jul 03

Nem todos conhecem, mas há alguns anos vem funcionando junto à Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Campus de Presidente Prudente, o Centro de Estudos e Atendimentos em Fisioterapia e Reabilitação – CEAFIR.

O Atendimento à comunidade local e regional é um tratamento Ambulatorial – onde Equipes Especializadas – prestam assistência gratuita a todas as pessoas que o procuram.

Em 2017, de acordo com dados estatísticos levantados de Abril a Dezembro, o número de atendimentos alcançou a soma de 5.524 pacientes em 19.586 sessões. Somente no período de Janeiro a Março deste ano, número de pacientes foi de 1.326, alcançando uma soma de 4.279 sessões.

Os tratamentos de fisioterapia ocorrem nas respectivas especialidades nos períodos da manhã e da tarde, de 2ª a 6ª feira.
Dentre as áreas de atuação dos fisioterapeutas e alunos de graduação e pós-graduação pode-se observar: Ortopedia e Traumatologia, Neurologia, Pneumologia, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia e Urologia, Desportiva, Geriatria e Gerontologia.

O CEAFIR conta com atendimentos para seus pacientes, com Serviços de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Assistência Social.

Os atendimentos ocorrem quando os médicos do SUS fazem os encaminhamentos, solicitando Fisioterapia em qualquer das especialidades. Há necessidade de agendamento de uma triagem para avaliação e averiguação da vaga para o atendimento.
Ocorrem também no CEAFIR, pesquisas científicas vinculadas ao Programa de Pós Graduação em Fisioterapia (especialização, mestrado e doutorado), além do Programa de Residência que também a assiste através dos programas extramuro da UNESP. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégia de Saúde da Família e Centro de Fisioterapia.

Pacientes que buscam Atendimento no Centro de Estudos e Atendimentos em Fisioterapia e Reabilitação/CEAFIR da FCT/Unesp, são inúmeros. Levantamento anual de 2017 e 1º trimestre de 2018 foi bastante elevado.

Pacientes atendidos em 2017chegaram a 5.524 em19.586 sessões. Segundo o Coordenador, Prof.Dr.Augusto Cisenando de Carvalho – de Janeiro a Março deste ano de 2018 – foram atendidas 1.326 pessoas em 4.279 sessões.

Para o Atendimento Público (totalmente grátis),são mobilizadas centenas de pessoas ligadas diretamente à FCT/Unesp. São docentes, pesquisadores, estudantes (estagiários), e um elevado número de servidores.