jun 03

Foram três dias de grande movimentação no Boulevard “Messias Meneguette Jr”e Auditório do Discente V

Como já era esperado, no período de 30 de Maio a 01 de Junho a movimentação foi intensa, com a chegada de várias caravanas de estudantes não só da cidade, mas também da região. No total geral: 546 estudantes acompanhados por Professores e funcionários das escolas inscritas previamente para participar da Semana do Meio Ambiente do Câmpus Universitário da FCT/Unesp. O local escolhido para sediar o evento foi o Boulevard e o Auditório, situados no Bloco V.

Nikele Maiara Milani, como representante da coordenação do evento e do CEMAARQ, recepcionou todos os visitantes e os acompanhou durante os três dias de realização, dando explicações, esclarecendo dúvidas eventuais e acompanhando todos os passos de jovens e adolescentes, interessados nos assuntos ambientais. Tudo em cumprimento às metas de atendimento às Escolas públicas e particulares de Ensino Infantil, Fundamental e Médio de toda a área regional.

As visitas não estiveram restritas apenas às Exposições de Arqueologia (artefatos pré-históricos), mas também Etnografia, representada por artefatos indígenas contemporâneos. E por acréscimo, um Laboratório de Geologia, Geomorfologia e recursos hídricos, contando a história da formação da Bacia Sedimentar do Paraná e sua importância no contexto da história geológica da terra. Com apresentação de amostras de rochas da região.

Dois shows especiais

Dois Shows mereceram atenção especial dos visitantes: o Grupo Trupe Quimiatividade realizou seu atraente Show da Química Interativo no Bloco V. No seguimento, o Show de Física que tem a denominação de “Brincando com a Física”, onde são apresentados painéis e experimentos de física, num enredo dinâmico e divertido. Também houve apresentação de uma maquete da América do Sul – uma iniciativa da Estação Meteorológica – que visa fazer com que os alunos possam compreender como a circulação atmosférica funciona, com ênfase para o nosso país.

Na amostragem também se evidenciou a importância da conservação do solo para uso agrícola e urbano pelo Laboratório de Solos. Além das maquetes, painéis e macropedolitos para conscientizar os visitantes, foram dadas explicações aos alunos visitantes sobre sua origem e importância dos métodos conservacionistas e suas principais utilizações. Em média, as atividades dedicadas à cada escola visitante tiveram a duração de duas horas.

Escolas que participaram

No balanço final das atividades desenvolvidas durante a Semana do Meio Ambiente, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudnete – foram comprovadas a participação de sete Instituições. Além dos estudantes da Rede Pública e Particular de Ensino Fundamental e Médio, foram atendidas pessoas da comunidade em geral – e da própria Unesp. O número de visitantes chegou a 546 – incluindo professores, servidores e graduados unespianos e outras Instituições – cadastrados como integrantes da comunidade, em número de 128 participantes.

Fundação Mirim – Pres.Prudente – 97 alunos; Colégio Multiplus – Pres.Prudente – 85 alunos; Escola Estadual “João Alfredo da Silva” – de Eneida – Pres.Prudente: 66 alunos; Serviço Social da Indústria – SESI – de Pres.Prudente: 62 alunos; Colégio Joaquim Murtinho/Objetivo/ Pres.Prudente: 45 alunos; Escola Municipal “Maria Isabel Barbosa Negrão”/Pres.Prudente – 41 alunos e Colégio Objetivo/Pres.Prudente: 22 alunos.

A Semana do Meio Ambiente promovida este ano pelo CEMAARQ da FCT/Unesp despertou grande interesse das Escolas Publicas e Particulares, previamente inscritas. Nikele Maiara Milani, representou a Coordenação do evento.

O evento realizado no Boulevard “Messias Meneguette Jr” e no Auditório/Discente V despertou a atenção dos visitantes, através de amplo material exposto no local, envolvendo principalmente as questões ambientais da atualidade.

O CEMAARQ (Centro de Museologia, Arqueologia e Antropologia), trouxe todo o seu acervo para apresentação aos visitantes, incluindo a comunidade. E não faltaram peças artesanais indígenas, que a geração atual ignora,mas precisa conhecer.

Os que vieram em atenção ao convite enviado pelos organizadores do evento se surpreenderam com a quantidade e qualidade dos produtos em exposição. Desde o artesanato indígena, até a moderna tecnologia aplicada através de Laboratórios da Unesp.

Desde o Show de Química (Interativo), até o Show Brincando com a Física, num enredo dinâmico e divertido, foi apresentada uma maquete pela Estação Meteorológica, fazendo com que os alunos saibam como funciona a circulação atmosférica.

Depois de duas horas de intensa movimentação, termina mais uma das visitas de estudantes que vieram com a finalidade de adquirir novos conhecimentos culturais e científicos durante a Semana do Meio Ambiente; e a Coordenadora Nikele agradece.