jul 20

Durante reunião do Grupo de Trabalho de Áreas de Preservação Permanente e Mananciais (GT-APP/Mananciais) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, no dia 12 de julho de 2018, a aluna Isadora Cogo Badan e Lucas Momesso Fernandes, do curso de graduação em Engenharia Ambiental da FCT/UNESP, entregaram os “Estudos de Restauração Ecológica e Adequação de Estradas Rurais na área da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA – Polo Regional Alta Sorocabana de Presidente Prudente.

Os estudos foram desenvolvidos nas disciplinas Gerenciamento de Recursos Hídricos e Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas, ministradas pelos professores Antonio Cezar Leal e Renata Ribeiro de Araújo, com os objetivos de formar e capacitar os alunos de Engenharia Ambiental em estudos aplicados à restauração ecológica e à recuperação de estradas rurais, em ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão universitária com o CBH Pontal do Paranapanema para a proteção do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio, que abastece parte da população de Presidente Prudente, polo regional do oeste paulista.

Para a realização desses estudos foram realizadas aulas teóricas e práticas no campus da Unesp; encontros com profissionais atuantes em órgãos públicos (DAEE, CODASP, CETESB, MPESP, CBRN, dentre outros) e de consultoria ambiental; trabalhos de campo na APTA, para diagnóstico da situação ambiental; visitas técnicas em obras de adequação de estradas rurais da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (CODASP), nos programas e ações ambientais desenvolvidas pela Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu e região e nos projetos de restauração ecológica e sistemas agroflorestais (SAF) do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).

Para a elaboração dos estudos técnicos os graduandos tiveram capacitação em ArcGIS, ministrada por doutorandos em Ciências Cartográficas e Geografia e graduando em Engenharia Ambiental, em aplicação de normas de monitoramento de projetos de restauração ecológica, ministrada por profissional da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado São Paulo (CBRN/SMA), e em Licenciamento Ambiental, ministrada por diretores da consultoria ambiental Renovatio Soluções Sustentáveis.

A partir da união dos conhecimentos gerados com o apoio desse conjunto de aulas e atividades extraclasse, com as parcerias institucionais e ação colaborativa de outros alunos e professores, foi possível elaborar os estudos sobre a restauração ecológica, incluindo propostas para monitoramento da quantidade e qualidade da água e da cobertura vegetal e de realização de SAF para pequenas propriedades rurais, e adequação de estradas para a área da APTA, com detalhes técnicos, mapas, gráficos, tabelas e orçamentos.

Os estudos foram apresentados ao GT-APP/Mananciais em 28 de junho de 2018, para análise e recebimento de contribuições. Após a revisão foram unificados e entregues ao CBH Pontal do Paranapanema e APTA-Regional para que possam subsidiar tomada de decisões e articulação com órgãos ambientais estaduais e municipais para sua execução.

Os alunos envolvidos ressaltaram que os estudos e vivências foram importantes para sua formação profissional e ampliação de conhecimentos, concretizando o aprendizado de sala de aula em contato com o mercado de trabalho, especialmente pela interação com diversos órgãos públicos, da iniciativa privada e da sociedade civil.

Os professores e alunos envolvidos agradecem o apoio da Direção e dos Departamentos de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, de Geografia e de Cartografia da FCT/UNESP, do CBH Pontal do Paranapanema, DAEE, APTA, CODASP, CBRN/SMA, CETESB, IPÊ, Itaipu Binacional, MPESP, Renovatio Soluções Sustentáveis e outras instituições e profissionais que contribuíram para a realização desses estudos.