dez 02

EVENTO INTEGROU A SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO

O “IV Simpósio do Projeto de Empreendedorismo Fundo de Vale da FCT/Unesp” foi realizado no dia 16/11/2011, das 9h30 às 11h30, na Biblioteca da Unesp – Campus de Presidente Prudente. O evento integrou a programação da “Semana Global do Empreendedorismo”, um movimento internacional que foi realizado no mês de novembro de 2011 em 104 países, inclusive em todo o Brasil.
Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da FCT/Unesp apresentaram os resultados obtidos pelas empresas virtuais que desenvolveram um Projeto de Empreendedorismo sob a orientação da Profª. Adj. Arlete Meneguette (Departamento de Cartografia), ao longo do segundo semestre de 2011.
Os jovens empreendedores construíram e mostraram maquetes analógicas que representam um diagnóstico da Área de Preservação Permanente (APP) Urbana, localizada nas imediações do Jardim Icaray, Jardim Paris e Jardim Campo Belo, em Presidente Prudente.

Clique para ampliar!
Um produto cartográfico que se destacou foi uma maquete tátil, elaborada especialmente para pessoas com deficiência visual.

Clique para ampliar!
Foram apresentadas também maquetes eletrônicas, elaboradas com o software Google Sketch Up, mostrando propostas de intervenção ecologicamente corretas e socialmente justas para a APP.

Clique para ampliar!
A partir de uma das maquetes eletrônicas um vídeo foi especialmente produzido para demonstrar o projeto de revitalização de uma praça que passará a ser chamada “Maria Reis”, em homenagem à primeira moradora do Jardim Icaray.

Clique para ampliar!
Os participantes do evento contribuíram com ideias e sugestões de aprimoramento da proposta de intervenção. A Profª. Dra. Arlete Maria Francisco (Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente) esteve presente no Simpósio e ressaltou a importância do envolvimento dos estudantes em projetos dessa natureza.

Clique para ampliar!

O evento foi coberto pela mídia local e regional:
a) Entrevista ao vivo na TV Fronteira, no dia 16/11/2011, na primeira edição do noticiário regional.
b) Reportagem na TV Fronteira, no dia 16/11/2011, na segunda edição do noticiário regional, como pode ser visto clicando AQUI. Esta reportagem foi repetida na primeira edição do noticiário regional no dia 17/11/2011.
c) Reportagens impressas no Jornal O Imparcial de 17/11/2011 e 27/11/2011
d) Reportagem impressa no Jornal Oeste Notícias de 17/11/2011
e) Notas publicadas no Twitter, Facebook e no Site da FCT/Unesp

O projeto ainda está em andamento e as propostas elaboradas pelos jovens empreendedores estão sendo repassadas para a Prefeitura Municipal e para a Câmara Municipal de Presidente Prudente, para que sirvam como subsídios aos tomadores de decisão. No dia 01/12/2011 a proposta da “Praça Maria Reis” foi apresentada pelos estudantes Gustavo Orati, Mayra Fernandes e Thaís Bispo, da disciplina Modelização do Espaço Urbano.

Clique para ampliar!
A apresentação foi feita especialmente para o Engenheiro Laércio Batista de Alcântara (Secretário Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação), para a Profª. Maria Cristina Madeiral Netto (Secretária Municipal de Esportes) e para o Vereador Cidinho Lourenção.

Clique para ampliar!

É importante ressaltar que este Projeto de Empreendedorismo vem sendo realizado desde o ano de 2006, envolvendo docentes e alunos dos cursos de Engenharia Cartográfica, Engenharia Ambiental, Geografia, Estatística, Arquitetura e Urbanismo.
Além da comunidade acadêmica participam representantes do poder público, da iniciativa privada, da sociedade civil organizada e principalmente os moradores dos bairros adjacentes ao fundo de vale. A população local tem contribuído como parceira neste projeto de empreendedorismo social e ambiental.