mai 21

No período compreendido entre 05 e 15 de Maio de2014, foram defendidas na FCT/UNESP nada menos que quatro teses de Doutorado/Programas de Pós-Graduação em Geografia (2), Educação e Ciências Cartográficas. Atuação desenvolvida pelas Bancas Examinadoras no Anfiteatro II e Sala de Apresentação de Projetos da Cartografia pelos candidatos: Márcio Freitas Eduardo, Rosana da Silva Santos Jurazeky, José Marcato Júnior e José Alves.

Atuaram como Orientadores os seguintes docentes: Prof.Dr. Marcos Aurélio Saquet, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Profª.Drª. Ana Maria Martins da Costa Santos, do Departamento de Educação; Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli, do Departamento de Cartografia e Prof.Dr.Antonio Thomaz Júnior, do Departamento de Geografia (da FCT/UNESP). Via de regra, cada defesa de tese dura entre três a quatro horas, com breve intervalo para o tradicional e reconfortante “cafezinho”.

Os docentes que integraram as Bancas Examinadoras foram os seguintes: Profs.Drs.: Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, Carlos Alberto Feliciano, Elson Luciano Silva Pires e Adilson Francelino Alves; Maria de Lourdes Zizi Trevisan Peres, Ana Luzia Videira Pariotto, Odilon Helou Fleury Curado, Geraldo Peçanha de Almeida, Laurent Polidori, Mário Luiz Lopes Reiss, João Fernando Custódio da Silva, Maurício Galo, Marcelo Rodrigues Mendonça, Giovanni Antonio Pinto Alves, Elder Andrade de Paula e Atamis Antonio Foschiera.

Os temas desenvolvidos pelos doutorandos foram: “Transformando terra em território: Construção e dinâmica do sistema local territorial agroecológico em Francisco Beltrão/Paraná”; Um percurso teórico metodológico para leitura de ‘’O Isqueiro Mágico’’ e ‘’A Rainha da Neve’’, de Hans Christian Andersen (1805-75); ‘’Modelagem fotogramétrica e calibração de um sistema de visão omnidirecional’’ e ‘’As revoltas dos trabalhadores em Jirau (RO): degradação do trabalho represada na produção de energia elétrica na Amazônia’’.

1 – Fenômeno agroecológico

O Doutorando Márcio Freitas Eduardo, em sua defesa de tese/Programa de Pós-Graduação em Geografia no dia 05/Maio, definiu o fenômeno agroecológico como um movimento oriundo da construção de resistências populares, atrelado ao desenvolvimento de estratégias de ampliação das autonomias relativas ao capital. A defesa – assegura – tem transformado terra em território. Autonomias que se constroem em rede, avançando para além do modo camponês autonômico “guetizado”, constante em abordagens da velha questão agrária.

Depois, acrescenta outros detalhes no resumo de sua tese: Estudamos esse fenômeno a partir da ação dos “atores sintagmáticos” do sistema local territorial agroecológico de Francisco Beltrão/Paraná. Tais atores (agricultores ecológicos e suas organizações de apoio) resistem à monopolização do território pelo capital e às formas de territorialidades passivas engendradas pelo modelo de desenvolvimento do agronegócio…

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Márcio Freitas Eduardo do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu sua tese de Doutorado, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

2 – Percurso teórico metodológico

Rosana da Silva Santos Jurazeki ao defender publicamente sua tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Educação no dia 13/Maio, afirmou que a pesquisa pautou-se na concepção da linguagem entendida como um processo de interação humano e no ato de ler como uma atividade complexa; envolvendo aspectos não somente gramaticais e semânticos, mas pragmáticos e dialógicos. A pesquisa: Um percurso metodológico para leitura de “O Isqueiro mágico”” e “A rainha da neve”, de Hans Christian Andersen (1805-75).

O foco do estudo – diz Rosana – definiu-se em relação ao texto narrativo/clássico da literatura infantil. As atividades desenvolvidas foram de cunho bibliográfico e acompanharam todo o processo de investigação. Por fim, “o fato da leitura constituir-se em um dos grandes problemas vividos pela escola e pela sociedade como um todo, justificam uma pesquisa que venha contribuir para a superação dos problemas vividos pela escola, no que concerne à leitura” – acentuou Rosana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Rosana da Silva Santos Jurazeki fez sua defesa pública de tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Ana Maria Martns da Costa Santos, do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

3 – Modelagem fotogramétrica e calibração

O Doutorando José Marcato Junior, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas fez sua defesa pública de tese no dia 14/Maio, abordou aspectos da Modelagem fotogramétrica e calibração de um sistema de visão omnidirecional, afirmando: Os sistemas permitem um campo de imageamento de 360º, usados em diversas áreas, incluindo a Fotogrametria à curta distância.

O uso desses sistemas para obter medidas confiáveis exige duas etapas: modelagem matemática do sensor e da plataforma que estabelece a relação entre feições no espaço objeto, com as respectivas feições na imagem. A calibração do sistema é divida em calibração interna e da plataforma. Como resultado, verificou-se que o uso do sistema catadióptrico omnidirecional permite a obtenção de alta qualidade geométrica, desde que utilizados processos fotogramétricos rigorosos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato José Marcato Júnior, do Programa Ciências Cartográficas (Pós-Graduação), defendeu sua tese de Doutorado tendo como Orientador, o Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP.

4 – As revoltas dos trabalhadores em Jirau/RO

Através do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP, o Doutorando José Alves fez sua defesa pública de tese de Doutorado no dia 15/Maio. Na abordagem do tema que desenvolveu disse que o Brasil se insere na temporalidade da crise estrutural do capital, vivenciando nesse início de Século XXI, o processo de reorganização do capitalismo nacional, denominado “Novo desenvolvimentismo”. E revela a superexploração do trabalho – atrelada à construção das UHEs de Jirau e Santo Antonio – no Complexo Hidrelétrico Madeira/RO. Condições análogas a de trabalho escravo, intensa migração e mobilidade do trabalho.

‘’A neobarbárie também atinge a cidade de Porto Velho e distritos, como: Jaci-Paraná e Nova Mutum-Paraná. Portanto, o trabalho é atingido pelo capital: no campo e na cidade, na floresta e na ambiência do rio. Estamos assim, diante do trabalho fragmentado entre atingidos e explorados na construção civil e montagem eletromecânica nas UHEs; bem como impactados por essas obras, como imposição da estratégia para construir UHEs na Amazônia’’ – concluiu José Alves.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro II o candidato José Alves do Programa de Pós-Graduação em Geografia, fez sua defesa pública de tese de Doutorado no dia 15 de Maio. Orientador: Prof.Dr.Antonio Thomaz Júnior, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A tese desenvolvida pelo candidato José Alves, versou sobre as revoltas de trabalhadores no Complexo Hidrelétrico da Amazônia, onde se implantou o “Novo Desenvolvimentismo”; e por conseqüência, a superexploração do trabalho.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.