mai 01

Marcando o encerramento do mês de Abril, realizou-se no dia 26 a partir das 14h30 na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia, mais uma defesa pública de Tese de Doutorado. Candidato: Haroldo Antonio Marques, tendo como Orientador o Prof.Dr.João Francisco Galera Monico, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP. O tema da tese versou sobre: “PPP em tempo real com estimativa das correções dos relógios dos satélites no contexto de rede GNSS”.

Além do Orientador fizeram parte da Banca Examinadora: o Prof.Dr. Celso Braga de Mendonça, da Empresa Brasileira de Aeronáutica; Prof.Dr. Hélio Koiti Kuga, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE –São José dos Campos/SP; Prof. Dr. Silvio Jacks dos Anjos Garnés, da Universidade Federal de Pernambuco e Profª.Drª.Daniele Barrocá Marra Alves, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente/SP.

No trabalho que desenvolveu como defesa de tese, Haroldo relatou: Dentre os diversos métodos possíveis de posicionamento GNSS, encontra-se atualmente em evidencia aqueles que proporcionam posicionamento em tempo real, ou próximo do tempo real com acurácia ao nível centimétrico ou decimétrico. Nesse caso, destaca-se o PPP em tempo real, o qual requer a disponibilização das órbitas precisas em tempo real, bem como as correções dos relógios dos satélites. Logo, é necessário pesquisar e desenvolver metodologias adequadas para estimar as correções dos relógios dos satélites com melhor qualidade para aplicação no PPP em tempo real.

Quanto ao Projeto de Doutorado, diz Haroldo Antonio Marques:”tem como principais objetivos pesquisar e disponibilizar uma metodologia para estimar as correções dos relógios dos satélites GNSS em tempo real no contexto de uma rede GNSS, bem como a aplicação dessas correções no PPP em tempo real. A estimativa das correções dos relógios dos satélites foi gerada com base nas medidas de pseudodistância suavizada pela fase de onda portadora e também utilizando o código e a fase com estimativa das ambiguidades para cada satélite disponível em cada estação”.

E finalizando o relato: A precisão diária da estimativa das correções dos relógios dos satélites alcançou valores da ordem de 0,15 nanosegundos e a aplicação no posicionamento GNSS mostra que é possível realizar PPP em tempo real no modo cinemático com acurácia da ordem de 10 a 20 cm.

Haroldo Antonio Marques,do Progr.de Ciências Cartográficas defendeu tese de Doutorado na FCT/UNESP, perante a Banca Examinadora que vc vê nesta foto.

O Orientador foi o Prof.Dr.João Francisco Galera Monico, do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP. Na primeira parte da defesa pública, Haroldo fez completo relato sobre sua tese.