mai 05

Prestigiada com a presença do Prof.Dr.Julio Cezar Durigan, no exercício da Reitoria da Unesp, pela Sra. Flávia Maria Bastos, da Coordenadoria Geral de Bibliotecas, Profs.Drs. Antonio Nivaldo Hespanhol e Marcelo Messias, respectivamente Diretor e Vice-Diretor da FCT/UNESP, além da Sra. Teresa Raquel Vanalli ,Diretora da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Coordenadora, Profª Drª Renata Junqueira de Souza, do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil – CELLIJ – foi oficialmente inaugurada e entregue à comunidade, a 1ª Biblioteca Infantil destina a Unidade de Presidente Prudente. O ato inaugural também contou com a presença de grande número de professores, estudantes e representantes da imprensa, rádio e televisão.

O cerimonial foi conduzido pelo Supervisor de Seção do SAEPE, Sr. Walmir César Lanza Caldeira que anunciou como 1º orador, o Prof.Dr.Julio Cezar Durigan e a seguir, o Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol e a Coordenadora do CELLIJ, Profª Drª Renata Junqueira de Souza. O ato seguinte foi representado pelo desatamento da fita simbólica para entrega oficial do novo empreendimento cultural representado pela Biblioteca Pública destinada à crianças e adolescentes.

São mais de três mil títulos à disposição dos interessados, entre livros infantis e textos teóricos. Daqui para a frente, face à inauguração haverá fácil acesso de todos os interessados: Professores, pesquisadores, adolescentes, crianças e estudantes em geral poderão contar com mais essa inovação. Os livros ficam disponibilizados aos alunos de Pedagogia, a fim de promover o preparo de suas aulas por pesquisadores, crianças ou adolescentes das escolas locais. O atendimento é diário, exceto aos domingos.

Dentre os pronunciamentos verificados no ato inaugural, damos ênfase especial ao que falou o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, que fez inicialmente uma saudação especial ao Reitor, Prof. Dr. Julio César Durigan, à Coordenadoras da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da UNESP, Sra. Flávia Maria Bastos e Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza, do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) e à Diretora da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Sra. Teresa Raquel Vanalli.

A inauguração da Biblioteca Infantil da FCT/UNESP representa a concretização do sonho de algumas pessoas que se dedicam ao estudo da literatura infantil e atuam diretamente na tarefa de formar leitores. Para que isto pudesse se tornar realidade algumas pessoas trabalharam com afinco, especialmente a Profa. Renata, Raquel Vanalli, Silvia e todo o nosso pessoal da biblioteca e professores, alunos e pesquisadores vinculados ao CELLIJ.

O Prof.Nivaldo ressaltou que foi muito importante o apoio do pessoal vinculado à Diretoria de Serviços que se encarregou da pintura e do embelezamento do prédio do CELLIJ, para que pudesse receber o acervo da Biblioteca Infantil.

A partir de agora disse o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, “a biblioteca infantil da FCT deixa de ser apenas um setor da nossa grande biblioteca e passa a contar com espaço próprio. Um espaço dedicado ao estudo e a promoção da leitura, formação de leitores e um espaço onde os alunos do curso de Pedagogia possam complementar a sua formação acadêmica”.

Disse mais o Prof. Nivaldo: “A Profa. Renata e nossa bibliotecária Teresa Raquel são entusiastas da leitura e da literatura infantil e, portanto, temos os ingredientes básicos para que esta seja uma experiência de êxito na FCT e na UNESP”.

E para finalizar: não podemos esquecer de agradecer à Reitoria (em nome do Reitor que está aqui presente); ao Prof. Ricardo, Pró-Reitor de Administração e da Sra. Jussara Arantes, da Divisão Técnica Administrativa da Reitoria, pelo empenho para conseguir a contratação de uma nova Bibliotecária que foi de fundamental importância para viabilizar a concretização deste projeto.

Dois momentos da maior importância: os pronunciamentos do Reitor, Prof.Dr.Julio Cezar Durigan e do Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol

A Coordenadora do CELLIJ, Profª Drª Renata Junqueira de Souza, no interior da Biblioteca Infantil, tendo ao lado a Diretora da Biblioteca da FCT/UNESP,Teresa Raquel Vanalli e Flávia M.Bastos (Coord.Geral de Bibliotecas), acompanham a ação das primeiras visitantes.