mai 07

O dia 03 de maio de 2012 foi muito significativo para professores, estudantes, servidores e a comunidade em geral pela comemoração dos 53 anos da FCT/Unesp. O ato festivo foi prestigiado pelo Prof. Dr. Julio Cezar Durigan, no exercício da Reitoria da Unesp, que inaugurou juntamente com o Diretor e Vice-Diretor da FCT, duas importantes exposições temáticas que vão permanecer na Biblioteca até o dia 10 de maio.

Ambas as exposições foram visitadas por professores, funcionários e alunos da Associação de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente, especialmente convidados para o evento inclusivo.

As duas mostras de arte, cultura e desenvolvimento foram apresentadas aos visitantes a partir do dia 03 de Maio em comemoração aos 53 anos da FCT/UNESP.

Exposição “Rio+20 Click! Unesp Ciência”
Esta exposição itinerante é composta por 20 fotos, anteriormente publicadas na Seção Click! da Revista Unesp Ciência, as quais foram escolhidas a fim de incentivar a reflexão sobre problemas ambientais, economia verde e desenvolvimento sustentável. Estes são os principais eixos da discussão da Rio+20, evento internacional que ocorrerá em junho no Rio de Janeiro.

Segundo a Presidente da Comissão de Acessibilidade da FCT/Unesp, Profª Drª Arlete Meneguette, coordenadora da exposição, a mostra foi enriquecida por representações táteis para algumas fotos, além de textos ampliados, textos impressos em Braile e áudio-descrições, para atender à demanda de pessoas com deficiência visual.

No dia 11 de maio, a mostra vai ser levada à Associação de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente, onde os professores e alunos poderão avaliar os materiais especialmente preparados e contribuir com sugestões de aprimoramento.
Em seguida a exposição itinerante seguirá para Ourinhos, Rosana, São José do Rio Preto e outras unidades da Unesp.

A Exposição Rio+20 Click! Unesp Ciência chamou a atenção, de todos especialmente pelas representações táteis, além de textos em Braile e áudio-descrições.

Uma representação da Associação de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente foi a primeira a visitar a Exposição, prestigiada pelo Reitor e outras personalidades.

Exposição “Cemitério Japonês de Álvares Machado”
A exposição mostra painéis com fotos do Cemitério Japonês de Álvares Machado, que é visitado por milhares de pessoas, especialmente no 2º domingo de Julho, durante a celebração do “Shokon-Sai”. Uma maquete tátil também foi exposta e atraiu a atenção dos visitantes.
A Profª Drª Neide Barrocá Facio, da FCT/Unesp, é quem coordena a Exposição. Ela lembra que o Cemitério Japonês é um dos três únicos bens tombados pelo CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo) no Oeste do Estado. O conjunto arquitetônico do Cemitério típico de Álvares Machado/SP é uma paisagem de característica única na América Latina e é preservado desde 1942.

Os primeiros visitantes das duas mostras foram os integrantes da Associação de Proteção aos Cegos, recepcionados pelos voluntários do Comitê organizador do evento.

Bolo de Aniversário
Para encerrar as comemorações festivas do dia 03 de maio foi oferecido um bolo de aniversário, acompanhado por refrigerantes.
Todos cantaram “Parabéns a você” na hora do corte do bolo pelo Diretor, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol.
O clima alegre e festivo que marcou a passagem dos 53 anos da FCT/Unesp ficou na memória de todos os participantes.

Para assinalar a importância do dia 03 de Maio, data comemorativa ao 53º ano de implantação da Unidade, foi cortado o bolo pelo Prof. Nivaldo e oferecido a todos.