jul 20

A UNIPONTAL firmou importante convênio de cooperação técnica e acadêmica com a Universidade Estadual Paulista – UNESP – visando a realização de estudos e pesquisas, consultorias, conferências, publicações, ministração de cursos e programas de capacitação. Essa deliberação possibilitou a realização de estágios e quaisquer outras atividades julgadas de interesse ou de conveniência pelos partícipantes. Entre as quais a principal se relaciona com o “PONTAL TRANSPARENTE”. Esse projeto trata dos estudos e definição de tecnologias de informação geográfica para a elaboração de um Geoportal. É para atender às necessidades dos municípios associados à União dos Municípios do Pontal do Paranapanema – UNIPONTAL.

Esta ferramenta de Gestão Territorial vai beneficiar todos os municípios associados à UNIPONTAL e deverá ser desenvolvida em parceria entre a UNIPONTAL e o Grupo de Pesquisas em Aquisição e Representação de Dados Espaciais – GARDE – da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP. O desenvolvimento desse projeto teve início recentemente, quando a UNIPONTAL elaborou o Plano de Desenvolvimento Regional e Local dos Municípios do Pontal do Paranapanema – PDEPP, cujo principal objetivo foi promover crescimento econômico. Com redução das desigualdades nos 32 municípios do extremo oeste paulista, conhecida como Pontal do Paranapanema, proporcionando a melhoria da qualidade de vida para os seus 500 mil habitantes.

Essa iniciativa da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (UNIPONTAL) foi apoiada com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, visando o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região, que tem como vocações o agronegócio, a pecuária e o turismo.

Cadastro e gestão territorial

Inegavelmente, trata-se de uma visão luso-brasileira para a implantação de sistemas de informação cadastral nos municipios, cujos autores são os seguintes:
Amilton Amorim; Marcos Aurélio Pelegrina e Rui Pedro Julião. Nessa obra é abordada a Gestão Territorial com o objetivo de compreender sua relevância e seus principais desafios. Assim como as reais necessidades de obtenção de dados e recursos para seu êxito. Apresenta-se o paradigma do Cadastro Territorial Multifinalitário, seus conceitos fundamentais e o modo como ele é abordado em várias regiões e em vários países. Além disso, trata-se da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), considerada essencial para o desenvolvimento de projetos relativos à produção, gestão e exploração de dados geográficos e cadastrais, em contextos compartilhados por vários serviços do Estado.

Finalmente é apresentada uma análise dos requisitos e modelos para a Gestão Territorial (baseada no Cadastro Territorial Multifinalitário) e com a utilização da IDE, com particular destaque para o Land Administration Domain Model (LADM). Por fim, é apresentada uma análise da situação do desenvolvimento dos sistemas cadastrais e sua aplicação na Gestão Territorial no Brasil e em Portugal.

-> Link para aquisição e-book ou impresso: http://editoraunesp.com.br/catalogo/9788595462823,cadastro-e-gestao-territorial

Clique para ampliar!
Segundo o Prof.Dr.Amilton Amorim, da FCT/Unesp, esse convênio deverá beneficiar 32 municipios associados a UNIPONTAL.