dez 08

Num mesmo dia (02 de Dezembro),duas novas teses de Doutorado/Geografia, foram agendadas e defendidas publicamente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente –SP. A primeira defesa foi desenvolvida no Anfiteatro III (Prédio Educação Física), pelo candidato Robson Munhoz de Oliveira do Programa de Pós-Graduação em Geografia, sob o tema: “Vivendo nos interstícios do Cerrado: encurralados entre o Agronegócio e as Unidades de conservação”.

Já o segundo candidato – Ronaldo Rodrigues de Araujo – do Programa de Pós-Graduação em Geografia, apresentou-se perante a Comissão Examinadora, reunida no Anfiteatro II. Tema escolhido para a defesa pública: ”Clima e vulnerabilidade sócio-espacial: uma avaliação dos fatores de risco na saúde da população urbana do município de São Luis (MA)”.

O candidato ao titulo de Doutorado/Geografia, Robson Munhoz de Oliveira, teve como sua Orientadora a Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP, que além de compor e presidir a mesa de trabalhos, também teve atuação destacada na Banca Examinadora. Fizeram parte dessa Comissão, os seguintes docentes: Prof.Dr. Adriano Rodrigues de Oliveira, do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás; Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos; Prof.Dr.Carlos de Castro Neves Neto, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, ambos do Câmpus da FCT/UNESP de Presidente Prudente e Profª.Drª. Ana Ivania Alves Fonseca, da Universidade Estadual de Montes Claros/MG.

O Doutorando Ronaldo Rodrigues de Araujo se apresentou ao lado do Orientador, Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP (que presidiu os trabalhos após formação da mesa). Atuaram ainda como integrantes da Banca Examinadora: a Profª.Drª. Margarete Christiane de Costa Trindade Amorim, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP; Prof.Dr.Charlei Aparecida da Silva, da Universidade Federal Grande Dourados/MS; Profª.Drª. Natacha Cíntia Regina Aleixo, da Universidade do Estado do Amazonas e Profª.Drª.Maria Elisa Zanella, do Departamento de Geografia da Universidade Federação do Ceará.

As duas teses em síntese

Ronaldo Rodrigues de Araujo diz em sua defesa de tese de Doutorado, que o objetivo da pesquisa foi analisar como o clima, associado aos tipos de materiais construtivos em áreas de vulnerabilidade sócio-espacial, compromete a saúde da população urbana do município de São Luis/MA. Acrescenta que foram realizados monitoramentos e avaliações sobre o conforto térmico em ambiente interno de 9 residências, com padrões construtivos diferentes, especialmente a cobertura em áreas, usando mini estações digitais de temperatura e umidade relativa do ar, com freqüência de amostragem de uma hora durante o período de Outubro a Novembro de 2012.

Esclarece o Doutorando que “a análise dos dados do monitoramento termo higrométrico indicaram haver maiores casos de situação negativa para o conforto térmico nas residências que fazem uso da cobertura de fibrocimento, apesar de ser identificado também esse resultado nas residências com cobertura de cerâmica, quando combinados com outros fatores construtivos e determinada ação dos agentes climáticos”

Na conclusão da tese: “Através de correlação estatística, observou-se que dentre as doenças que compõe o grupo das doenças circulatórias indicou haver aumento nos casos de internação de AVC com os registros das temperaturas máximas em São Luis. Os resultados corroboram a hipótese de que as residências que fazem uso de materiais construtivos precários em áreas de vulnerabilidade sócio-espacial, apresentam maior impacto negativo à saúde dos moradores. As habitações dessas áreas produzem o oposto daquilo que se espera de qualquer abrigo humano, pois pioram a condição do ambiente e prejudicam a saúde de seus ocupantes” – finaliza Ronaldo.

Comunidades tradicionais dos Cerrados

Robson Munhoz de Oliveira, abre sua defesa de tese destacando alguns elementos teóricos para compreender o sistema agroextrativista articulado por comunidades tradicionais do Cerrado no município de Chapada Gaucha, na microrregião geográfica de Januária/MG e o papel dessas comunidades na conservação da natureza, tendo o extrativismo de frutos nativos como alternativa de geração de renda e reprodução sociocultural.

Com o desenvolvimento dessa pesquisa, concluiu-se que esse conceito sócio-ambiental vem obrigando os agricultores da região – pequenos posseiros na sua maioria – ao cercamento de suas terras em pequenas glebas. De modo que quase não existem mais áreas de uso comum na atualidade. Por um lado, devido à força do agronegócio ligado à produção de eucalipto, pinus, soja e sementes de capim, que vem paulatinamente suprimindo os territórios no município de Chapada Gaucha. De outro lado, verifica-se a omissão do Estado no que toca ao reconhecimento do papel dos agroextrativistas para conservação dos ecossistemas naturais. Mas presentes na implementação de Unidades de Conservação fundamentada em um arcabouço normativo que criminaliza as práticas inerentes ao modo de vida das comunidades tradicionais.

Plantar nas veredas, à solta do gado nos Gerais; caçar, cortar madeiras e partes da palmeira buriti para construção de casas, currais e diversos utensílios de uso no cotidiano, dentre outras variedades, são as práticas condenadas. Nesse contexto – frisa o Doutorando – “buscaremos demonstrar como o extrativismo de frutos nativos do Cerrado pode ser tomado como uma alternativa para geração de renda, frente a outras formas de uso da terra. De maneira que esses agentes tornem-se aliados na conservação da natureza” – conclui Robson.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora, reunida no Anfiteatro II da FCT/UNESP, o candidato Ronaldo Rodrigues Araujo – do Programa de Pós-Graduação em Geografia – defendeu publicamente sua tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente-SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Robson Munhoz de Oliveira se apresentou para a defesa de tese de Doutorado/Geografia, tendo como sua Orientadora a Profª.Drª. Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando em sua defesa de tese deu enfoque especial ao problema dos Cerrados, encurralados entre o Agronegócio e as Unidades de conservação. Robson é integrante do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.