dez 20

No decorrer deste ano de 2011 que está terminando, os investimentos totais da UNESP em Presidente Prudente ultrapassaram os 70 milhões de reais, em folha de pagamento (66,7 mi), custeio (3,6 mi) e outros investimentos. Mais de 6 milhões de reais foram investidos em obras no Campus Universitário; e ainda: obras, reformas e aquisição de equipamentos. As informações foram prestadas pelo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol.

A construção do prédio destinado ao Restaurante Universitário – com 1.600 m2 – que já está praticamente concluída, teve um custo equivalente a R$1.742.744,78. Foi a maior soma de investimento deste ano, seguida pela edificação da STI/STM (inaugurada oficialmente em 19 de Agosto de 2011), que custou R$1.215.987,90; obra da Rede de Cidades Médias orçada em R$407.180,87 e construção do Núcleo de Estudos em Ergonomia, no total de R$375.086,00.

Pelo relatório oficial, as ações de 2011 incluíram: a reforma do Bloco “A” da Moradia Estudantil (R$359.300,00); Iluminação do Anel Viário (R$189.752,92); Estantes deslizantes da Seção de Comunicações (R$160.442,60); Estantes deslizantes da Biblioteca (R$150.623,00); Reforma p/resolver problemas de infiltração do Discente V (R$128.871,94); reforma estrutural do DEMEC e Educ./Doc.II (R$ 101.535,50); Sanitários da Biblioteca (R$100.576,80); reforma e modernização das Secretaria dos Departamentos de Ed.Física e Fisioterapia (R$94.227,99); Aquisição de mobiliário/Departamento de Geografia (R$75.000,00); Levantamento planialtimétrico (R$71.200,00); Aquisição e instalação de cancelas (R$69.200,00) e outros investimentos inadiáveis.

Posição destacada

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – é considerada atualmente a 2ª maior formadora de Doutores no Brasil, além de ser a 2ª com o maior número de Projetos de Pós-graduação. A unidade de Presidente Prudente – FCT/UNESP – é uma das maiores e mais importantes Instituições de Ensino Superior do Brasil. É destaque pela maior faculdade da UNESP e consequentemente maior número de alunos: cerca de 3.600. Para 2012 estarão abertas 640 novas vagas.

A FCT/UNESP – em vias de completar 53 anos em Presidente Prudente – conta com 8 Departamentos; 219 docentes, 206 servidores; 12 cursos de graduação; 5 programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Ciências Cartográficas, Geografia, Educação); Mestrado em Fisioterapia, Matemática Aplicada e Computacional.

Muitas ações e investimentos estão previstos para o ano de 2012, através de novos recursos destinados à construção e adaptação de prédios, tais como o da antiga Seção Técnica de Materiais para abrigar salas de docentes, reforma do prédio da administração e da Seção Técnica Acadêmica, reforma do Bloco de Salas de Aula I, do Bloco “B” da moradia estudantil, construção de uma nova central de salas de aula, de salas de permanência e laboratórios de pesquisa do Departamento de Física, Química e Biologia, cujos investimentos ultrapassarão a 7 milhões de reais, além da construção de dois laboratórios, no valor de três milhões de reais que deverão ser construídos com recursos provenientes de multas aplicadas pelo Ministério Público Federal do Meio Ambiente.

Boletim da Diretoria

No Boletim da Diretoria nº 22/2011 (última edição do ano), os Profs.Drs. Antonio Nivaldo Hespanhol e Marcelo Messias, respectivamente diretor e vice-diretor da FCT/UNESP externam seus agradecimentos pelo trabalho e empenho dos professores, servidores e alunos em prol do desenvolvimento da instituição neste ano. De acordo com o relato inicial, a Diretoria em seu 2º ano de gestão administrativa, ressalta a cooperação e parceria com a Congregação da Unidade, com os chefes dos Departamentos de Ensino, coordenadores dos cursos de graduação e dos Programas de pós-graduação.

E mais: Presidentes e membros das Comissões Assessoras da Congregação e da Direção, Diretores de Área (Acadêmica, Administrativa, Serviços, Informática e Biblioteca), Supervisores de Seções e Setores, comissões temporárias, servidores docentes e técnico-administrativos e alunos, bem como dirigentes de instituições direta e indiretamente vinculadas à FCT. Prestadores de serviço, em caráter permanente e temporário, foram de fundamental importância para o bom andamento das atividades da instituição.

As parcerias e o bom relacionamento com a Reitoria também foram cruciais para o bom andamento da administração da unidade. No boletim o Diretor e o Vice-Diretor da FCT/UNESP desejam um Feliz Natal e que o Ano de 2012 seja repleto de saúde, paz e realizações, tanto pessoais quanto profissionais.

A construção do Restaurante Universitário (de 1.600 m2) constituiu o maior investimento do ano no Campus da FCT/UNESP, segundo informa o Diretor Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol.

A inauguração do edifício da STI/STM em Agosto deste ano com a presença do Vice-Reitor no exercício da Reitoria, Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan, representou um grande avanço a serviço da informação e tecnologia.