências Sociais e Matemática. Houve mudança na nomenclatura de FAFI para IPEA (Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais) e o Prof. Alvanir Figueiredo era responsável por 5 disciplinas. Alguns cursos foram suprimidos, dando lugar a novas opções.

Em 1.966 assume a Direção do IPEA, o Prof.Dr.José Ferrari Leite tendo como vice-Diretor, o Prof.Dr. Marcos Alegre. Criada a Universidade Estadual Paulista ”Julio de Mesquita Filho” abriram-se novos horizontes e novas unidades. Com isso, também surgiram novas ideias: uma delas pela criação do Curso de Engenharia Cartográfica, que nasceu em São Paulo por iniciativa do Prof.Dr.Marcos Alegre. O Prof.Alvanir Figueiredo – então Diretor da Instituição – foi consultado e aprovou a ideia. “O curso é uma habilitação da Geografia, muito melhorado. Bom para a Unesp por ser o único curso de São Paulo e o 5º no Brasil” – divulga o Livro “Faculdade de Ciências e Tecnologia” – Ontem e Hoje (página 138) de autoria do Prof.Dr.Marcos Alegre.

No mesmo Livro (página 139) diz o precursor do Curso de Engenharia Cartográfica na FCT/UNESP: “O Alvanir levou o Curriculum para mostrar ao Reitor, mas ele não deu uma resposta conclusiva. Posteriormente falou com o Reitor pelo telefone, e ele achou a ideia interessante. Sobretudo para o planejamento, subsidiando bastante a Geografia. “Trata-se de um curso de grande futuro”. O pessoal da SBC costuma dizer que só São Paulo teria condições de oferecer um curso de Cartografia com base na Geografia, que já tinha grande prestígio e apoio da Matemática. O Alvanir discutiu muito a viabilidade do curso com o Reitor e a resposta foi: “Sendo assim vocês podem montar”. O relato histórico do Prof.Dr.Marcos Alegre é complementado por esta informação: “Em poucos dias montamos o curso de Engenharia Cartográfica e fizemos o Vestibular. O curso começou em Julho de 1977 e foi um recorde” – finaliza.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Alvanir Figueiredo e o Prof.Dr.Marcos Alegre são considerados precursores da Engenharia Cartográfica no Estado de São Paulo, cujo 1º e único curso funciona em Presidente Prudente.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.