jun 25

No dia 22 de Junho, sob orientação do Prof.Dr.João Lima Santanna Netto, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a candidata Núbia Beray Armond, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu tese de Doutorado. Tema: “Dinâmica climática, Excepcionalidades: Contribuições para uma classificação geográfica do clima do Estado do Rio de Janeiro”.

Fazendo parte da Comissão Examinadora – além do Orientador já citado – que presidiu os trabalhos, outros seguintes integrantes, conforme segue: Profª.Drª. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp; Prof.Dr.Edilson Ferreira Lopes, do Deptº de Estatística da FCT/Unesp; Profª.Drª.Carla Maciel Salgado, do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense/UFF do Rio de Janeiro e Prof.Dr.Édson Soares Fialho, do Deptº de Geografia da Universidade Federal de Viçosa/UFV, Estado de Minas Gerais.

A tese defendida publicamente

Em sua tese, defendida publicamente no Anfiteatro II da FCT/Unesp, a candidata do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Núbia Beray Armond se propôs a realizar uma reflexão sobre as classificações climáticas da Geografia, com vistas a efetuar uma análise geográfica do clima no Estado do Rio de Janeiro. A partir da relação entre precipitação pluviométrica e vulnerabilidade – acentuou a Doutoranda. O arcabouço analítico da tese se assentou sobre as perspectivas da climatologia geográfica. Para tanto, foram utilizados dados climáticas de estações meteorológicas e postos pluviométricos do INMET e da Agência Nacional de Água/ANA, com aplicação de técnicas de estatística descritiva e multivariada, desde o processo de preenchimento de falhas até a definição dos anos-padrão para análise.

As médias de precipitação da série histórica, analisada (1975/29154) demonstraram padrões similares àqueles exibidos pela Normal Climatológica, com as porções norte e noroeste do Estado apresentando padrões de precipitação inferiores, em relação às áreas a sotavento da Serra do Mar. No que se refere a gênese mais de 90% da precipitação pluviométrica do Rio de Janeiro, advém da dinâmica de avanço da Frente Polar Atlântica. Sobre as massas de ar, as áreas próximas ao litoral sul à Serra do Mar e porções mais continentais do Estado, contam com participação significativa dos sistemas polares (massa polar atlântica e massa polar atlântica continentalizada e instabilidade, em média de 29%. Enquanto as áreas situadas no norte fluminense e setores mais próximos à faixa costeira, apresentam em média 35% de participação dos sistemas tropicais.

Antes de concluir sua defesa de tese de Doutorado/Geografia perante a Comissão Examinadora – sob orientação do Prof.Dr. João Lima Santanna Neto – do Deptº de Geografia da FCT/Unesp, Núbia Beray Armond afirmou: “Em síntese, buscou-se com este trabalho indicar reflexões através de uma argumentação teórica, procedimentos metodológicos, arsenal analítico e de representação. Para futuras propostas de análise e classificação do clima, considerando-o como fenômeno eminentemente geográfico. Tal como propõe a Geografia do clima”.

Tendo como Orientador o Prof.dr. João Lima Santanna Neto, a candidata Núbia Beray Armond do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu tese de Doutorado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

A defesa pública da tese de Doutorado/Geografia perante a Comissão Examinadora, verificou-se no dia 22 de Junho/2018 no Anfiteatro II da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente –SP.