mai 01

Tendo como local o Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – realizou-se dia 28 de Abril de 2012 mais uma defesa de dissertação de Mestrado do Programa de Fisioterapia, com a presença da candidata Thamara Alves, que mereceu aprovação com distinção. Perante a Banca Examinadora ela abordou o tema: “Efeitos do treinamento resistido concêntrico versus Excêntrico sobre respostas funcionais, clínicas e bioquímicas”, resumido como programas de treinamento, força muscular, dor e marcadores biológicos.

Como Orientador da Mestranda atuou o Prof. Dr. Carlos Marcelo Pastre, do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente.; e como membros, a Profª.Drª.Flávia Alessandra Guarnier, da Universidade Estadual de Londrina/PR – UEL – e o Prof.Dr.Jayme Netto Junior, do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente prudente.

Em seu trabalho de pesquisa, Thamara Alves ressalta que o objetivo do presente estudo foi o de avaliar e comparar um treinamento de força composto por dez sessões de cargas progressivas entre grupos com predomínio de contração concêntrica versus Excêntrica do grupo de extensor de joelho; a partir de respostas funcionais (força isotômica e isométrica), clínicas (sensibilidade, dor e circunferência do membro) e bioquímicas (creatina cinase, fator de necrose tumoral alfa e cortisol). A casuística do estudo foi composta por 120 elementos do sexo masculino, com idades entre 18 a 26 anos, divididos aleatoriamente em quatro grupos.

Resultados: O treinamento excêntrico apresentou aumento significante de força isotônica 96 horas em relação ao momento basal e a G2. G1 e G2 apresentaram maior sensibilidade no músculo reto femoral em relação a G3 e G4, respectivamente, 48 horas após a sessão. G1 obteve incremento dos valores de creatina cinase entre 24 e 96 horas em relação ao momento basal, e diferença significante em relação a G2 e G33, 48 e 96 horas após o exercício.

Conclusão: o treinamento excêntrico promove adaptação funcional em três semanas e o treinamento independentemente do tipo de contração enfatizada, proporciona efeito protetor à musculatura em relação a uma sessão única de exercício máximo localizado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Thamara Alves, aluna do Programa de Fisioterapia enfrenta a Banca Examinadora para a defesa de dissertação de Mestrado no Anfiteatro VII. Ela foi orientada pelo Prof. Dr. Carlos Marcelo Pastre da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aprovada com distinção, sua dissertação foi acompanhada com muito interesse não só pelos integrantes da Banca, como também por amigos e colegas de curso na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.