ago 11

Reunindo obras produzidas com embalagens recicladas de plástico e alumínio (popularmente conhecidas como caixinhas Tetra Pak), está sendo realizada em São Paulo uma interessante mostra com esculturas de estudantes de Arquitetura e Artes. O evento patrocinado pelo Ministério da Cultura – com o apoio da empresa sueca Tetra Pak – apresenta Estruturas Urbanas com projetos elaborados por estudantes de Arquitetura, Design e Artes; entre as quais, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente.

De todos os trabalhos apresentados, quinze foram escolhidos e transformados em esculturas. A FCT/UNESP foi representada nessa mostra por quatro alunos do 3º ano de graduação em Arquitetura e Urbanismo, sob orientação do Prof. Dr. Evandro Fiorin. São eles: Gustavo Martinez, Bruno Gobette, Deivis Fernandes e Marcelo Pigioni produziram a obra “Frestas Urbanas”, cujo projeto exigia a aplicação de um conceito da arquitetura para uma obra moderna. Os quatro estudantes de Presidente Prudente, idealizaram o 1º protótipo para a disciplina de graduação em forma de introdução ao projeto.

Através de entrevista concedida ao “Portal da Universidade”, Marcelo Pigioni declarou: Trabalhamos o conceito de “Cheio e vazio”; de forma que, dependendo do ângulo pelo qual a obra é observada, você pode ver as placas de material prensado ou as frestas entre elas – explica. Acrescenta que além do material reciclado, os escultores usaram estruturas de metal para segurar as placas e parafusos. A mostra que foi aberta em São Paulo há uma semana, na Praça Victor Civita vai até o dia 02 de Outubro e é gratuita.

Professor explica:
———————–

O Prof. Dr. Evandro Fiorin – um dos grandes incentivadores desse projeto – disse: “Essa estrutura arquitetônica enviada ao Concurso Estruturas Urbanas, promovido pelo Tetra Pak e Ministério da Cultura foi desenvolvida pelos alunos da minha Disciplina de Introdução ao Projeto – 2º semestre de 2010 – como parte dos requisitos de ensino-aprendizagem. Sugerimos que o trabalho fosse aprimorado e enviado ao referido concurso.

Na primeira etapa de seleção o Prof. Dr. César Fabiano Fioriti colaborou conosco para o aprimoramento estrutural e a obra provou sua potencialidade, agora idealizada com placas recicladas de plástico, alumínio e metal; e foi selecionada para ser construída. Para os alunos que já haviam realizado plantas, cortes, elevações, uma maquete, um protótipo na escala 1:1 dessa estrutura aqui na FCT/UNESP foi um grande ganho, porque puderam ver um projeto realizado nos seus detalhes e pormenores construtivos.

Acreditamos que esse prêmio alavanca ainda mais a qualidade do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESP de Presidente Prudente. Vale ressaltar que esses alunos foram discentes voluntários (um deles bolsista) do Núcleo de Projetos Arquitetônicos e Urbanos (Projeto de Extensão Proex-UNESP) e apresentaram esse projeto na III Mostra de Trabalhos de Pesquisa da FCT (Grupo de Projeto, Arquitetura e Cidade), provando que ensino, pesquisa e extensão precisam andar juntos para que formemos profissionais cada vez mais completos e cientes de seu papel na sociedade contemporânea”. Das quinze obras selecionadas para figurar na mostra, três delas mereceram menção honrosa, incluindo o Instituto de Artes (IA), da Unesp/São Paulo.

(O aluno Gustavo F. Martinez, solicitou à organização da exposição que a estrutura/escultura “Frestas Urbanas”, seja doada ao Campus da FCT/UNESP, para que possa ser exposta aqui).

O grupo que representou a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – na mostra de esculturas patrocinado pelo Ministério da Cultura com apoio da Tetra Pak.

Clique para ampliar!
“Frestas Urbanas” – trabalho elaborado por quatro alunos do 3ª ano de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FCT/UNESP – mereceu destaque especial – no Concurso de Estruturas Urbanas em SP.