ago 04

Marcando o encerramento do mês de Julho/2015 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – realizou-se no dia 31 de Julho/14hs no Anfiteatro VI, mais uma defesa de tese de Doutorado, desenvolvida pelo candidato Clayton Ferreira Dal Pozzo, do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Os trabalhos foram presididos pela Profª Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito,do Departamento de Geografia da FCT/Unesp, atuando como Orientadora do Doutorando.

Os demais integrantes da Banca Examinadora foram os seguintes docentes: Drª Eda Maria Goes e Dr. Nécio Turra Neto, ambos componentes do Departamento de Geografia da FCT/ Unesp – Presidente Prudente – SP; Dr. Igor de França Catalão, da Universidade Federal da Fronteira do Sul /UFFS e Dr. Oscar Alfredo Sobarzo Miño, do Departamento de Geografia de Itabaiana/Universidade Federal de Sergipe/UFSE.

O tema desenvolvido pelo Doutorando versou sobre “Fragmentação socioespacial em cidades médias paulistas: os territórios de consumo segmentado de Ribeirão Preto e Presidente Prudente – SP”.

Na abertura, uma citação do período em que se tomou por base a avaliação do desenvolvimento dessas duas cidades do interior de São Paulo: entre o inicio do século XX até meados da década de 70 em que a estruturação das cidades médias e de padrões metropolitanos paulistas baseou-se, preponderantemente na diferenciação socioespacial do tipo “centro – periferia” e na segregação imposta, que contribuiu para reforçar a tendência de ocupação da periferia pelos mais pobres.

Acentua o Doutorando:”Com a implantação e ocupação dos espaços autosegregados e áreas centrais na periferia dos espaços urbanos, evidenciaram-se as primeiras dinâmicas, envolvendo o processo de reestruturação das cidades, como: expansões territoriais que tenderam a diversificar os conteúdos da periferia. Porém, acompanhadas de rupturas mais significativas com a continuidade territorial; novas práticas espaciais reveladoras da segmentação do consumo do espaço urbano; alterações qualitativas no contexto das relações socioespaciais entre os citadinos”.

Nos tópicos finais, diz Clayton Ferreira Dal Pozzo: “No plano da negação do direito à diferença, a fragmentação socioespacial potencializa a manutenção das iniqüidades socioespaciais e, conseqüentemente, a desvalorização da cidade como unidade territorial. A pesquisa realizada em Presidente Prudente e Ribeirão Preto (duas cidades médias paulistas) ressaltam aspectos pormenorizados desses processos” – concluiu.

Na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente- SP, o candidato Clayton Ferreira Dal Pozzo se apresenta perante a Comissão Examinadora para defesa de tese de Doutorado/Geografia.

Para desenvolver sua defesa pública no dia 31 de Julho de 2015 no Anfiteatro VI, o Doutorando teve como sua Orientadora a Profª Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.