mai 13

No período compreendido entre 5 a 8 de Maio, foram desenvolvidas no Câmpus da FCT/UNESP diversas atividades culturais e artísticas para marcar a passagem da Semana comemorativa ao 55º aniversário de implantação da Faculdade pioneira que deu origem à FCT/UNESP em Presidente Prudente. O evento, desde a primeira hora foi prestigiado pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias, pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo, professores, alunos e servidores. Todas as atividades previamente agendadas tiveram palestrantes como convidados; e em cada dia um atrativo diferenciado.

O primeiro aluno convidado para dar seu testemunho foi João Paulo Pimenta, do 2º ano de Geografia, dia 5 no Auditório do Discente V. No dia seguinte, no gramado existente ao lado do Ginásio de Esportes, breve relato sobre a Biblioteca da Unesp pela Servidora Tereza Raquel Vanalli. No dia 7 de Maio, no Boulevard Alvanir de Figueiredo, novo relato a cargo do Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino – Casé – sobre o Restaurante Universitário; e no dia 8 no Anfiteatro I, relato sobre Projeto Saúde da Rede Viva Melhor/SITRA por Judith Aparecida Teixeira. No encerramento em 9 de Maio (junto ao CPIDES), relato sobre a Estação Meteorológico pelo Prof.Dr.Tadeu Tommaseli.

Todas essas participações realizadas na Semana comemorativa aos 55 anos da FCT/UNESP tiveram a presença de professores, alunos e servidores técnico-administrativos. O estudante João Paulo Pimenta teve o privilégio – talvez único na história da UNESP – de participar de cinco cursos: natação (mediante parceria com o AMEPP em 1980); Atletismo, em 1990; 3º curso na Escolinha de Futebol; em 2007, ingressou no curso de Pedagogia; e por fim, a partir de 2013, curso de Geografia.

É o próprio aluno João Paulo quem diz:”Minha história como estudante da FCT talvez se confunda como a de muitos outros que por aqui passaram. Entretanto, quis deixar bem claras essas passagens que envolvem o Ambiente extra sala de aula, pois a FCT é muito mais que um espaço físico. Está presente em todos aqueles que compuseram e compõem a sua história. Me ensinou a nadar, correr, soltar pipa, a jogar futebol, a dirigir; e ainda sobrou um tempinho para os ensinamentos referentes a conhecimentos pedagógicos e geográficos”.

O aluno do 2º ano de Geografia, conclui seu testemunhal perante o Auditório V: “Hoje, a Faculdade de Ciências e Tecnologia está mais forte do que nunca em minha família, pois temos ex e atuais funcionários (meu irmão Marcos Pimenta – prof.do Deptº de Matemática e ex-alunos aqui dentro de casa) e esperamos nunca perder esse vínculo”. No inicio de seu relato, João Paulo disse: “A FCT começou a fazer parte da minha casa de maneira acadêmica a partir de 2002, quando meu irmão Marcos ingressou no curso de Matemática. Eu só comecei a estudar em 2007, quando ingressei no curso de Pedagogia”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Toda a programação Cultural e Artística dos 55 anos da FCT/UNESP foi prestigiada pelo Diretor e Vice-Diretor. O aluno João Paulo Pimenta deu seu 1º testemunho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Estação Meteorológica e a Biblioteca da UNESP fizeram parte da comemoração em atividades culturais, com relato do Prof.Dr.Tadeu Tommaselli e Tereza Raquel Vanalli.

Demonstração em campo aberto fez parte da programação especial

No gramado próximo ao Ginásio de Esportes da Unesp, a demonstração que mais chamou a atenção do público constituído por alunos, professores e visitantes foi a da “Bateria Furiosa’’. Seus integrantes se apresentaram com instrumental preparado especialmente para essa exibição, recebendo aplausos do Diretor, do Vice-Diretor e de todos que se encontravam no local no dia 5 de Maio. A presença dos dois dirigentes da Faculdade representou um grande estímulo aos integrantes da Bateria, que reúne alunos e alunas da FCT/UNESP.

No dia 6, houve outra interessante exibição, com demonstração de Tambores Nativos e instrumentos de percussão no Boulevard Alvanir de Figueiredo, através de uma Oficina de Maracatu, sob a coordenação de Alexandre Amaral Sanches. Entre os integrantes desse grupo folclórico, o Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo (Zeca), que se integrou com os componentes do Grupo e “deu um show de Tambores”.

No dia 8 de Maio no Auditório I, realizou-se importante apresentação do Grupo UNATI (Universidade Aberta à 3ª idade/UNESP), com a “Dança do Ventre”, graças ao trabalho voluntário da Profª Shaia Zurah. Esse grupo foi formado em 2005 e conta com a participação de várias voluntárias, incluindo a Profª Imika e a Assistente Penha.

Houve também representação teatral pelos alunos Tony Aparecido Moreira e Clarice com solos de violão. No último dia de comemorações (9 de Maio), a programação se concentrou na área dos eucaliptos, ao lado do CPIDES e se desdobrou em várias apresentações, após a palestra previamente anunciada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A ‘’Bateria Furiosa’’ chegou com dosagem completa para o Show ao Ar livre, no gramado próximo ao Ginásio de Esportes da FCT/UNESP, tendo total apoio do Diretor e do Vice-Diretor.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A exibição durou quase uma hora e foi acompanhada atentamente pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Assessores e demais participantes, que permaneceram no local até o final da exibição.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Show proporcionado pela ‘’Bateria Furiosa’’, é sempre um atrativo a mais no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino – Casé – se pronuncia, num relato sobre o Restaurante Universitário. Logo depois, uma demonstração de ritmos, compassos e interpretações do Maracatu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Vejam só quem passou a se integrar o Grupo de Maracatu! É o Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo – Zeca – nosso Vice-Diretor, que fez uma composição com os percussionistas para a demonstração que empolgou a platéia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro I, Judith Aparecida Teixeira – Projeto Saúde – explica o funcionamento e a importância da Rede Viva Saúde/SITRA. Em seguida, a Profª Shaia Zurah, dá inicio à “Dança do Ventre”, pelo grupo UNATI/UNESP destinado à 3ª idade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Formado em 2005, o Grupo da Universidade Aberta à 3ª idade/UNESP – conta com 13 integrantes sob a coordenação da Profª Shaia Zurah e Assistente, Penha. A apresentação é salutar e prazerosa, segundo o Vice-Diretor da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final do evento, integrantes do Grupo “Dança do Ventre” da UNATI/UNESP e encenação de uma peça teatral pelo aluno Tony Aparecido Moreira, do Departamento de Educação Física.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em se tratando de um recital de música, a apresentação de solos de Violão pela aluna Clarice, no Anfiteatro I da FCT/UNESP para comemorar os 55 anos da Instituição em Presidente Prudente.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.