ago 03

Trata-se de uma tese de Doutorado/Geografia, defendida por Alyson Bueno Francisco na FCT/Unesp.

No dia 31 de Julho, perante a Comissão Examinadora reunida no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o candidato Alyson Bueno Francisco, do Departamento de Pós-Graduação em Geografia, defendeu sua tese de Doutorado. Orientação do Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, da FCT/Unesp, que também presidiu a Mesa Diretora.

Integrando a Banca Examinadora, além do Professor Everaldo, os seguintes docentes: Rodrigo Lilla Manzione, da Faculdade de Ciências e Engenharia da Unesp/Câmpus de Tupã/SP; Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp; Alex Ubiratan Goossenz Peloggia, Pesquisador Independente e João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente.

O tema desenvolvido pelo Doutorando versou sobre: “A erosão periurbana em Rancharia/SP: A análise geográfica e as propostas de recuperação da boçoroca do Córrego do Grito”, localizada na área do perímetro urbano. Essa boçoroca apresenta indícios de desenvolvimento que remontam à década de 1960 – ressalta o Doutorando. Para apresentar uma análise geográfica desse processo erosivo foram demonstrados aspectos físio-geográficos e históricos de uso da terra na microbacia do Córrego do Grito, em escala de informações geográficas de forma detalhada sobre a boçoroca.

Diante desse caso de processo erosivo que se perpetua por cinco décadas, acentua Alyson Bueno Francisco: “São apresentadas informações geográficas detalhadas da boçoroca. A partir de dados coletados em levantamentos topográficos, com equipamentos geodésicos. Durante 24 meses foi realizado um monitoramento topográfico de parcelas da boçoroca, onde foi constatada uma erosão de rebordo superior a 1,5 m em quatro pontos e uma média de 0,85 m em toda a parcela monitorada, com perda de 305,9 m2 de área”.

A partir das mensurações dos níveis de movimentação do solo e de dados de densidade do solo, foram apresentadas estimativas de perdas nas parcelas experimentais. Nessa área específica (com barramentos) foram plantadas espécies vegetais nativas, com o intuito de contribuir na recuperação da área degradada pela boçoroca do Córrego do Grito. A tese – conclui o Doutorando – visa contribuir no planejamento de futuras medidas que possam assegurar uma recuperação efetiva dessa área, no perímetro urbano de Rancharia/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alyson Bueno Francisco, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu publicamente sua tese de Doutorado no Anfiteatro VI da FCT/Unesp (dia 31/Julho), tendo como Orientador, o Prof.Dr.Everaldo dos Santos Melazzo.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.