ago 12

Superadas todas as expectativas com mais de 600 inscritos representando 22 Estados.

Promovido pelo CELLIJ – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil – da FCT/Unesp, realizou-se em Presidente Prudente, o V Congresso Internacional que reuniu mais de 600 participantes, provenientes de 22 unidades da federação brasileira e também do exterior. O ato solene de abertura oficial foi feito no Teatro Paulo Roberto Lisboa pelo Vice-Diretor em Exercício da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, que presidiu os trabalhos no Centro Cultural Matarazzo. Abrindo o espaço dialógico para discussões sobre literatura: conversa, texto e ferramentas para promover o letramento argumentativo com Ian Wilkinson, da Ohio State University – EUA.

No período da tarde do 1º dia do evento foram desenvolvidas duas mesas redondas com abordagem de Palavras Aladas (13h30/15h30): Poesia e narração oral na escola, com Gilka Giradello, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC e José Hélder Pinheiro, da Universidade Federal de Campo Grande/UFCG. Entre Espaços e Livros (16h00/18h00), com Constanza Mekis (Universidade de Zaragoza/Espanha) e Eliane Debus, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

No período noturno (19h30): Sarau Literário no Sesc/Thermas de Prudente. Da letra à voz, da voz à alma, com Gilka Giradello e José Hélder Pinheiro. No dia 03 de Agosto – a programação envolveu trabalhos e pôsteres no Boulevard “Messias Meneguette Jr.” e Salas de Aulas do Bloco/Discente V. das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30. Às 19h30 – Noite cultural com lançamento de livros, no Sesc/Thermas – Área de Convivência.

Criado em 1995, o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva”, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – teve como principal objetivo formar leitores (a partir do texto literário), e proporcionar um diálogo direto com professores, jovens alunos, instâncias governamentais responsáveis pela implementação de políticas públicas no campo da Educação. Bem como, discentes do curso de Pedagogia e seus docentes, e posteriormente, com o Programa de Pós-Graduação em Educação. O Centro atende crianças e jovens da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Com vários projetos financiados, nacional e internacionalmente, o CELLIJ atua com políticas públicas de leitura, pesquisando e comparando índices de desempenho de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil e com aços que possam diminuir os déficits de aprendizagem desses alunos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Centro Cultural Matarazzo sediou neste ano, o V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil da CELLIJ, que surpreendeu sob todos os aspectos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Conferência de abertura do evento internacional foi aberto pelo Prof.Dr.Ian Wilkinson (Ohio State University) dos Estados Unidos da América.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Teatro Paulo Roberto Lisboa (junto ao Centro Cultural Matarazzo), ficou superlotado desde a abertura até o encerramento do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Após a Conferência de abertura, foram desenvolvidas no mesmo local duas mesas redondas, com debates sobre literatura, poesias, narração oral, espaços e livros.

NO SESC/THERMAS DE PRUDENTE: LANÇAMENTO DE LIVROS

A afluência à Área de Convivência do SESC/Thermas de Prudente foi surpreendente: Autores e livros apresentados publicamente, conforme segue. Ana Cláudia Ramos: “De metamorfoses e de sonhos”; Alice Marta e Thiago Valente: “Produção cultural paranaense para crianças e jovens”; Anderson Novello: “A bruxa do baton borrado”; Beth Cardoso: “Todo mundo é misturado”; Eliane Debus: “A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens”; Jaqueline Conte: “Na casa amarela do vovô, Joaninja jujubas”; Marta Helena Cocco: “Sabichões” e “Não presta pra nada”.

Na listagem de lançamentos, outros participantes: Marta Martins: “Brincar de verdade”; Nilo Souza: “Contos e encontros idos”; Regina Gonçalves e Regis Rosa: “Santos Dumont voar é para todos Matemática, que bicho é esse?”; Renata Junqueira e Cynthia Giroto: “Práticas pedagógicas com textos literários: estratégias de leitura na infância”; Cynthia Girotto e Sandra Franco: Perfil do leitor universitário: textos e contextos nas licenciaturas; Renata Junqueira e Berta Feba: Mediação de leitura: espaços e perspectivas na formação docente; Estratégias de leitura: reflexões sobre o ato de ler no ensino superior”.

O que mais chamou a atenção dos participantes do V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil do CELLIJ da FCT/Unesp, foi a presença de escritores e pesquisadores de regiões distantes, especialmente da Amazônia. De Tangará da Serra/MT, a Profª.Drª.Marta Helena Cocco, da Universidade Estadual de Mato Grosso/UEMT trouxe duas publicações – uma das quais Prêmio Mato Grosso de Literatura – de um total de onze obras de sua autoria (Poemas, Infantis, Contos e Literatura).

O CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil de Presidente Prudente, tradicionalmente promove o Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil – desde 1999 – por tratar-se de um evento que discute com professores, livreiros, autores e pesquisadores brasileiros e de diferentes países. Como material de leitura se ressalta a qualidade da produção dos livros infantis e juvenis, bem como a importância da literatura infantil como material de leitura.

(Trans)formação de leitores: travessias e travessuras foi o tema adotado nesta 5ª Edição Internacional de 2017, centrando nas estratégias de leitura do texto literário. TRAVESSIAS como caminhos, trilhas, percursos, trajetos, veredas e múltiplas possibilidades de conduzir crianças e adolescentes ao encontro com o livro. AS TRAVESSURAS, por sua vez, remetem à natureza da literatura como arte.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A exposição, venda e lançamento de livros foram feitas em duas etapas: No Boulevard “Messias Meneguette Jr” – Bloco Disc.V da FCT/Unesp e no SESC/Thermas de Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O público – em especial os participantes – do V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil – prestigiou o evento que reuniu dezenas de autores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Escritores (em grande número) vieram de localidades distantes. Da Amazônia ao Sul, Leste, Oeste, Nordeste e Centro-Oeste, representando 22 Estados; e também do Exterior.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, todos foram bem acolhidos. A começar pela Anfitriã e Coordenadora do evento internacional, Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

CONGRESSO INTERNACIONAL: UM EVENTO DA MAIOR REPERCUSSÃO

Ao término do lançamento de livros no SESC/Thermas de Prudente, conversamos com a Pedagoga Marisa Oliveira Vicente, da Assessoria da Coordenadora do evento, Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza, a quem procuramos saber como o evento está repercutindo. Eis a sua versão: “Foi uma verdadeira celebração literária congregando participantes de diferentes localidades e instituições, todos interessados na formação de leitores”.

Quanto às inovações do evento: A principal foi a Mesa Redonda 3 –“Livros Infantis: do berço ao e-book” em que os três palestrantes convidados trataram do tema, utilizando as novidades contemporâneas em materiais, suportes e formas de interlocução e indicando a relação dessas “novidades”, com a formação de leitores almejada nos espaços escolares e não escolares. Os conferencistas do exterior tiveram boa acolhida ? Em resposta diz Marisa: “Externaram em diversos momentos, ao longo do evento; e também depois de sua finalização, a satisfação que tiveram em participar e o quanto foram bem acolhidos. Os temas por eles trazidos, foram muito bem recebidos e previamente discutidos com a Coordenadora do Congresso (Profª.Renata Junqueira de Souza), a fim de atender às necessidades contemporâneas da Literatura Infantil e Juvenil.

Em relação aos anos anteriores, houve evolução no sentido de que a tradição do evento consolidou-se ainda mais, inclusive com a manifestação de participantes que acompanham desde versões anteriores e também pela sintonia cada vez maior da equipe de trabalho, com os propósitos do Congresso. Para os próximos eventos, espera-se encontrar apoio da Universidade, das Agências de Fomento e de todas as Instituições parceiras, a fim de que seja possível sua realização. Estamos avaliando o evento referente a grande celebração literária; e isso, nos fornece indicativos para os próximos, tendo como base a (trans)formação de leitores.

Encerramento com “Crianceiras”

No encerramento do V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil do CELLIJ, (dia 04 de Agosto), uma série de atividades com Mesa redonda 3 no Centro Cultural Matarazzo – das 9h00 às 11h30 – Livros Infantis: do berço ao e-book. Escritoras participantes: Ana Paula Paiva e Anna Cláudia Ramos e Edgar Roberto Kirchof (Universidade Luterana do Brasil).

Última conferência às 13h30, com Práticas pedagógicas que incentivam a competência e o prazer pela leitura: um estudo sobre escolas públicas alternativas nos Estados Unidos. Conferência por Lucila Rudge (University of Montana/EUA). Às 15h30 – Espetáculo cênico-musical “Crianceiras”. O show mais arrojado (inédito), que encerrou com “chave de ouro” o V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil/CELLIJ em Presidente Prudente. Poesias: Manoel de Barros (MS). Concepção e Direção Musical: Marcio de Camilo (MS). Direção: Luiz André Querubini (SP), Iluminuras: Martha Barros (RJ). Direção: Luiz André Cherubini (SP).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Centro Cultural Matarazzo (dia 04 de Agosto), foi grande a movimentação desde as primeiras horas, com palavras de agradecimento da Coordenadora, Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mesa redonda 3: Livros infantis: do berço ao e-book. A seguir: práticas pedagógicas, um estudo sobre as escolas públicas alternativas dos EUA, com Lucila Rudge, da University of Montana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento do V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil – promoção do CELLIJ/Unesp – um espetáculo cênico musical “Crianceiras”, inesquecível para a platéia presente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O público que superlotou o Teatro Paulo Roberto Lisboa em Presidente Prudente, reconhece o mérito desse evento da FCT/Unesp, digno de figurar nas comemorações do Centenário da cidade.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.