jul 02

Sob orientação do Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp, a candidata Maria Joseli Barreto (do Programa de Pós-Graduação em Geografia), defendeu tese de Doutorado. Tema que foi desenvolvido: “Novas e velhas formas de degradação do trabalho no Agrohidronegócio canavieiro nas regiões administrativas de Presidente Prudente e Ribeirão Preto”.
A defesa pública verificou-se no dia 28 de Junho a partir das 14hs na Sala de Projeção da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Presentes – integrando a Comissão Examinadora – além do Orientador já citado, os seguintes docentes: Profª.Drª.Edvânia Ângela de Souza Lourenço, do Deptº de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp/Franca-SP; Profª.Drª. Rosemeire Aparecida Scopinho, do Deptº de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos/UFSC; Dr. Guilherme Marini Perpétua, Pós-Doutorando da FCT/Unesp e Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano, da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

A tese defendida

A pesquisa desenvolvida pela Doutoranda teve como objetivo analisar as implicações da reestruturação produtiva do capital no âmbito da reprodução do agronegócio canavieiro nas regiões administrativas de Presidente Prudente e Ribeirão Preto. Nesse contexto ficou determinada uma averiguação para se saber a dinâmica territorial nos (re)arranjos regionais e nos modos de organização e controle dos processos de produção e trabalho.

Os resultados alcançados permitem destacar que as transformações em curso na produção canavieira – demarcadas pela mecanização da colheita e plantio de cana de açúcar – são reflexos das ações e das estratégias do capital. Em busca de seu constante processo de reprodução e acumulação.

Também foi evidenciado que a tecnificação de produção e trabalho, somadas às formas de organização e controle e controle intrínseco ao taylorissimo, fordismo, toyotismo e acumulação flexível viabiliza aos detentores dos meios de produção, mecanismos que conservam a captura da subjetividade e superexploração do trabalho como principais baluartes da reprodução do agrohidronegócio canavieiro.

Na verdade – diz a Doutoranda Maria Joseli Barreto – mudaram-se os modos e os artifícios utilizados nesse processo de exploração. “Além disso foi observado que as máquinas e as inovações tecnológicas inviabilizaram as condições vivenciadas pelos trabalhadores, que atualmente vendem sua força de trabalho nos domínios da agrohidronegócio canavieiro. Ao mesmo tempo, ocultam a realidade vivenciada por grande parte dos trabalhadores, excluídos dos canaviais”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para a defesa de sua tese de Doutorado/Geografia, a candidata Maria Joseli Barreto apresentou-se perante a Comissão Examinadora reunida na Sala de Projeção da Biblioteca da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Doutoranda teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.