dez 21

Nos últimos dias do Ano Letivo de 2014, alunos de graduação em Geografia e o docente vinculado ao mesmo Departamento, Prof.Dr.José Mariano Caccia Gouveia tiveram uma brilhante iniciativa: implantar um novo projeto ambiental que a partir de 2015, deverá ter a mais ampla repercussão. Isso, tendo-se em vista uma maior participação da comunidade. Trata-se do projeto “Conheça as Árvores do Câmpus”.

A atividade – em vias de implantação – consiste na identificação de algumas espécies arbóreas presentes no Campus da FCT/Unesp. O início das operações já contou com a participação mais do que especial do antigo e estimado Servidor Aposentado da Seção de Conservação e Manutenção, Sr. Antonio dos Santos. Ele marcou sua passagem como Jardineiro do Câmpus, com 38 anos de dedicação e bons serviços prestados à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, incluindo o período em que a Faculdade funcionou como Instituto Isolado.

O Sr. Antonio dos Santos na maior parte de sua vida profissional, desenvolveu uma obra dignificante de transformação de uma extensa área no perímetro urbano de Presidente Prudente. Foi através desse trabalho de muitos anos, que tornou-se possível a arborização que aqui predomina até os dias atuais, com espécies frutíferas e ornamentais. São plantações que proporcionam mais beleza, sombra, refúgio e abrigo para pessoas e animais. Em síntese: mais conforto e qualidade ambiental.

Através de seu profundo conhecimento, o Sr. Antonio dos Santos também colaborou inúmeras vezes, através de aulas práticas dos cursos de Engenharia Ambiental e Geografia, oferecendo – sem ônus – a mais completa consultoria a respeito das espécies vegetais encontradas na área territorial da FCT/Unesp.

Homenagem prevista

Numa decisão unânime – tomada pela Congregação como forma de reconhecimento – o Sr. Antonio do Santos será o principal homenageado durante o lançamento desse novo projeto. Receberá em data a ser fixada pela Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, uma placa com seu nome gravado, para ser fixada definitivamente na área demarcada: “Conheça as Árvores do Câmpus”. De imediato foram entregues 600 mudas de árvores, destacando-se as variedades: Jacarandá, Angico, Guarucaia, Cedro, Ipê amarelo, Urucum e outras.

Numa manifestação espontânea – livre e democrática – sob a coordenação do Prof.Dr.José Mariano Caccia Gouveia e da graduanda em Geografia, Marcela Lima Pedro, todos os participantes desse novo projeto percorreram os pontos principais do Câmpus. Começando na Praça dos Tamarindos e terminando numa roda de conversas nas proximidades do CPIDES. Em forma de confraternização, um Pic-Nic e lanches acompanhados de sucos, refrigerantes e um delicioso cafezinho.

No Câmpus da FCT/Unesp em Presidente Prudente, existe a mais ampla variedade de árvores ornamentais, entre as quais a famosa espécie “Tamanqueira”.

O Setor de Parques e Jardins da Faculdade de Ciências e Tecnologia recebe a mais ampla assistência, merecendo referências especiais pelo seu belo aspecto.

Alunos de graduação, Professores e Servidores percorreram extensa área para uma avaliação geral a ser posta em prática a partir dos primeiros meses de 2015.

Entre os visitantes do Câmpus, um experiente profissional que dedicou 38 anos de sua vida à manutenção deste Parque. É o Sr. Antonio dos Santos.

Em atenção ao convite da graduanda Marcela Lima Pedro (Deptº de Geografia), o Sr. Antonio dos Santos se dispôs a colaborar.com o novo projeto.

Ao terminar a visita de avaliação da área destinada à nova arborização, os participantes do projeto comemoram com uma confraternização e Pic-Nic.

E por fim, mais um momento festivo: a chegada de 600 novas mudas de espécies das mais diferentes que vão complementar a área de arborização da FCT/Unesp.