dez 08

Nos últimos dias do mês de Outubro deste ano, o Professor Assistente Doutor João Rodrigues Nunes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Câmpus de Presidente Prudente – SP, prestou concurso público de títulos e provas no conjunto das disciplinas “Geomorfologia”, “Geografia Física” e “Pensamento Geográfico”, ao qual se inscreveu previamente.

O Professor Doutor Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP foi escolhido para presidir as atividades do concurso, com a formação da mesa, cujos trabalhos foram realizados nos dias: 30 e 31 de Outubro, nas dependências do Anfiteatro VII da FCT/Unesp. Título da tese: “Práxis Geográfica e suas Conjunções”.

Na sequência foi constituída a Comissão Examinadora, integrando os seguintes docentes: Prof.Dr.Archimedes Perez Filho, Titular do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP; Profª.Drª.Dirce Maria Antunes Suertegaray, Titular do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto, Titular do Departamento de Geografia da FCT/Unesp; Prof.Dr. Jurandyr Luciano Sanches Ross, Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/USP e Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito, Titular do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

Concurso Público de Títulos e Provas

Na conclusão dos trabalhos , na noite de 31 de Outubro de 2014 para obtenção do título de Livre-Docente em Geografia Física, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp, disse o Professor Assistente Doutor, João Osvaldo Rodrigues Nunes:“Desde a sua sistematização como ciência, a Geografia, seja através dos diferentes métodos de produção do conhecimento científico, ou das categorias e conceitos delineadores do pensamento geográfico, tem buscado a interdisciplinaridade com as diversas áreas da Geografia Física e da Geografia Humana. Conforme Moreira (2011), essa trajetória de integração foi maior ou menor, de acordo com as fases paradigmáticas que a Geografia tem passado: o paradigma holista da baixa modernidade, o fragmentário da modernidade industrial e o holista da hipermodernidade (ou pós-modernidade).

Em todas essas fases, uma das formas de buscar a articulação entre as dinâmicas sociais e a natureza tem sido através do método de pensamento. Desse modo, tomando o método como o vetor de articulação na produção do conhecimento, a presente tese de Livre Docência tem por objetivo refletir sobre as principais referências que tenho utilizado para discutir Geografia, Natureza e Sociedade e suas inter-relações, tomando como base o materialismo histórico e dialético e o pensamento complexo na construção de uma Geografia que caminhe para a conjunção entre os saberes das áreas ambientais (Geografia Física) e das humanidades (Geografia Humana).

Como exemplos de articulação entre as dinâmicas da sociedade e da natureza, são apresentados dois estudos de caso, sendo um com os assentados do Assentamento Rural Nova Esperança, localizado no município de Euclides da Cunha – SP, e o outro, com o Sr. Mario Ogassawara, pequeno proprietário rural, cuja propriedade situa-se no município de Álvares Machado – SP. Em ambos, foram implantados projetos de recuperação de áreas degradadas por erosão hídrica mediante o uso de técnicas (mecânicas e edáficas) e matérias de baixo custo (bambus, sacos de ráfia e juta, plantio de espécies nativas etc.), de forma coletiva.

As duas experiências de práxis vivenciadas, conjugando teoria e prática, mostram a possibilidade de realização de estudos integrados na Geografia Contemporânea, tendo como vetor principal de condução o método, que neste caso é o materialismo histórico, através da dialética materialista e sua conjunção com a dialógica do pensamento complexo. É pela práxis que tenho realizado um modo de fazer Geografia que permite ao conhecimento ir para além da divisão entre o físico e o humano, no escopo da ciência geográfica” – concluiu o Professor Assistente Doutor João Osvaldo Rodrigues Nunes.

O Prof.Assistente Doutor João Osvaldo Rodrigues Nunes, habilitou-se ao Concurso público de títulos e provas para obtenção da Livre-Docência; e se apresenta perante a Comissão Examinadora

O ato de defesa pública realizou-se no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP, sendo bastante prestigiado por docentes e discentes.

Os trabalhos aqui desenvolvidos estiveram sob a presidência do Prof.Dr.Eliseu Saverio Sposito, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Atuando também como Orientador do Prof.Dr.João Osvaldo Rorigues Nunes.

O concurso realizado nos últimos dias do mês de Outubro deste ano, foi bastante concorrido no conjunto de disciplinas: “Geomorfologia”, “Geografia Física” e “Pensamento Geográfico”, defendido brilhantemente pelo candidato, Prof.Dr.João Osvaldo.

Concluído o Concurso de Provas e Títulos,o Professor Assistente Doutor João Osvaldo Rodrigues Junior recebe cumprimentos de todos os integrantes da Comissão Julgadora, presentes no Anfiteatro VII da FCT/UNESP.

Por todos os méritos, o candidato foi aprovado com distinção, fazendo jus às homenagens e congratulações dos amigos, incluindo um Cartão de Prata entregueã num outro evento realizado no Câmpus da FCT/UNESP em Presidente Prudente – SP.