nov 02

Presidente Prudente sediou no dia 25 de Outubro no Teatro Paulo Roberto Lisboa/Centro Cultural Matarazzo, um dos mais importantes eventos do ano: o II Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade – Questões de Saúde e Segurança do Trabalho. No ato de Abertura pela manhã, vários pronunciamentos com destaque especial para as Professoras Doutoras: Iracimara de Anchieta Messias, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e Adelaide Nascimento, representando a CNAM/Paris – França. Em seguida realizou-se a 1ª mesa redonda, com enfoque nas doenças e Acidentes do trabalho: Olhares cruzados Brasil-França.

De acordo com a programação oficialmente elaborada, foram desenvolvidas outras palestras, com abordagem voltada para as questões de saúde e segurança do trabalho. O Prof.Dr. Yannic Lémonie – do CNAM/Paris – França falou sobre a prevenção de LER/DORT em Ergonomia da Atividade: da variabilidade e diversidade gestual à organização do trabalho. Na palestra seguinte, o Prof.Dr.Rodolfo Vilela, da FSP/USP enfocou os Acidentes do Trabalho: da análise sócio técnica à construção social de mudanças.

Finalizando as atividades do período matinal, foi convidado a fazer uso da palavra o Prof.Dr.José Marçal Jackson Filho, da FUNDACENRO que destacou a expansão do objeto da investigação e análise de acidentes do trabalho: A experiência do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador do Paraná. Como parte da programação especialmente realizada no Centro Cultural Matarazzo, foi aberto espaço para perguntas e respostas, com debate entre a plateia e palestrantes.

Novas palestras e mesa redonda

No período da tarde do dia 25/Outº, os trabalhos foram reabertos às 13h30 e prosseguiram até o final do dia, com mesa redonda, evidenciando o outro lado do Agronegócio. Especialmente: conflitos com Agrotóxicos e a NR-36. Em seguida, assumiu a palavra o Prof.Dr.Alain Garrigou, da Universidade de Bordeaux-França, falando sobre a Avaliação das exposições aos pesticidas: um objeto de diálogo e de confrontação entre as diferentes abordagens disciplinares de prevenção dos riscos profissionais.

Com referência ao Pontal do Paranapanema, a Profª.Drª. Iracimara de Anchieta Messias (NEPErg/FCT/UNESP), fez amplo relato. Com destaque para os cenários da exposição à agrotóxicos, provocados com a dupla exposição de camponeses, assentados na área territorial de Teodoro Sampaio/SP. Na última palestra, desenvolvida no Teatro Paulo Roberto Lisboa, a Profª.Drª.Iracimara ressaltou a rotação de postos em Frigorífico, através de uma abordagem participativa: dimensões técnicas e sociais da intervenção ergonômica. Ela foi questionada por participantes, através de perguntas e debates, respondendo a todas às indagações, como palestrante. Na conclusão das atividades desse importante Seminário de âmbito Internacional, houve pronunciamentos da Coordenadora do evento e também dos palestrantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Presidente Prudente sediou no dia 25/Outº, um dos mais importantes eventos da atualidade: o II Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Teatro Paulo Roberto Lisboa/Centro Cultural Matarazzo se desenvolveu toda a programação alusiva ao evento, considerado um dos maios significativos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Iracimara Anchieta Messias, coordenou o evento que contou com a participação de renomados conferencistas e de uma platéia superior a 400 participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
o Prof.Dr.Yannick Lémonie – do CNAM/Paris-França – foi O primeira palestrante a se pronunciar. Ele falou sobre AC Prevenção de LER/DORT em Ergonomia da Atividade

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Acidentes de trabalho: da análise sócio-técnica à construção social de mudanças, foi o tema desenvolvido pelo Prof.Dr.Rodolfo Vilela(FSP/USP). O assunto despertou interesse.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final, concluindo as atividades, palestra pela Profª.Drª.Iracima Anchieta Messias (NEPErg/FCT/ UNESP), juntamente com a Profª. Drª. Adelaide Nascimento.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.