jul 25

No período de 17 a 20 de Julho/2018 o Teatro Paulo Roberto Lisboa – no Centro Cultural Matarazzo – acolheu cerca de 400 pessoas que vieram de várias regiões, especialmente para prestigiar a realização do II Congresso Nacional da Primeira Infância – “Pelo direito de ser criança”. O evento coordenado pela Profª.Drª.Cinthia Magda Ariosi, recebeu também palestrantes renomados, que vieram dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Na abertura na noite de 17/Julho (após o credenciamento dos participantes), realizou-se um ato solene, tendo como palestrantes convidados, o representante do MPE, Dr. Luiz Antonio Miguel Ferreira e o Professor e Escritor, Miguel Arroyo.
Nos dias seguintes foram ministradas outras palestras, tendo como participantes, Professores e Pesquisadores como: Cleriston dos Anjos; Marta Chaves, da UEM; Rosane Micheli, da Unesp/Marília; Maria Ângela Barbato, da PUC-SP; Rosa Maria Manzzoni, da FC/Unesp; Lúcia Lombardi, da UFScar/Sorocaba; Patrícia Corsino, da UFRJ e Maria Carmen Silveira Barbosa, da Ufrgs/RS. Nesse período foi cumprida extensa programação.

Os eixos temáticos do II Congresso Nacional da Primeira Infância – “Pelo direito de ser criança” – giraram em torno de Pesquisa com crianças, práticas educativas, atividades culturais, apresentação de trabalhos, exposição de poster’s e lançamento de livros. No encerramento, mesa redonda e premiação do Concurso de Desenhos.

Histórico do FORPEDI

A instalação do Fórum Regional Permanente de Educação da Infância (FORPEDI) ocorreu em 22 de abril de 2008, num evento específico, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente.

Na ocasião, além da instalação do FORPEDI com aprovação dos princípios e objetivos pela plenária, a programação contou com mesa redonda coordenada pela Profª.Drª. Célia Maria Gimarães da FCT-Unesp/Presidente Prudente, sob o tema: EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: Direitos, Qualidade e o Compromisso dos Fóruns, com a participação da ProfªDrª Maristela Angotti da FCL – UNESP/Araraquara e Fórum Paulista de Educação Infantil e da ProfªDrª Elisabeth GelliYazlle da FCL – UNESP/ Assis e Fórum Paulista de Educação Infantil.

Em 2009 juntamente com a UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação), realizamos levantamento do Perfil das Redes Municipais e em parceria com o COMED (Conselho Municipal de Educação) de Presidente Prudente, promovemos também o Fórum de discussão INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO: a concepção de currículo e seus desdobramentos.

No ano de 2010, os esforços foram concentrados no sentido de discutir os dados referentes ao levantamento do perfil das Redes Municipais e organizar as informações a fim de promover um trabalho de formação voltado às necessidades apontadas pelos 32 municípios vinculados aos pólos regionais da UNDIME de Presidente Prudente e Presidente Epitácio-SP.

Detectadas as reais necessidades das redes municipais, em março de 2011, o FORPEDI iniciou um projeto de FORMAÇÃO CONTINUA, com a temática: A CRECHE EM FOCO, cuja proposta é desenvolver uma política pública de formação contínua dos profissionais que atuam nas creches, cujo objetivo maior é tornar o atendimento das crianças na creche uma ação que respeita os direitos constitucionais da criança e de sua família.

O foco nas questões da creche, relativamente ao atendimento a faixa etária do 0 aos 3 anos de idade, se deveu aos resultados das avaliações e reflexões junto aos responsáveis pela gestão da educação infantil nos municípios envolvidos. Considerou-se que a creche na região referida precisava de atenção sistemática e tal passou a acontecer por meio de encontros mensais com os gestores. Em 2015, as ações do FORPEDI foram ampliadas para a pré-escola e em 2018 para os anos iniciais do ensino fundamental.

Avaliação do Congresso

Ao terminar a realização do evento no Centro Cultural Matarazzo, a Coordenadora, Professora Assistente Cínthia Magda Ariosi, assim se expressou: “O Congresso foi um sucesso! Participaram por volta de 400 pessoas entre professores de escolas de educação infantil, educadores sociais de projetos socioeducativos, graduandos, pós-graduandos, gestores de creches e pré-escolas e comunidade em geral. Foi uma experiência muito rica para os 30 alunos da Unesp e Unoeste que participaram da organização das atividades”.

E acrescentou: As temáticas foram desenvolvidas de forma muito competente por todos os palestrantes e expositores com consolidada experiência em pesquisa e atividade educacionais junto às redes públicas. O tema do Congresso “Pelo direito de ser criança” foi bravamente defendido em todos os momentos do evento. Foram realizados 15 minicursos com temáticas voltadas à primeira infância. Também foram apresentados 80 trabalhos entre resultados de pesquisa e relatos de experiência e 15 pôsteres. Foram apresentadas 5 atividades culturais maravilhosas que produziram muita emoção nos participantes.
“Enfim, o II Congresso Nacional da Primeira Infância ‘‘Pelo direito de ser criança’’ foi um momento de muitas das trocas, conhecimentos e experiências educacionais. Que venha o III Congresso…” – finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com aproximadamente 400 pessoas foi aberto no Teatro Paulo R.Lisboa do Centro Cultural Matarazzo (dia 17 de Julho/2018), o II Congresso Nacional da Primeira Infância – “Pelo direito de ser criança”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os dois primeiros palestrantes desse Congresso, especialmente convidados para a abertura foram: o representante do MPE, Dr. Luiz Antonio Miguel Ferreira e o Professor e Escritor, Miguel Arroyo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O FORPED – Fórum Regional Permanente de Educação da Infância – criado em 2008 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – foi aqui evidenciado, com a presença de seus fundadores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As palestras aqui ministradas reuniram Educadores e Profissionais da área educacional, que representaram as maiores Universidades de quatro Estados: São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todos os palestrantes desenvolveram os eixos temáticos em torno de pesquisa com crianças, práticas educativas, atividades culturais, apresentação de trabalhos, exposição de poster’s e lançamento de livros.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As últimas palestras desse II Congresso Nacional da Primeira Infância – “Pelo direito de ser criança”, foram pronunciadas por docentes do Rio de Janeiro (UFRJ) e Ufrgs/Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Coroando o sucesso de um grande evento dedicado à Primeira Infância (De Zero a 6 anos de idade), foram prestadas justas e significativas homenagens à Coordenadora, Profª.Drª. Cinthia Magda Ariosi.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.