dez 20

Ao encerrar seus trabalhos relacionados à defesas de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado no Campus da Unesp de Presidente Prudente, o Departamento de Pós-graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia registrou um saldo altamente positivo: 108 defesas no total geral do ano de 2011. Também foram registradas duas defesas públicas de Livre-docência.

O Programa de Pós-graduação em Geografia foi o detentor do maior número de defesas de dissertações de Mestrado (28) e teses de Doutorado (11), totalizando 39 defesas. Educação figura em segundo lugar, com 38 defesas de dissertações (só Mestrado).

Seguem-se: Fisioterapia, com 18 defesas de dissertações de Mestrado e Ciências Cartográficas, com 8 defesas de dissertações de Mestrado e 5 teses de Doutorado, totalizando 13 trabalhos de defesa pública. No total: 92 defesas de Mestrado; 16 defesas de Doutorado e duas de Livre Docência, totalizando no balanço geral 110 defesas.

Doutorado: 2 defesas num só dia

As duas últimas defesas de teses de Doutorado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – neste ano que está terminando, ocorreram no dia 16 de Dezembro, no Anfiteatro II e Sala de Apresentação de Projetos do Deptº.de Cartografia. As 2 Comissões Examinadoras estiveram reunidas para ouvir e dialogar com os candidatos ao Doutorado: Andrea Celeste de Araujo Petisco (Programa: Geografia) e Antonio Juliano Fazan (Programa:Ciências Cartográficas), respectivamente.

Na 1ª.tese, defendida pela Doutoranda na área de Geografia, o Orientador foi o Prof. Dr. Everaldo Santos Melazzo, do Deptº.de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/UNESP; e na 2ª.tese, defendida pelo Doutorando na área de Ciências Cartográficas, foi

Orientador o Prof.Dr.Aluir Porfirio Dal Poz, do Deptº.de Cartografia da FCT/UNESP.

Atuaram como membros das Comissões Examinadoras, os Profs. Drs.: Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Deptº.de Geografia da FCT/UNESP; Marcos Aurélio Saquet, do Colegiado de Geografia da Univ.Estadual do Oeste do Paraná; Waldir José Gaspar, do Deptº. de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes; Beatriz Ribeiro Soares, do Instituto de Geografia da Univ. Federal de Uberlândia; Edson Aparecido Mitishita, da Univ. Federal do Paraná; Raul Queiroz Feitosa, da PUC do Rio de Janeiro; Maurício Galo, do Deptº de Cartografia e Messias Meneguette Junior, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP de Presidente Prudente.

Temas desenvolvidos

“Cidades, regiões e redes: Estudo teórico-metodológico sobre suas relações no contexto contemporâneo” foi o tema desenvolvido pela candidata Andrea Celeste de Araujo Petisco (Geografia), enquanto na tese seguinte, ref. a Ciências Cartográficas, Antonio Juliano Fazan elaborou trabalho e defendeu tese versando sobre: “Extração de contornos de telhado de edifícios no espaço objeto, baseada em Snakes e programação dinâmica a partir de Tin/Laser e imagens aéreas de alta resolução”.

Em seu trabalho de pesquisa, a Doutoranda cita São José do Rio Preto e Bauru como pontos preferenciais e referência para sua tese, com abordagem de estudos regionais. E acrescenta: “A necessidade de se conhecer os fenômenos urbanos e regionais, de forma integrada tem sido ressaltada em diversos campos do conhecimento. A necessidade de se ter melhores bases de estudos visando previsão e direcionamento de ações, também tem sido foco de questionamentos sobre sua necessidade, permanência e aplicação”.

Ao perguntar se a cidade teria – ou não – perdido os vínculos com a região, esta pesquisa busca compreender o conjunto da rede urbana e regiões associadas a ela. Dentro desta composição, foi delimitado o escopo da pesquisa e a construção desta tese que almeja unir elementos que se pressupõe estarem separados, encontrando um ponto de

contribuição metodológico e perspectivas para o planejamento, ação e tomadas de decisão.

O que muda então, para que a delimitação das regiões sejam diferentes? É a pergunta de Andrea Celeste. E ela complementa: “Acredita-se que mudam as relações entre as pessoas, instituições e outras forças, como a política e a econômica. Neste sentido estruturou-se e foi elaborada esta tese”.

O candidato Antonio Juliano Fazan, em sua tese de Doutorado em Ciências Cartográficas apresenta seu trabalho baseado no tema que adotou e afirma que o assunto é alvo de investigação contínua, desde a década de 70. Neste contexto, as pesquisas com dados coletados por sistemas de varredura a laser aerotransportados também têm despertado grande interesse e se intensificado nos últimos anos, fato decorrente da evolução tecnológica.

Mais adiante, diz Fazan: Este trabalho teve por motivação principal, a exploração da sinergia existente entre os dados de varredura a laser e de imagem aérea no contexto da extração de edifícios. “As informações tridimensionais fornecidas pelos dados de varredura a laser e a alta definição dos contornos dos telhados nas imagens aéreas de alta resolução podem ser combinadas para possibilitar a obtenção de resultados acurados e confiáveis”

Finalizando diz o Doutorando: O método desenvolvido foi avaliado experimentalmente, utilizando dados reais de imagens aéreas de alta resolução e dados de varredura a laser aerotransportado. Os resultados obtidos demonstraram, em casos isolados, um certo nível de robustez do método na extração dos contornos de telhado, principalmente ao lidar com a ocorrência de detalhes espúrios nas imagens aéreas. Os resultados obtidos – por outro lado – também mostram que o método é sensível à forte interação existente entre os objetos presentes em áreas urbanas complexas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro II da FCT/UNESP, a Comissão Examinadora se reuniu para acolher a defesa pública da tese de Doutorado em Geografia, pela candidata Andrea Celeste de Araujo Petisco.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala de Apresentação de Projetos – Deptº de Cartografia – o candidato ao título de Doutorado em Ciências Cartográfica Antonio Juliano Fazan fez sua defesa pública perante a Banca.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.