abr 05

Clique para ampliar!

Na 1ª semana de Abril (dia 1º), realizou-se no Auditório/Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – um importante lançamento editorial: em versão brasileira, o ‘’Dicionário de Geografia Aplicada’’. Trata-se de uma obra da Porto Editora que tem como seus organizadores, os Profs.Drs. José Alberto Rios Fernandes, Lorenzo Lópes Trigal e Eliseu Savério Spósito. Este último, docente do Departamento de Geografia da FCT/Unesp. Na solenidade de lançamento, presença de visitantes ilustres: Teresa Barata Salgueiro e Herculano Cachinho, representantes de Portugal, além de outros docentes, pesquisadores e convidados.

O Projeto Editorial Universitário foi realizado com a contribuição de Geógrafos e autores de outras especialidade; de nacionalidade ou residência espanhola, portuguesa, brasileira,argentina, venezuelana, mexicana e colombiana. Em sua maioria, acadêmicos, complementados por profissionais com formações em distintas especialidades da Geografia, Geografia, Economia, Direito, Arquitetura ou Engenharias.

Segundo diz o Prof.Dr.Eliseu Savério Spósito, o Dicionário é pioneiro, pelas temáticas e pelo estilo. Trata-se de fixar o essencial sobre conceitos vistos como importantes, sem que se tenha pretendido esgotar a terminologia da análise, planejamento e gestão do território; e muito menos, estabelecer consensos sobre o que se aborda. O objetivo é rediscutir as referências teóricas e rever as técnicas na revalorização do ofício de Geógrafo.

A finalidade do lançamento desse novo Dicionário é assim interpretada por um de seus autores: A Geografia e o Geógrafo devem contribuir para o conhecimento e valorização do território, ao serviço da sociedade em domínios como o meio ambiente, a educação, a tecnologia gráfica e cartográfica; a empresa e o desenvolvimento, o planejamento e ordenamento de diferentes espaços. Sem esquecer sua gestão em diferentes escalas. Trata-se de um projeto coletivo: ibérico, de junção de dois países europeus (Portugal e Espanha), com países da América Central e do Sul.

Além das edições impressas, está prevista uma Edição Digital (em PDF) para acesso livre. Os verbetes do Dicionário correspondem a termos relacionados entre si; que são relativos às teorias e metodologias, à cartografia, e aos SIG. Ao desenvolvimento , à natureza e ao meio ambiente. E ainda: o urbanismo, ordenamento do território, atividade profissional e, em especial: as subdisciplinas geográficas. Com enfoque e visão relacionados com a aplicação do conhecimento em termos profissionais. A seleção dos termos foi feita a partir dos conteúdos e conceitos – comuns a distintas ciências – e outros envolvimentos específicos da Geografia.

O Prof.Dr.Eliseu Savério Spósito, um dos autores e organizadores do novo Dicionário de Geografia Aplicada, no ato de lançamento no Auditório/Discente V da FCT/Unesp.

Embora o lançamento (em versão brasileira) tenha se verificado no final de semana, houve boa afluência ao local (Auditório), no Campus Universitário da Unesp/Prudente.

A presença da Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Spósito e o casal que veio especialmente de Portugal, para prestigiar o evento juntamente com o lançamento do Dicionário de Geografia Aplicada.

O Prof.Dr.Eliseu Savério Spósito não só presidiu o ato de lançamento do Dicionário, como também ministrou palestra para exnaltecer a importância do novo projeto universitário.

Complementando as informações e visando esclarecer detalhes do novo lançamento editorial, muitos se manifestam publicamente, como é o caso da Professora Maria Encarnação Beltrão Spósito.

No encerramento, uma foto para a história: São os docentes que prestigiaram o lançamento do mais novo Dicionário de Geografia Aplicada, na noite de 1º de Abril de 2016.